Há poucos anos, um meteorito de 15 toneladas caiu e foi desenterrado de uma região remota da Somália, no leste da África. Por graças, uma zona pouco habitada; por isso, o ocorrido não machucou ninguém. Mas, disso, foram descobertos dois minerais por um grupo de cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá. Eles estudaram a rocha espacial e fizeram a grande descoberta, sendo que ainda estão analisando outras amostras que podem ser de um terceiro mineral. Surpreendente, não?
O leque de possibilidades parece ser imenso! De fato, muitos outros componentes desconhecidos podem estar escondidos na amostra de 70 gramas que foi disponibilizada aos pesquisadores, deste que pode ser o nono maior meteorito já encontrado na Terra. Talvez nada igual tenha sido encontrado antes na natureza. Por isso a importância desta investigação! Compreendeu?
Os minerais descobertos foram batizados de "elaliita" e "elkinstantonita" — em homenagem ao nome do meteoro, chamado El Ali, e à pesquisadora Lindy Elkins-Tanton, principal investigadora da missão Psyche, da NASA. De acordo com especialistas, um material semelhante já havia sido sintetizado em laboratórios na década de 1980. Mais uma vez, nunca encontrado na natureza!
A esperança dos pesquisadores era obter as maiores partes da rocha, que tinha 2 metros de largura. Imagina quantas informações mais poderiam confirmar! Mas parece que o restante foi levado à China para ser vendido em um leilão. Uma lástima!
Veja Também:
- “Água da Terra veio do espaço”, afirmam cientistas
- Surpresa! Descubra qual o grande segredo que Marte escondia de nós
Fontes: R7.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO