Engenharia 360

Implantes Neuralink devem ser testados em humanos em menos de um ano

Engenharia 360
por Kamila Jessie
| 19/05/2020 | Atualizado em 09/12/2021 3 min

Implantes Neuralink devem ser testados em humanos em menos de um ano

por Kamila Jessie | 19/05/2020 | Atualizado em 09/12/2021
Engenharia 360

Não é apenas no céu noturno e nos nomes de bebês que Elon Musk vem causando alvoroço. Em uma entrevista recente ao podcaster Joe Rogan, o bilionário tech levantou novamente a polêmica do projeto Neuralink e também a possibilidade de testes em humanos em menos de um ano.

Não conhece o projeto Neuralink? Você pode ler a respeito aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Elon Musk fala sobre Neuralink. Imagem: Joe Rogan via Youtube.
Imagem: Joe Rogan via Youtube.

Musk sobre Neuralik para o podcast de Joe Rogan

O Neuralink, um mecanismo secreto de estimulação cerebral, é a peça chave de uma startup cofundada por Elon Musk. Em conversa para o podcast de Joe Rogan, Musk revelou que o projeto está perto de começar a testar em sujeitos humanos.

Para deixar mais clara a linha do tempo, vale citar que a notícia veio depois que o empresário provocou, em fevereiro, todo um mistério sobre a startup de interface cérebro-computador estar trabalhando em uma nova versão “impressionante”. Claro que todos nós ficamos atiçados com a possibilidade.

“Ainda não estamos testando pessoas, mas acho que não vai demorar muito”, disse Musk a Rogan. “Podemos implantar um Neuralink em menos de um ano em uma pessoa, eu acho”.

A ideia do implante cerebral que não sai da cabeça de Musk

O que você acha sobre uma empresa mexer no seu cérebro? Musk explicou que o dispositivo da empresa tem cerca de uma polegada de diâmetro e deve ser implantado removendo uma pequena seção do crânio. O empresário Musk deu uma risada tímida ao mencionar essa parte.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tentando tranquilizar a audiência, Elon Musk subestimou os riscos envolvidos em tal procedimento, alegando que há “um risco muito baixo de rejeição [do corpo]”. (A rejeição dos sujeitos é outra história). Além disso espera-se que os benefícios do estímulo cerebral profundo possam ser revolucionários em doenças tais como Alzheimer, o que provavelmente irá sobrepujar a polêmica.

Elon Musk em entrevista sobre Neuralink. Imagem: Joe Rogan via Yourube.
Imagem: Joe Rogan via Yourube.

Complementarmente, “As pessoas colocam em monitores cardíacos e coisas para convulsões epiléticas, simulação cerebral profunda, quadris e joelhos artificiais esse tipo de coisa”, disse ele, observando que “é sabido o que causa ou não uma rejeição”. E um fato que Musk citou com ar enigmático foi que ninguém saberia que você tem um implante desses.

Ainda falta um pouco para o Neuralink decolar

Acalmando nossos ânimos, é importante citar que tecnologia ainda está em seus estágios iniciais: “Ainda há muito trabalho a fazer”, disse Musk. Voltando ao cronograma de testes em um ano, ele observou que existe “a chance de colocar um link em alguém e deixá-lo saudável e restaurar algumas funcionalidades que eles perderam”.

Tal como a gente costuma pensar em ficção científica, o entrevistador, Joe Rogan, já imaginou o cenário ciborgue em que nós nos tornaríamos um com as máquinas. Musk respondeu que precisamos acompanhar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nas palavras de Elon, nós já somos um ciborgue de certa forma. E ele deu o exemplo de quando você pega o seu celular ou sente ele faltando nas suas mãos. É como uma extensão do corpo. O que seria um Neuralink então?

A entrevista está disponível aqui:

Fonte: Joe Rogan podcast.

O que você acha da ideia de ter um implante em seu cérebro?
Conta para a gente!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Kamila Jessie

Doutoranda e mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo, é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo