Portal Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Novos ecossistemas SOLIDWORKS aceleram a inovação e melhoram o ponto de partida

Engenharia 360

10/08/2018

POR Eduardo Slabocicor Cavalcanti 10/08/2018

  • Data Management
  • Design to Manufacturing
  • Ecossistemas SOLIDWORKS
  • iot
  • Simulation
  • SolidWorks
  • solidworks 2018

Nós já falamos aqui no Blog da Engenharia sobre os produtos e serviços desenvolvidos e oferecidos pelo SOLIDWORKS. Também fizemos uma cobertura do SOLIDWORKS WORLD 2018 e mostramos como o SOLIDWORKS se adapta às necessidades do cliente, que são as necessidades do futuro. Neste texto, nós vamos mostrar como os Ecossistemas SOLIDWORKS ajudam em todo o gerenciamento e desenvolvimento de projetos e produtos.

+ Ecossistemas SOLIDWORKS

+ O que são ecossistemas SOLIDWORKS?

Na biologia, aprendemos que um ecossistema está relacionado a um conjunto de comunidades vivendo e interagindo em um local de forma a criar um sistema que é estável e equilibrado. Partindo dessa definição, é mais fácil compreender o que é são ecossistemas SOLIDWORKS. Isso acontece porque esses ecossistemas são ambientes em que há uma integração entre diversos departamentos/áreas do início ao fim de um projeto.

Ecossistemas SolidWorks

Imagem: freebiesupply.com

De modo mais técnico, os ecossistemas SOLIDWORKS consideram as interações complexas entre vários agentes para fornecer soluções mais simples para o cliente. Dentre esses agentes é possível citar a fabricação, o serviço, a qualidade, a cadeia de suprimentos, o marketing, as disciplinas (como o projeto MCAD e ECAD) e outros. No todo, os ecossistemas SOLIDWORKS visam melhorar os resultados de negócios.

+ SOLIDWORKS 2018

O SOLIDWORKS, além de criar produtos pensando nas necessidades do cliente, investe na compreensão e na elaboração de ecossistemas de engenharia e outros produtos. O SOLIDWORKS 2018 envolve quatro ecossistemas: Design to Manufacturing (Projeto para a Fabricação), Data Management (Gerenciamento de Dados), Simulation (Simulação) e IoT (Internet das Coisas). O objetivo maior desses quatro ecossistemas juntos é criar um ponto de partida e acelerar a inovação. Com eles, os clientes podem inovar e escalar com produtos e processos líderes do setor. Vamos conhecer cada um?

– Design to Manufacturing

Esse ecossistema começou com o Model Based Definition – MBD (Definição Baseada em Modelo, em português) e o SOLIDWORKS Costing. O MBD é a linha digital de uma empresa responsável por conectar a manufatura ao projeto, de modo que quem está interessado pode auxiliar na melhoria dos projetos.

O MBD aproxima o projeto e a fabricação. Assim, ele é transformador na redução de erros de fabricação e acelera o projeto e reduz as lacunas na comunicação. Já o SOLIDWORKS Costing tem o papel de levar o pensamento da produção ao ciclo do projeto de forma antecipada. Um outro elemento é o SOLIDWORKS Inspection, o qual, como o nome já induz, auxilia na conexão dos dados de inspeção das peças produzidas ao projeto. Isso é feito por meio da automatização do processo.

Ecossistemas SolidWorks

Imagem: stmungoshighschool.co.uk

Ainda no Design to Manufacturing, vale destacar que o SOLIDWORKS 2018 conta com mais recursos. Um deles é o SOLIDWORKS CAM, que é um produto presente em um processo denominado SOLIDWORKS SMART Manufacturing (Fabricação Inteligente SOLIDWORKS). O SOLIDWORKS CAM possui usinagem baseada em tolerância e Intelligent Knowledge Base (Base de Conhecimento Inteligente). A usinagem baseada em tolerância lê os dados do SOLIDWORKS MBD e calcula, de modo inteligente, as operações de usinagem que são necessárias na fabricação da peça. A Intelligent Knowledge Base adapta, de forma inteligente, trabalhos futuros de fabricação a partir do aprendizado do seu comportamento de fabricação.

– Data Management

No gerenciamento de dados, o SOLIDWORKS PDM é um dos principais componentes. Ele gerencia todos os produtos do portfólio SOLIDWORKS (incluindo o SOLIDWORKS Electrical) e, assim, gerencia todas as partes dos processos.

O SOLIDWORKS PDM é um produto intuitivo, com capacidade de gerenciar dados sem sobrecarga, integração de CAD, fácil de implantar e eficiente para fornecer um retorno sobre seu investimento. A prova de que seus resultados são bons é que ele é usado por mais de 200 mil usuários do SOLIDWORKS.

Ecossistemas SolidWorks

Imagem: supplychaintoday.co.za

Os usuários do SOLIDWORKS Professional e Premium (com as versões do SOLIDWORKS 2017) possuem o PDM Standard para gerenciar os arquivos. Para mudar para o PDM Professional é fácil, não é preciso nem mesmo uma nova implantação.

No SOLIDWORKS 2018, uma das novidades é o SOLIDWORKS Manage. Ele e o Distributed Data Management são um diferencial principalmente para quem não pode implantar o PLM. Com o SOLIDWORKS Manage, é possível conduzir o gerenciamento de projetos e processos, de itens e criar painéis e relatórios.

– Simulation

No quesito simulação, o SOLIDWORKS abrange uma ampla variedade: estrutura, fluxo e simulação de injeção e moldes plásticos, os quais são fáceis de usar e podem solucionar questões complexas. No SOLIDWORKS 2018 há o Simulation Engineer da SIMULIA e um processo denominado Simulação de Projetistas para Analistas.

O Simulation Engineer tem como base as tecnologias Abaqus, com os melhores solvers não lineares da categoria. Já o SIMULIA tem produtos de simulação de alto nível para analistas e pesquisadores. Ela também é uma marca “irmã” do SOLIDWORKS na Dassault Systèmes.

Ecossistemas SolidWorks

Imagem: javelin-tech.com

Quando o SOLIDWORKS Simulation foi lançado, em 2001, muitos acreditaram que seria um problema se um projetista que não é especialista em FEA fizesse simulações. Porém, não foi isso que aconteceu. O fator de segurança dos projetos, atrelado à capacidade dos projetistas de interpretar resultados da simulação, contribuíram para que o uso do Simulation tivesse bons resultados. Na versão 2018, para alternar do SOLIDWORKS Simulation para o Simulation Engineer, basta um clique.

– IoT

IoT é a sigla para Internet das Coisas (Internet of Things). Aqui no Blog da Engenharia, nós já falamos sobre como a IoT, a conectividade e outros fatores estão relacionados ao futuro e à SOLIDWORKS nessa entrevista do Louis Feinstein durante o SOLIDWORKS WORLD 2018.

Diante da necessidade dos seus clientes de ter um produto conectado e gerenciado pela IoT no futuro, o SOLIDWORKS investiu em vários pontos nos últimos tempos. Foram lançados o SOLIDWORKS Electrical e o SOLIDWORKS PCB (para projeto da Placa de Circuito Impresso) e foi feita uma parceria com a Xively para o gerenciamento de tempo de execução do design de IoT.

Ecossistemas SolidWorks

Imagem: hackernoon.com

Ainda, o SOLIDWORKS, que possui os melhores produtos MCAD da categoria, se moveu para o ECAD. Assim, os clientes podem projetar em MCAD e ECAD com inovações revolucionárias.

Data Management
Design to Manufacturing
Ecossistemas SOLIDWORKS
iot
Simulation
SolidWorks
solidworks 2018

Eduardo Slabocicor Cavalcanti

Escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

20 Resultados
6 motivos para você conhecer o SOLIDWORKS World 2019
6 coisas que estudantes de engenharia podem fazer para aproveitar as férias
Lista de aplicativos para engenharia de Dezembro! Confira!
Telescópio com espelho de 39 metros de diâmetro está em construção no Chile
10 árvores de Natal feitas (certamente) por engenheiros(as)
7 filmes (não natalinos) para ver na Netflix no final de ano
7 coisas que engenheiros/estudantes de engenharia passam no Natal em família
O projeto de Pontes em Concreto
HP50G x TI NSpire - Quais as principais diferenças dessas duas calculadoras para engenharia?
BDE Explica: O que é cota de arrasamento?
Bioengenharia: conheça o rim artificial que promete substituir a hemodiálise
Startup fundada por brasileiro cria nanosatélite que promete soluções para a agricultura
Terminei a faculdade, e agora?
BDE Review: Scanner Portátil EPSON ES-300W para engenheiros
Como a Samsung DeX e o Galaxy S9 mudaram completamente o dia a dia de um engenheiro
Brasil perde R$56 bilhões por ano por falta de investimento em saneamento
Testamos o novo Motorola One. Confira nossa opinião!
Aplicativos para Engenharia: Confira nossa lista de Novembro!
Testamos a nova e incrível Xiaomi Mi Band 3, a pulseira inteligente chinesa
Descubra como usar a HP para o cálculo de vigas com o VigaG
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

20 Resultados
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Escolha a engenharia do seu interesse