Engenharia 360

"Work in Nature": compreendendo a nova Sociedade 5.0 ao qual pertencemos

Engenharia 360
por Redação 360
| 14/06/2022 3 min

"Work in Nature": compreendendo a nova Sociedade 5.0 ao qual pertencemos

por Redação 360 | 14/06/2022
Engenharia 360

Pensa bem: o que todas as pessoas desejam? Sim, serem felizes, tendo uma vida confortável. E sabe o que as engenharias têm a ver com isso? É que, com os avanços tecnológicos, muitas coisas na nossa vida puderam ser modificadas. Por exemplo, novos equipamentos permitiram maior transmissão de dados à distância, o que deu a chance de muitos alunos estudarem EAD e vários profissionais atuarem em Home Office – um diferencial na pandemia, certamente. E o que podemos esperar do futuro?

Rumo ao capitalismo sustentável

Lá do outro lado do mundo, no Japão, surgiu o conceito chamado Sociedade 5.0, o que se pode chamar de evolução da Indústria 4.0. Isso tem a ver com direcionar realmente essa transformação tecnológica para algo que mude a vida das pessoas para melhor, deixando-as mais felizes e confortáveis. Porque, devido à pandemia, muita gente se deu conta de que quer sair do confinamento do escritório e trabalhar em espaço agradável, com melhor infraestrutura. Assim é que surgiram ideias como “Trabalhe na Natureza” ou “Work in Nature”.

sociedade 5.0
Imagem reproduzida de Yahoo Finanças

A tradução de “Work in Nature”

Existem pessoas que estão indo muito além do “simples” Home Office. Elas querem, talvez, fugir do caos completo, saindo das áreas urbanas e se mudando para próximo do campo ou da praia. Então, o que veremos nos anos ou até décadas seguintes será, certamente, um êxodo ao contrário do que estávamos acostumados, onde muitos saem das grandes cidades. Aliás, isso já está se refletindo no mercado imobiliário de todo o mundo, impactando na Arquitetura, Urbanismo, Engenharia Civil e demais profissões.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
sociedade 5.0
Imagem reproduzida de O Futuro das Coisas

O “life Style” da Sociedade 5.0

Por exemplo, levar melhor sistema de luz e internet para essas áreas remotas será um desafio das engenharias Elétrica e de Telecomunicações. E esse é só o topo da pirâmide! É claro que precisaremos estudar os impactos disso sobre o meio ambiente. E pensa que as pessoas vão querer sair das cidades e continuar morando em casas na mesma “vibe” de antes? Não mesmo! Tendências como a do design biofílico, sustentável, ecológico e além serão uma exigência, combinando com esse novo “life style” da Sociedade 5.0.

sociedade 5.0
Imagem reproduzida de LinkedIn

A Engenharia da nova geração

Construir moradias, edifícios comerciais, entre outros para essa nova geração de humanos será um grande desafio de Engenharia. Nesse novo jeito de habitar, os espaços deverão se conectar melhor com a natureza e a arte, medidas pela tecnologia, oferecendo boas experiências, sempre relacionadas aos valores da Sociedade 5.0. O luxo deverá ser mais acessível. Técnicas que não permitam reuso de materiais, que descartem aquilo que poderia ser reaproveitado e consomem muitos recursos vão ser descartados. E só serão aceites opções sustentáveis de materiais, como tijolos ecológicos.

sociedade 5.0
Imagem reproduzida de FIA

Veja Também:


Fontes: Época Negócios.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo