Engenharia 360

Tintas e solventes: as novidades reveladas pelos fabricantes na feira Abrafati Show 2022

Engenharia 360
por Redação 360
| 07/07/2022 3 min

Tintas e solventes: as novidades reveladas pelos fabricantes na feira Abrafati Show 2022

por Redação 360 | 07/07/2022
Engenharia 360

Em direção à Indústria 4.0, as empresas têm apostado mais em inovação. Nesse processo, a troca de conhecimento – sobretudo sobre novas tecnologias, processos, sistemas e tendências – é fundamental para qualquer setor. E pensando em apresentar as mais incríveis novidades sobre tintas e solventes aos consumidores, mercado e sociedade é que, todo ano, acontece a feira Abrafati Show. Saiba mais no texto a seguir!

Mudanças na indústria de tintas

Antes de contar sobre como foi a edição deste ano da Abrafati Show, queremos destacar o quanto é importante este setor da indústria pensar em formas de atender melhor suas obrigações perante à sociedade e à natureza. Afinal, a questão ambiental é urgente! Por isso mesmo é que inúmeras empresas já estão apostando em melhorias contínuas – como para operações e gerenciamento de resíduos – e estudando soluções químicas mais eficazes e viáveis, como aquela que se vale de solventes que apresentam alto desempenho e menor impacto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
ABRAFATI 2022
Imagem reproduzida de ABRAFATI SHOW

Nova geração de solventes

Na cadeia de valor de tintas, os solventes são usados para dissolver, dar mais estabilidade, melhorar o desempenho e facilitar a aplicação de tintas e vernizes – que apresentam formulações complexas, resultado da mistura de diversos ingredientes -, aplicados em superfícies como metálicas ou de polímeros. Mas é desafiador para a indústria conseguir fórmulas de solventes realmente sustentáveis, resistentes, duráveis com menos impactos sócio-ambientais. Elas precisam ser bem equilibradas, desde seus parâmetros de solubilidade, perfil de evaporação, emissão de VOC (composto orgânico volátil), reatividade fotoquímica, entre outras características.

Veja Também: Vai reformar a casa? Saiba como diagnosticar condições de paredes e pisos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sobre a Abrafati Show

A Abrafati Show – envolvendo o Congresso Internacional de Tintas e a Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas – é promovida pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas desde 1989. É considerada o principal evento da indústria de tintas na América Latina, tendo também uma boa reputação no cenário global. Trata-se de um ponto de encontro de profissionais e empresas que lidam com tintas. E, neste ano, a sua 17° edição aconteceu entre os dias 21 e 23 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

ABRAFATI 2022
Imagem reproduzida de IPCM

Veja Também: Tinta inteligente capaz de detectar microfissuras

Novidades da feira edição 2022

Ficou ainda mais claro agora, em 2022, que o mercado está preocupado com a questão ‘sustentabilidade’, sobretudo em meio ao crescimento da indústria de tintas nos segmentos químicos – preferencialmente verde -, industrial e agrícola, exigindo novas práticas que atendam às necessidades de conservação do planeta.

Nessa linha, eis os tipos de produtos destaques na feira:

  • solventes circulares e solventes renováveis, feitos com tecnologias que permitem o reaproveitamento de matérias-primas sem que a qualidade do produto final seja comprometida;
  • resinas hidrocarbônicas aplicadas para os mercados de tintas, adesivos e borrachas;
  • cera de polietileno renovável, como matéria-prima a cana de açúcar, solução com baixa pegada de carbono para ser utilizada como dispersante em formulações com alta concentração de pigmentos e aditivos;
  • derivados do propanol, com desempenho superior na aplicação e como uma alternativa à série de éteres de propilenoglicol;
  • tintas automotiva, industriais, para madeira e impressão;
  • propilglicol, propildiglicol e acetato de propilglicol com compatibilidade com diversas resinas e taxas de evaporação variadas, possibilitando atender às mais diversas necessidades do formulador;
  • e acetato de N-propila, eficiente solvente ativo com excelente solubilidade e estabilidade para tintas de impressão e industriais.
ABRAFATI 2022
Imagem reproduzida de Revista Química e Derivados

Veja Também: Startup cria tinta a partir de fuligem preta dos escapamentos de carros


Fontes: Promoview, Braskem, Oxiteno.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo