Investimentos em usinas eólicas têm aumentado demais nos últimos anos. Isso porque este é um bom caminho para a redução de custos com a produção de eletricidade. Contudo, ao mesmo tempo, foi preciso desenvolver projetos de turbinas eólicas maiores e mais potentes. Sim, o tamanho dos aerogeradores é importante. Até porque, quanto maior o sistema, mais sustentável será a eletricidade produzida. Isso foi constatado, por exemplo, por cientistas suíços e holandeses a partir do Instituto de Engenharia Ambiental da ETH Zurich.
Dito isto, montamos uma lista com as dez maiores estruturas de aerogeradores ou turbinas eólicas já produzidas até a atualidade. Veja a seguir!
1. Haliade-X
A GE Renewable Energy, subsidiária da gigante General Electric, construiu a Haliade-X, a maior turbina eólica do mundo. A mesma tem 107 metros de comprimento e 260 metros de altura, e já conseguiu gerar 12 MW com seu protótipo instalado provisoriamente em Roterdã, na Holanda; depois, em outro momento, 14 MW. Os projetistas calculam que a turbina tem potencial para produzir até 74 GWh de energia.
Observação: é possível que, em 2023, esta turbina eólica perca seu primeiro lugar para a turbina V236-15,0 MW, da empresa Vestas; e, em 2024, para a turbina MySE 16.0-242, da MingYang Smart Energy, com uma produção de 16 MW; ou, em 2025, para a maior turbina de energia eólica offshore do mundo, desenvolvida atualmente pelos japoneses, e cujas as estimativas é de que possa gerar de 12 a 15 MW de energia.
2. Vestas V164
Esta turbina eólica, fabricada na Dinamarca e no Reino Unido, tem sido continuamente aumentada e atualmente situa a sua capacidade de produção nos 9.5 MW, com um diâmetro de 164 metros. Sua principal característica é ter uma pá de 80 metros de comprimento e uma nacelle muito leve.
Veja Também: Wind & Drivetrain: o que a Dassault Systèmes nos conta sobre a simulação de transmissão e turbina eólica?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
3. Adwen AD-180
Produto das empresas Gamesa e Areva, esta turbina tem 88,4 metros, com 180 metros de diâmetro e capacidade de 8 MW. E o maior destaque do seu design é o comprimento de sua lâmina.
4. SWT-8.0-154
A Siemens-Gamesa Renewable Energy SWT-8.0-154, fabricada na Dinamarca, tem diâmetro de 120 metros ou estendido de até 154 metros, capaz de atingir potência de 8MW.
5. Enercon E-126
A turbina E126, da Enercon - à princípio, desenvolvida para uma máquina de 6 MW -, possui um rotor com um diâmetro de 127 metros e capacidade de produção de 7,5 MW, sendo que os representantes da empresa acreditam poder atingir muito mais. A saber, hoje em dia, há 38 E126s instaladas na Holanda.
Veja Também: Energia Renovável – cientistas criam turbina eólica com placas solares
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
6. MHI Sea Angel
Esta turbina, também conhecida como o Sea Angel, pertence à Mitsubishi Heavy Industries (MHI) e foi instalada pela primeira vez no Hunterston Test Center, na Escócia; depois na costa japonesa perto de Fukushima, sobre uma base flutuante. Antes da Adwen AD-180, ela já tinha a maior lâmina do mundo. Seu diâmetro é de 167 metros e capacidade de produção de 7 MW.
7. Samsung S7.0 171
Este aerogerador, inicialmente para ser instalado na Escócia, é um dos mais inovadores já apresentados no mercado offshore. Só as suas pás têm 85 metros. Além disso, possui um rotor com diâmetro de 171,2 metros. Porém, seu destino é incerto, já que a marca não deu continuidade ao projeto da usina.
Veja Também: Turbinas eólicas sem pás conseguiriam gerar energia?
8. Ming Yang 6.5 MW SCD
Por incrível que pareça, esse projeto de design de turbina é o resultado de um acordo de mais de 80 anos entre as empresas Ming Yang e Aerodyn. O primeiro protótipo com um diâmetro do rotor de 130 metros e uma capacidade de produção de 6,5 MW foi instalado na China há poucos anos. Está nos planos uma variação do modelo para 8 MW, com um diâmetro de rotor de 168 metros.
9. Senvion 6M
Das marcas Repower e Senvion, essa turbina foi projetada para uma potência de 5 MW com diâmetro do rotor de 126, mas foi aumentada para 6,15 MW com diâmetro do rotor de 152, permitindo que seja instalada em locais com menor intensidade de vento. A saber, o primeiro modelo foi instalado no Mar do Norte e no Mar da Irlanda.
Veja Também: Conheça a matriz de turbinas eólicas flutuantes mais potente do mundo
10. GE Haliade 6MW
Por fim, esta turbina foi projetada pela empresa Alstom, com as pás desenvolvidas pela LM Wind Power, para a ilha Block, nos Estados Unidos - o primeiro parque eólico offshore da América. Ela tem lâminas de 73,5 metros e um diâmetro de rotor situado nos 150,8 metros.
Veja Também: Alternativa sustentável: energia eólica e solar em pontes
Fontes: Click Petróleo e Gás, Click Petróleo e Gás 2, noctula - Consultores em Ambiente.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.