Engenharia 360

Conheça o novo material apresentado pelos cientistas que absorve e libera enormes quantidades de energia

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/02/2022 2 min

Conheça o novo material apresentado pelos cientistas que absorve e libera enormes quantidades de energia

por Redação 360 | 17/02/2022
Engenharia 360

Vamos imaginar a seguinte situação: você pega uma tira de elástico, puxa e solta. O que acontece? Sim, o material “voa” com a força dessa energia. Então, pense se, no lugar, fosse um super elástico de metamaterial, com propriedade não encontrada naturalmente; como uma borracha, mas com pequenos ímãs embutidos. A Engenharia poderia, no momento de esticá-lo, ativar uma possível energia extra armazenada no próprio material e, assim, fazer com que ele voasse por uma distância ainda maior.

Pois uma equipe de pesquisadores da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, desenvolveu uma nova substância capaz de absorver e liberar grande quantidade de energia de forma programável. Saiba mais no texto a seguir!

ciência
Imagem de Alfred J. Crosby, Hongbo Fue e Xudong Liang – Universidade de Massachusetts Amherst

Sobre o novo material

Diz-se que a nova substância descoberta pelos pesquisadores é um tipo “elastro-magnético”, que consegue aproveitar uma propriedade física conhecida como ‘mudança de fase’ para ampliar consideravelmente a quantidade de energia que seria possível liberar ou absorver. Explicando melhor, o material consegue se mover de um estado para outro – líquido, sólido, gasoso ou até mais – e é nesse momento que ocorre justamente a tal liberação ou a absorção de energia. E ao incorporar pequenos ímãs no material, seria possível controlar essas transições, manipulando a situação para fazer exatamente o que se espera, como absorver a energia de um grande impacto ou liberar grandes quantidades de energia para o movimento explosivo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Desafios da ciência

A questão toda nesse momento é que, para amplificar a liberação ou absorção de energia, você tem que projetar uma nova estrutura ao nível molecular ou mesmo atômico. Fazer isso de forma previsível é muito difícil! Pois os metamateriais que vêm sendo desenvolvidos pela ciência estão animando demais os pesquisadores. Isso porque, com eles, parte dos desafios foram superados. No mesmo tempo, foram elaborados algoritmos de design que permitem que esses materiais sejam programados com respostas específicas, tornando-os previsíveis.

ciência
Imagem reproduzida de Site Inovação Tecnológica
ciência
Imagem reproduzida de Site Inovação Tecnológica

Aplicações do novo metamaterial

De acordo com o que foi dito em artigo científico de Proceedings of the National Academy of Sciences, o novo material descoberto teria ampla gama de aplicações, inclusive em cenários onde são necessários impactos de alta intensidade ou respostas rápidas. Um exemplo é na robótica, permitindo que as máquinas tenham mais força sem usar energia extra; ou ainda em capacete e mais itens de proteção que poderiam dissipar energia muito mais rapidamente.


Fontes: Olhar Digital.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo