Engenharia 360

Novos ecossistemas SOLIDWORKS aceleram a inovação e melhoram o ponto de partida

Imagem padrão usuário
por Luciana Reis
| 22/07/2018 | Atualizado em 13/09/2023 5 min

Novos ecossistemas SOLIDWORKS aceleram a inovação e melhoram o ponto de partida

por Luciana Reis | 22/07/2018 | Atualizado em 13/09/2023
Engenharia 360

Nós já falamos aqui no Engenharia 360 sobre os produtos e serviços desenvolvidos e oferecidos pelo SOLIDWORKS. Também fizemos uma cobertura do SOLIDWORKS WORLD 2018 e mostramos como o SOLIDWORKS se adapta às necessidades do cliente, que são as necessidades do futuro. Neste texto, nós vamos mostrar como os Ecossistemas SOLIDWORKS ajudam em todo o gerenciamento e desenvolvimento de projetos e produtos.

+ Ecossistemas SOLIDWORKS

+ O que são ecossistemas SOLIDWORKS?

Na biologia, aprendemos que um ecossistema está relacionado a um conjunto de comunidades vivendo e interagindo em um local de forma a criar um sistema que é estável e equilibrado. Partindo dessa definição, é mais fácil compreender o que é são ecossistemas SOLIDWORKS. Isso acontece porque esses ecossistemas são ambientes em que há uma integração entre diversos departamentos/áreas do início ao fim de um projeto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ecossistemas SolidWorks
Imagem: freebiesupply.com

De modo mais técnico, os ecossistemas SOLIDWORKS consideram as interações complexas entre vários agentes para fornecer soluções mais simples para o cliente. Dentre esses agentes é possível citar a fabricação, o serviço, a qualidade, a cadeia de suprimentos, o marketing, as disciplinas (como o projeto MCAD e ECAD) e outros. No todo, os ecossistemas SOLIDWORKS visam melhorar os resultados de negócios.

+ SOLIDWORKS 2018

O SOLIDWORKS, além de criar produtos pensando nas necessidades do cliente, investe na compreensão e na elaboração de ecossistemas de engenharia e outros produtos. O SOLIDWORKS 2018 envolve quatro ecossistemas: Design to Manufacturing (Projeto para a Fabricação), Data Management (Gerenciamento de Dados), Simulation (Simulação) e IoT (Internet das Coisas). O objetivo maior desses quatro ecossistemas juntos é criar um ponto de partida e acelerar a inovação. Com eles, os clientes podem inovar e escalar com produtos e processos líderes do setor. Vamos conhecer cada um?

- Design to Manufacturing

Esse ecossistema começou com o Model Based Definition - MBD (Definição Baseada em Modelo, em português) e o SOLIDWORKS Costing. O MBD é a linha digital de uma empresa responsável por conectar a manufatura ao projeto, de modo que quem está interessado pode auxiliar na melhoria dos projetos.

O MBD aproxima o projeto e a fabricação. Assim, ele é transformador na redução de erros de fabricação e acelera o projeto e reduz as lacunas na comunicação. Já o SOLIDWORKS Costing tem o papel de levar o pensamento da produção ao ciclo do projeto de forma antecipada. Um outro elemento é o SOLIDWORKS Inspection, o qual, como o nome já induz, auxilia na conexão dos dados de inspeção das peças produzidas ao projeto. Isso é feito por meio da automatização do processo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ecossistemas SolidWorks
Imagem: stmungoshighschool.co.uk

Ainda no Design to Manufacturing, vale destacar que o SOLIDWORKS 2018 conta com mais recursos. Um deles é o SOLIDWORKS CAM, que é um produto presente em um processo denominado SOLIDWORKS SMART Manufacturing (Fabricação Inteligente SOLIDWORKS). O SOLIDWORKS CAM possui usinagem baseada em tolerância e Intelligent Knowledge Base (Base de Conhecimento Inteligente). A usinagem baseada em tolerância lê os dados do SOLIDWORKS MBD e calcula, de modo inteligente, as operações de usinagem que são necessárias na fabricação da peça. A Intelligent Knowledge Base adapta, de forma inteligente, trabalhos futuros de fabricação a partir do aprendizado do seu comportamento de fabricação.

- Data Management

No gerenciamento de dados, o SOLIDWORKS PDM é um dos principais componentes. Ele gerencia todos os produtos do portfólio SOLIDWORKS (incluindo o SOLIDWORKS Electrical) e, assim, gerencia todas as partes dos processos.

O SOLIDWORKS PDM é um produto intuitivo, com capacidade de gerenciar dados sem sobrecarga, integração de CAD, fácil de implantar e eficiente para fornecer um retorno sobre seu investimento. A prova de que seus resultados são bons é que ele é usado por mais de 200 mil usuários do SOLIDWORKS.

Ecossistemas SolidWorks
Imagem: supplychaintoday.co.za

Os usuários do SOLIDWORKS Professional e Premium (com as versões do SOLIDWORKS 2017) possuem o PDM Standard para gerenciar os arquivos. Para mudar para o PDM Professional é fácil, não é preciso nem mesmo uma nova implantação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No SOLIDWORKS 2018, uma das novidades é o SOLIDWORKS Manage. Ele e o Distributed Data Management são um diferencial principalmente para quem não pode implantar o PLM. Com o SOLIDWORKS Manage, é possível conduzir o gerenciamento de projetos e processos, de itens e criar painéis e relatórios.

- Simulation

No quesito simulação, o SOLIDWORKS abrange uma ampla variedade: estrutura, fluxo e simulação de injeção e moldes plásticos, os quais são fáceis de usar e podem solucionar questões complexas. No SOLIDWORKS 2018 há o Simulation Engineer da SIMULIA e um processo denominado Simulação de Projetistas para Analistas.

O Simulation Engineer tem como base as tecnologias Abaqus, com os melhores solvers não lineares da categoria. Já o SIMULIA tem produtos de simulação de alto nível para analistas e pesquisadores. Ela também é uma marca “irmã” do SOLIDWORKS na Dassault Systèmes.

Ecossistemas SolidWorks
Imagem: javelin-tech.com

Quando o SOLIDWORKS Simulation foi lançado, em 2001, muitos acreditaram que seria um problema se um projetista que não é especialista em FEA fizesse simulações. Porém, não foi isso que aconteceu. O fator de segurança dos projetos, atrelado à capacidade dos projetistas de interpretar resultados da simulação, contribuíram para que o uso do Simulation tivesse bons resultados. Na versão 2018, para alternar do SOLIDWORKS Simulation para o Simulation Engineer, basta um clique.

- IoT

IoT é a sigla para Internet das Coisas (Internet of Things). Aqui no Engenharia 360, nós já falamos sobre como a IoT, a conectividade e outros fatores estão relacionados ao futuro e à SOLIDWORKS nessa entrevista do Louis Feinstein durante o SOLIDWORKS WORLD 2018.

Diante da necessidade dos seus clientes de ter um produto conectado e gerenciado pela IoT no futuro, o SOLIDWORKS investiu em vários pontos nos últimos tempos. Foram lançados o SOLIDWORKS Electrical e o SOLIDWORKS PCB (para projeto da Placa de Circuito Impresso) e foi feita uma parceria com a Xively para o gerenciamento de tempo de execução do design de IoT.

Ecossistemas SolidWorks
Imagem: hackernoon.com

Ainda, o SOLIDWORKS, que possui os melhores produtos MCAD da categoria, se moveu para o ECAD. Assim, os clientes podem projetar em MCAD e ECAD com inovações revolucionárias.


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo