Engenharia Biomédica

Cientistas desenvolvem mão robótica leve, acessível e que pode ser impressa em apenas 10 minutos

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 11 meses atrás | 1 min de leitura

Imagem reproduzida de Seoul National University via The Sun

Compartilhe »

As tecnologias de mão robótica são muito estudadas por diversas engenharias, sobretudo Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica e Engenharia Biomédica. Esses dispositivos são desenvolvidos para imitar os movimentos das mãos humanas. E a ideia é que eles possam ser usados em uma ampla gama de atividades. A saber, aplicação desse tipo de solução é explorada da robótica industrial à medicina e reabilitação.

A novidade agora é um modelo de mão robótica impressa em 3D com grande potencial transformador. O projeto foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, e apresenta uma série de vantagens em relação às mãos robóticas tradicionais. Confira mais informações no texto a seguir, do Engenharia 360!

mão robótica impressa em 3D
Imagem reproduzida de Seoul National University via R7

Características tecnológicas da mão robótica ST3P

A nova mão robótica desenvolvida é chamada de ST3P (Simplistic Three-Piece Printed Hand). Sua estrutura é composta por três peças principais: um esqueleto, uma placa de controle e uma capa externa.

A impressão da mão robótica ST3P acontece em etapa única, usando um polímero de nylon ou ABS. Já sua capa externa é impressa em outro material, um polímero de TPU, também em única etapa. No final, tem-se um modelo com nove articulações capazes de realizar movimentos imparciais. Em resumo, a placa de controle emite as informações necessárias para o movimento dessas articulações e a proteção ao redor dá uma aparência e sensação mais humana.

Vantagens e desafios da nova tecnologia de mão robótica ST3P

A mão robótica ST3P é bastante leve, pesando apenas 255 gramas, o que é bem menos do que a maioria das mãos robóticas tradicionais. Sua produção é, em tese, bastante fácil e simples, bastando ter uma impressora 3D, o que acelera o processo de fabricação. No entanto, a tecnologia ainda apresenta algumas limitações, que, aliás, podem ser uma consequência desse modelo de impressão.

De início, é preciso aprimorar alguns detalhes para que a performance da mão seja melhor. Ademais, por não estar disponível no mercado, a mão ST3P ainda não é compatível com outros outros dispositivos.

mão robótica impressa em 3D
Imagem reproduzida de Seoul National University via The Sun
mão robótica impressa em 3D
Imagem reproduzida de Seoul National University via The Sun

Potencial de impacto, aplicações e perspectivas

Os cientistas acreditam que a mão robótica ST3P tem um grande potencial. Ela poderia ser utilizada em uma ampla gama de aplicações. Por exemplo, para a manipulação de objetos leves e delicados na indústria; como prótese para pessoas com deficiência nas mãos; e ainda para ajudar pessoas com lesões nas mãos na recuperação da função.

mão robótica impressa em 3D
Imagem reproduzida de Seoul National University via The Sun

Veja Também: Estudantes Criam Luva para Traduzir Linguagem de Sinais

Futuro promissor e chegada da mão robótica ao Brasil

Há uma perspectiva positiva da ciência para o uso das mãos robóticas. No cenário atual, é rápido o avanço da tecnologia de impressão 3D. E é provável que os próximos protótipos apresentados ao mercado sejam ainda mais leves, acessíveis e fáceis de produzir, capazes de atender uma gama ainda maior de aplicações.

Como dito antes, a mão robótica ST3P ainda não está disponível, nem mesmo no Brasil. No entanto, é provável que ela seja lançada no mercado nacional nos próximos anos. Vamos aguardar de dedos cruzados!

mão robótica impressa em 3D
Imagem reproduzida de Seoul National University via The Sun

Veja Também:


Fontes: R7.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO