Engenharia 360

Novos minerais são descobertos em rocha espacial que caiu na Somália

Engenharia 360
por Redação 360
| 07/12/2022 | Atualizado em 27/01/2023 2 min
Artigo Patrocinado

Novos minerais são descobertos em rocha espacial que caiu na Somália

por Redação 360 | 07/12/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Artigo Patrocinado
Engenharia 360
Há poucos anos, um meteorito de 15 toneladas caiu e foi desenterrado de uma região remota da Somália, no leste da África. Por graças, uma zona pouco habitada; por isso, o ocorrido não machucou ninguém. Mas, disso, foram descobertos dois minerais por um grupo de cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá. Eles estudaram a rocha espacial e fizeram a grande descoberta, sendo que ainda estão analisando outras amostras que podem ser de um terceiro mineral. Surpreendente, não?

O leque de possibilidades parece ser imenso! De fato, muitos outros componentes desconhecidos podem estar escondidos na amostra de 70 gramas que foi disponibilizada aos pesquisadores, deste que pode ser o nono maior meteorito já encontrado na Terra. Talvez nada igual tenha sido encontrado antes na natureza. Por isso a importância desta investigação! Compreendeu?

minerais - rocha espacial Somália
Imagem reproduzida de CNN Brasil
minerais - rocha espacial Somália
Imagem reproduzida de O TEMPO

Os minerais descobertos foram batizados de “elaliita” e “elkinstantonita” — em homenagem ao nome do meteoro, chamado El Ali, e à pesquisadora Lindy Elkins-Tanton, principal investigadora da missão Psyche, da NASA. De acordo com especialistas, um material semelhante já havia sido sintetizado em laboratórios na década de 1980. Mais uma vez, nunca encontrado na natureza!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A esperança dos pesquisadores era obter as maiores partes da rocha, que tinha 2 metros de largura. Imagina quantas informações mais poderiam confirmar! Mas parece que o restante foi levado à China para ser vendido em um leilão. Uma lástima!

Veja Também:


Fontes: R7.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Artigo Patrocinado

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo