Engenharia 360

Dia do Motociclista: 3 notícias sobre produção de motos mais sustentáveis

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/07/2022 3 min

Dia do Motociclista: 3 notícias sobre produção de motos mais sustentáveis

por Redação 360 | 27/07/2022
Engenharia 360

Os consumidores de hoje são diferentes. Eles estão dispostos a mudar de atitude se as empresas apresentarem uma solução que seja tão financeiramente vantajosa quanto sustentável. As pesquisas mais recentes apontam a tendência das pessoas optarem por alternativas diferentes para superar crises como a dos preços dos combustíveis, mas que tenham, ao mesmo tempo, um apelo ecológico; isso impactando, inclusive, o design de motos.

Pode ser que as motos com tecnologia convencional, com motor à combustão, estejam com dias contados no mercado. E também que as empresas tenham que, querendo ou não, valorizar mais as práticas sócio-sustentáveis – e todos os resultados contabilizados na prática. Saiba mais no texto a seguir!

O aumento da venda de motos elétricas

A venda e o emplacamento de motos elétricas cresceu consideravelmente em todo o país nos últimos meses; pelo menos é isso que alega a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave). Ao todo, até maio, teriam sido 3.062 motos do tipo – incluindo triciclos e scooters. E isso é muito bom, pois com menos carros nas ruas, menos poluição. Do ponto de vista ecológico, estaríamos no caminho certo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Os veículos elétricos contribuem bem menos para a emissão de gases estufa em relação aos tradicionais. Mas ainda seria preciso substituir sua matriz energética por novas baterias de lítio. As mesmas duram cerca de 5 anos. E depois disso os produtos podem ser reaproveitados, transformado nos mais variados produtos, como lâmpadas de iluminação solar, baterias industriais e nobreaks.

motos sustentáveis
Imagem reproduzida de InsideEVs – UOL
motos sustentáveis
Imagem reproduzida de Moto Elétrica

Veja Também: Já sofreu acidente de moto? Imagina se tivesse uma jaqueta com paraquedas e airbags

Piloto automático para livrar motociclistas de acidentes

Agora uma novidade da empresa Honda! Ela está desenvolvendo uma atualização do sistema Riding Assist Technology, apresentado na feira CES, em 2017. Trata-se de um piloto automático que, além de conduzir a motocicleta sozinho, promete salvar o condutor de acidentes. O mesmo viria com câmeras, radares, sensores de inclinação e interface de monitoramento moderna. Também, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.

Esse é um projeto ainda em desenvolvimento. Mas é possível que ele já esteja implementado na nova geração da Gold Wing, que chegará em breve ao mercado. Tais motocicletas poderão fazer melhor as curvas, permanecendo em faixa e antecipando as decisões do piloto sem intervenções. E o sistema integrado poderá evitar ou mitigar acidentes e até desviar de obstáculos, exatamente como nos automóveis autônomos.

Cultura Ambiental nas Escolas
Imagem reproduzida de Cultura Ambiental nas Escolas

Veja Também: Ex-jogador de beisebol surpreende estádio no Japão voando em moto voadora

Primeira fábrica de motos elétricas do Brasil

Essa é uma notícia não muito nova, mas ainda assim bastante importante. No primeiro semestre deste ano, a Voltz abriu uma unidade de fábrica de motos elétricas com 11 mil m² no Distrito Industrial de Manaus, capital do Amazonas. Essa empresa de tecnologia tem a intenção de facilitar a mobilidade e redefinir o cenário nacional com veículos inteligentes e não-poluentes.

Por hora, foram instaladas duas linhas de produção automáticas para itens de estampagem de chassi, jogos de montadoras e balanceadoras de rodas, estações de montagem e injeção de sistemas de freio e dinamômetros para teste de motos. A fábrica terá capacidade de entrega de 180 mil motos elétricas por ano. E a Voltz pretende focar neste momento nos modelos EV1 Sport, EVS e EVS Work para depois nacionalizar a produção das peças que apresentam maior desgaste nas motos, como pneus e freios.

“A planta de Manaus é de extrema importância, uma vez que nos permite dar um passo à estabilização da cadeia de suprimentos com a China. Além de garantir um melhor controle de qualidade, permite ainda uma oportunidade de obter melhores custos dos produtos.” – Renato Villar, CEO da empresa, em reportagem de Yahoo.

motos sustentáveis
Imagem reproduzida de Moto Elétrica

Veja Também: Speeder: a engenharia de motos voadoras inspiradas no design de helicópteros e drones

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: CanalTech, AutoEsporte, Globo – G1.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo