Engenharia 360

Como as novas tecnologias devem mudar o design de produtos?

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/09/2022 | Atualizado em 25/09/2022 3 min

Como as novas tecnologias devem mudar o design de produtos?

por Redação 360 | 05/09/2022 | Atualizado em 25/09/2022
Engenharia 360

Graças às novas tecnologias e ao modo como interagimos hoje com ela, estamos realmente conseguindo criar coisas mais úteis para ofertar no mercado. Óbvio que ainda precisamos eliminar algumas barreiras desnecessárias nesse processo e, de fato, explorarmos mais toda a forma possível de interação com as máquinas. Quando isso realmente acontecer será incrível! Teremos novos trabalhos de design que não existiam antes, novos assistentes de tarefas, novas personalidades virtuais, e muito mais.

Aliás, sabe o que é design? Bem, a definição disso até que é bem simples! É o processo de moldar um artefato ou processo específico. Por isso, no inglês, por exemplo, as atividades de arquitetos e engenheiros são chamadas de ‘design’. E, a saber, o resultado do design muitas vezes é praticamente a tradução de limitações, necessidades, desejos, preferências, gostos e capacidades que temos, além dos recursos que nos são disponíveis no momento.

design de produtos | novas tecnologias
Imagem reproduzida de UNISUAM

As tecnologias do futuro que já estão impactando o mundo do design

Machine Learning

O design está cada dia mais automatizado. Tudo tem a ver com responder mais prontamente às expectativas dos clientes. E, nesse cenário, o Machine Learning está se tornando cada vez mais importante, sendo usado na maioria dos produtos digitais que usamos com frequência. E todos desejam uma resposta mais personalizada. Justamente essa é a aposta de empresas como Netflix e Amazon, que vem estabelecendo padrões que devem, certamente, inspirar o desenvolvimento de outros produtos no futuro – por exemplo, compreendendo melhor os gestos e biologias das pessoas, como também apresentando interfaces de voz.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Ciência de Dados

A ciência de dados ajuda os designers a aprenderem e compreenderem mais como os seus futuros clientes vão usar os produtos que projetam. Aliás, não existe hoje, sem dúvidas, qualquer produto digital que não seja baseado em analytics, como teste A/B ou o teste multivariado – muito estudadas pelos publicitários -, mostrando as interfaces com melhor desempenho para atingir o maior número de interações.

Inteligência Artificial

Parece, até agora, neste texto, que estamos dizendo que os designers serão substituídos por máquinas, o que é falso. Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa NPR, a probabilidade das máquinas assumirem o design nos próximos 20 anos é de apenas 8,2%, uma taxa bem baixa em comparação com os 48,1% que ameaçam os desenvolvedores. É que a criatividade humana é mesmo muito difícil de ser superada. Mas até um designer digital precisará em algum momento lidar com trabalho repetitivo, como corrigir dezenas de formatos de banners ou gráficos de aplicativos. Daí uma ajudinha das máquinas vem a calhar! Enfim, voltamos para a questão da automatização!

design de produtos | novas tecnologias
Imagem reproduzida de Arquiteta, Design de Interiores e Decoração

Veja Também: Do design à simulação: o 3D como linguagem universal

O futuro reservado para os designers com o avanço das novas tecnologias

Especialistas afirmam que, no futuro, é provável que o papel dos designers e desenvolvedores seja semelhante. O profissional precisará ter muito conhecimento de tecnologia – e até de ética – para projetar explorando os dados apresentados pelos algoritmos. Melhor que sem depender cem por cento dela; até porque os recursos disponíveis podem também apresentar limitações em certos momentos, dentro dos limites da própria linguagem. Então, nesse momento, o seu conhecimento será um diferencial, preenchendo as lacunas.

Entenda que design não é apenas aquilo que está visível; o design é verdadeiramente como as coisas funcionam, do início ao fim! A Inteligência Artificial é a união perfeita com essa profissão, representando o potencial de colaboração com as máquinas – por algoritmos, sistemas, cognição, etc. Inclusive, designers de todas as indústrias serão fortalecidos por esta nova abordagem do mercado. E só ficará para trás se não conseguir se adaptar às inovações! Portanto, fique esperto!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

design de produtos | novas tecnologias
Imagem reproduzida de UOL
design de produtos | novas tecnologias
Imagem reproduzida de Archtrends

Veja Também: Design Paramétrico: entenda tudo que está por trás do conceito desta nova tendência


Fontes: InfoQ, Blog Runrun It.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo