Redação 360 10/01/2023
Investimentos em usinas eólicas têm aumentado demais nos últimos anos. Montamos uma lista com as dez maiores estruturas de aerogeradores ou turbinas eólicas já produzidas até a atualidade. Veja a seguir!
A Haliade-X tem 107 metros de comprimento e 260 metros de altura, e já conseguiu gerar 12 MW com seu protótipo instalado provisoriamente em Roterdã, na Holanda; depois, em outro momento, 14 MW.
Produto das empresas Gamesa e Areva, esta turbina tem 88,4 metros, com 180 metros de diâmetro e capacidade de 8 MW. E o maior destaque do seu design é o comprimento de sua lâmina.
A turbina E126, da Enercon, possui um rotor com um diâmetro de 127 metros e capacidade de produção de 7,5 MW, sendo que os representantes da empresa acreditam poder atingir muito mais.
Este aerogerador é um dos mais inovadores já apresentados no mercado offshore. Só as suas pás têm 85 metros. Além disso, possui um rotor com diâmetro de 171,2 metros.
O primeiro protótipo com um diâmetro do rotor de 130 metros e uma capacidade de produção de 6,5 MW foi instalado na China há poucos anos. Está nos planos uma variação do modelo para 8 MW, com um diâmetro de rotor de 168 metros.
Esta turbina foi projetada pela empresa Alstom, com as pás desenvolvidas pela LM Wind Power, para a ilha Block, nos Estados Unidos. Ela tem lâminas de 73,5 metros e um diâmetro de rotor situado nos 150,8 metros.
Imagens extraídas do artigo original ou com licença gratuita na plataforma Wordpress.