Engenharia 360

Método de Cross Parte 1 - Introdução ao assunto

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/07/2014 | Atualizado em 10/05/2022 2 min

Método de Cross Parte 1 - Introdução ao assunto

por Redação 360 | 02/07/2014 | Atualizado em 10/05/2022
Engenharia 360

Quem estuda Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental já deve ao menos uma vez ter ouvido falado sobre o Método de Cross, ou não?

O método de Cross foi criado em meados da década de 30 por Hardy Cross, e é muito utilizado até hoje, pois consiste basicamente em um método para a distribuição de momentos em estruturas hiperestáticas:

  • Vigas;
  • Pórticos Deslocáveis;
  • Pórticos não deslocáveis;
livro-metodo-de-cross

E também é um método para cálculo de redes malhadas e consiste em se concentrar as vazões a serem distribuídas nas diversas áreas cobertas pela rede, em pontos das malhas de modo a parecer que há distribuições concentradas e não ao longo do caminhamento das tubulações, como no caso do seccionamento fictício.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Ultimamente tenho percebido muitas pessoas com dificuldades em utilizar o método de cross, mas eu garanto, depois que você “pegar a manha”, o negócio flui que é uma beleza, viu?

O segredo para aprender a usar corretamente o método chama-se: repetição e persistência. Faça, refaça, faça, refaça, faça, refaça, e mesmo depois que cansar, faça e refaça mais alguns exercícios de Cross.

Me lembro até hoje de quando fiz o primeiro exercício completo utilizando o Método de cross, demorei 8 horas para distribuir os momentos fletores de um pórtico biapoiado com balanço, fiz bem devagar entendendo cada passo que eu fazia, uma semana depois, após fazer cerca de 15 exercícios, eu já era capaz de resolver exercícios parecidos em cerca de 40 minutos, por isso é realmente muito importante que você pegue para estudar firme sobre o assunto!

Já tive a oportunidade de ler diversos livros sobre o assunto, mas o que melhor esclareceu as minhas dúvidas e mais me ajudou foi o: Método de Cross – Autor: Jayme Ferreira da Silva Junior, indicado pelo meu professor: Amauri Ernesto Gomes, Professor Universitário na PUC-Campinas. (Provavelmente você encontrará este livro apenas em um sebo ou na biblioteca da sua faculdade)

No próximo artigo sobre o método de Cross irei colocar alguns exercícios resolvidos por mim! Aguardem!

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo