Engenharia 360

Amazon passa a usar Realidade Aumentada para impulsionar suas vendas

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/06/2022 | Atualizado em 24/06/2022 2 min

Amazon passa a usar Realidade Aumentada para impulsionar suas vendas

por Redação 360 | 22/06/2022 | Atualizado em 24/06/2022

Afinal, para quê será que foi desenvolvida a Realidade Aumentada? Se pensarmos bem, no passado, quando ela começou a ser citada, parecia ser uma ferramenta apenas de entretenimento. De repente, as coisas foram evoluindo e passamos a ver o AR sendo utilizado até mesmo na oferta de imóveis, móveis e muito mais. Então, hoje, várias lojas se valem da tecnologia para impulsionar a venda dos seus produtos – sobretudo online. A exemplo da Amazon, que recentemente vem explorando a Realidade Aumentada em um novo recurso chamado ‘Virtual Try-On for Shoes’. Saiba mais sobre isso no texto a seguir!

Virtual Try-On for Shoes - Amazon
Imagem reproduzida de TheIndustry.fashion

Qual o objetivo da Amazon

A empresa, por meio do setor Amazon Fashion, queria atrair mais os fãs de tênis para comprarem em seu site através de experiências inovadoras, que tornasse o ato de comprar moda online mais fácil e agradável. Porque, assim, em lojas físicas, nós podemos olhar os produtos de perto e experimentá-los. E agora, com o AR, seria possível experimentar virtualmente as versões digitais dos sapatos – de marcas como Reebok, Puma, Adidas e Lacoste – antes de comprá-los, por exemplo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A inspiração para esse projeto veio de outra ação já executada pela empresa em 2017, com os lançamentos da Amazon “AR View” e “Room Decorator”, que permite que os clientes vejam como seria um produto em sua casa. Esse lançamento segue a linha, se valendo da mesma tecnologia. E existe também o plano de fazer, em breve, um teste para camisas esportivas como parte da atualização do serviço de roupas personalizadas “Made for You”, renderizando as peças em um avatar que representa o corpo do cliente, com base em suas medidas reais.

Virtual Try-On for Shoes - Amazon
Imagem reproduzida de Gigazine

Explicando como funciona o ‘Virtual Try-On for Shoes’

Vamos entender o ‘Virtual Try-On for Shoes’ juntos? Seria necessário ter o app especial desenvolvido pela Amazon em um aparelho smart com câmera. Depois de configurar o seu avatar, você escolheria na cartela de ofertas o par de sapatos desejado, apontaria a câmera para os seus pés, clicaria em “Experiência Virtual” e veria uma simulação na tela, como se você estivesse com os sapatos. Em aba lateral, seria ainda possível encontrar todas as informações do fabricante e do vendedor, para compra.

A função carrossel incluída no sistema serviria para trocar as cores e estilos dos sapatos, por exemplo, sem ter que sair da experiência. Por fim, seria possível fazer uma foto de tela para guardar no dispositivo smart ou compartilhar nas mídias sociais, instigando a curiosidade e vontade de compra de outras pessoas, além de promover a marca da loja. Então, gostou da ideia?

A saber, a Amazon não é a única empresa de compras online a experimentar a Realidade Aumentada. Trabalham com recursos semelhantes também a L’oreal, Zara e Nike.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Conheça o Astro, o novo robô da Amazon que está causando polêmica


Fontes: TechCrunch, EuroNews.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.