Engenharia 360

5 momentos que definem a história da Internet

Engenharia 360
por Redação 360
| 09/06/2022 | Atualizado em 05/07/2022 3 min

5 momentos que definem a história da Internet

por Redação 360 | 09/06/2022 | Atualizado em 05/07/2022
Engenharia 360

Temos que admitir que a evolução tecnológica deu um grande salto no último século, sobretudo nas últimas décadas. Muita coisa nos surpreendeu e fez a nossa rotina ser mais fácil. Algumas invenções ajudaram a salvar milhões de vidas. Enquanto outras incentivaram mudanças nas engenharias. Poderíamos destacar várias delas. Contudo, neste artigo, resolvemos falar sobre a evolução da Internet. Confira!

Internet
Imagem reproduzida de Thomas Jefferson University Online

1. A criação da Internet

A primeira conexão estabelecida na história foi com a Arpanet, tipo a “avó” da Internet. Isso aconteceu em 1969, entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford. Depois desse momento, a vida de todo o planeta nunca mais foi igual. Essa se tornou simplesmente a maior ferramenta de comunicação de todos os tempos, levando adiante informações e formatos de conteúdos de todos os tipos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Internet
Imagem reproduzida de Revista Galileu – Globo

2. A invenção dos buscadores

Claro que não conseguiríamos realizar tão bem todas as nossas pesquisas na Internet sem ajuda dos buscadores, como Google e Yahoo, que organizam o conteúdo massivo em ‘www’ (‘world wide web’ ou ‘rede mundial de computadores’). A saber, o primeiro motor de busca foi inventado em 1993, o Wandex, projeto do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), pioneiro na captura de URLs e geração de base de dados de sites.

Internet
Imagem reproduzida de Toda Matéria

3. O lançamento dos computadores pessoais

O primeiro modelo de ‘PC’ ou ‘computador pessoal’ foi lançado no início dos anos de 1970 e, detalhe, foi um total e completo fracasso de vendas, inclusive isso é narrado no início do filme ‘Jobs’, que conta a história do notável Steve Jobs. Em 1976, a Apple produziu o Apple I, mas foi o Apple-II que virou, de fato, o primeiro grande campeão de vendas, a mais potente união de hardware e software durante muitos anos, dando o pontapé no desenvolvimento de sistemas como MacOs, Windows e Linux.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Internet
Imagem reproduzida de MacMagazine

4. O desenvolvimento dos smartphones

Hoje não conseguimos nos desgrudar dos nossos smartphones. O primeiro aparelho dessa linha foi criado em 1992, por Frank Canova, da IBM, mudando a trajetória da fabricação de celulares. Já o primeiro iPhone foi lançado em 2007, mais uma contribuição do trabalho do gênio Steve Jobs. Com isso, passamos a conhecer as telas touchscreen e os sistemas, como aplicativos, que nos permitem enviar e-mails, acessar calendários e muito mais da “palma da mão”.

Internet
Imagem reproduzida de TechTudo

5. A possibilidade das reuniões virtuais

As diversas ferramentas de Tecnologia da Informação, como Google Meet e Zoom, nos permitem, nos dias atuais, realizar tarefas profissionais, como reuniões com empresas e colegas à distância – algo que se tornou essencial diante da medida de distanciamento adotada durante a nova pandemia de coronavírus. Com isso, somos capazes de manter regimes de estudo e trabalho home office.

Internet
Imagem reproduzida de TechTudo

Veja Também: Nova tecnologia pode representar o fim dos cabos de internet na indústria


Fontes: Notícias Concursos.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo