O mundo está seguindo novos caminhos em sua transformação. Por conta dos últimos acontecimentos, as engenharias estão sendo impulsionadas a um novo nível tecnológico. Sendo assim, os projetistas estão estimulados a abusarem da sua criatividade para alcançar novas descobertas. E, em se tratando de construção civil, muitas invenções e reinvenções estão surgindo a avançando neste momento, garantindo novas possibilidades para o futuro, incluindo o Design Paramétrico.
O que significa 'Design Paramétrico'?
Como explicado no começo deste texto, profissionais como engenheiros e arquitetos estão percebendo que o caminhar está mais diferente do que nunca. Em passos cambaleantes, eles estão se permitindo extrapolar em suas ideias, até tentando se desprender das amarras que, muitas vezes, surgem na construção de projetos no computador, que comprometem muitas vezes questões significativas de suas obras, como o conforto ambiental.
Nesse contexto, surgiu o conceito do Design Paramétrico, que pensa na composição de projetos no computador aos mínimos detalhes. Ele se vale de programas de modelagem 3D para facilitar a execução de alguns tipos de criações mais complexas - sobretudo curvilíneas, irregulares ou abstratas -, que não poderiam ser tão bem detalhadas à mão livre, embora esse tipo de desenho seja perfeito para as etapas iniciais de concepções de projetos.
Lembrando que esse tipo de modelagem vem cada vez mais crescendo no mundo e que deve ainda crescer mais nos próximos anos e décadas, especialmente porque ela acompanha melhor a grande velocidade exigida para a execução das obras na contemporaneidade. Ao mesmo tempo, isso ajuda a dar tempo para que os trabalhos de Engenharia e Arquitetura evoluam cada vez mais e possam, de fato, renovar as grandes cidades.
Veja Também: Entenda de vez quais as diferenças entre BIM 4D e BIM 5D
Como funciona na prática o 'Design Paramétrico'?
Sim, para desenvolver um Design Paramétrico os projetistas se valem, de fato, de softwares avançados. Mas, como bem sabemos, computadores não fazem nada sozinhos. Então, é claro que os profissionais também precisam dominar alguns conhecimentos, incluindo parâmetros algorítmicos que se baseiam em estudos de variáveis, como vento, incidência de luz solar e demais condições climáticas provenientes da região para onde o projeto é desenvolvido. Os mesmos devem ser convertidos em dados que vão conduzir todo o processo de criação das modelagens de estruturas, de fachadas às mobílias.
Lista de vantagens dessa metodologia de projeto
Hoje em dia, com os softwares mais evoluídos sistêmica e visualmente, com mais ferramentas que facilitam as atividades, possibilitando:
- informações de projeto incluídas nos desenhos de maneira mais simples e segura;
- alterações e testes possíveis de serem realizadas de forma irrestrita mesmo após a finalização da modelagem, de acordo com o resultado desejado;
- e redução do orçamento e do tempo investido no desenvolvimento das ideias, independente de suas complexidades.
Como são as obras resultantes de um 'Design Paramétrico'?
Engenharias e arquiteturas feitas sob essa metodologia costumam apresentar um design altamente diferenciado. Isso porque o uso de algoritmos justamente rompe com limitações e propicia que os profissionais explorem mais tranquilamente sua criatividade e expressão artística. Sendo assim, as obras vão apresentar características de dinamismo e formas com detalhes modernos e futuristas, num visual bem singular. Elas podem ter linhas retas e sinuosas, oferecendo muita fluidez e movimento, num desenho bastante interessante e até mesmo divertido.
Fontes: Homify, Construtora JN.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.