Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Na Holanda, ciclovia produz energia a partir de luz solar

por Engenharia Depressão | 20/01/2016
Copiado!

O uso da bicicleta e o número de ciclovias nas cidades têm aumentado cada vez mais. A bicicleta proporciona, muitas vezes, um deslocamento mais rápido, melhor qualidade de vida, além de ser um meio de transporte limpo e que não prejudica o meio ambiente. Unindo estes fatores é que na cidade holandesa de Krommenie, a 25 km da capital Amsterdã, foi criada uma ciclovia que gera energia elétrica a partir da luz solar.
holanda-blog-da-engenharia

A ciclovia é constituída de placas de concreto que contêm células fotovoltaicas cobertas por vidro temperado. O projeto é chamado de “Sola Road” e produz energia suficiente para os elementos próximos à ciclovia, como semáforos, iluminação pública e para recarregar os carros elétricos – o que tornaria este veículos, de fato, sustentáveis, com a utilização de energia produzida pela fonte solar.
solarroad-blog-da-engenharia
O protótipo da ciclovia foi apresentado em 2010 e no final de 2014 parte do trajeto foi inaugurada sob fase de testes. Os 70 metros que já foram abertos geram energia suficiente para o fornecimento de até 3 casas. Em 2015, foi atestada que a produção de energia elétrica superou as expectativas e, em 6 meses, foram gerados mais de 3 mil kWh, o suficiente para fornecer energia para a casa de uma pessoa, pelo período de um ano.

placas-celulas-fotovoltaicas-blog-da-engenharia

Imagem: Parque da Cidade


A previsão é de que os 100 metros totais da ciclovia estejam abertos em 2016. O custo de instalação da ciclovia é alto, chegando a ser três vezes superior ao orçamento da implantação de uma ciclovia comum, mas as vantagens que este projeto proporciona acabam por compensar os gastos.
ciclistas-holanda-blog-da-engenhariaO projeto, que já foi apresentado anteriormente aqui no Blog da Engenharia, está no Top 10 na categoria Urbanização dos projetos que concorrem ao GreenTec Award 2016, o prêmio para as ideias mais inovadoras na área da sustentabilidade. O vídeo a seguir tem ainda mais informações sobre a ciclovia que é considerada uma inovação já voltada para o futuro!
https://youtu.be/iSpFM9eeyEk
Imagens: Divulgação/Sola Road
Referências: Sola Road, Revista Bicicleta, Eco Desenvolvimento, O Globo

Copiado!

Comentários