Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Alternativa sustentável: energia eólica e solar em pontes

por Clara Ribeiro | 10/08/2015
Copiado!

Engana-se quem pensa que turbinas de energia eólica precisam necessariamente ser instaladas em postes.
Uma equipe italiana de arquitetos provou que elas podem ocupar também pontes e viadutos. Esse novo conceito agrega além de energia por ventos, a energia solar.
turbinas eólicas em pontes blog-da-engenharia
O projeto Solar Wind utilizou o vão de uma ponte em Calábria, no sul da Itália para instalar 26 turbinas de vento, quantidade suficiente para gerar 36 milhões de kWh por ano. Em cima da ponte, ao invés de asfalto, são colocados painéis solares responsáveis por gerar 11 milhões de kWh anualmente. Tal superfície de captação solar já é utilizada nos EUA, e funciona perfeitamente como uma via comum.
A ideia surgiu após um desafio proposto pelo governo de captar soluções para reutilizar a ponte de modo sustentável. Se não houvesse uma maneira cabível, aconteceria a demolição da ponte, que custaria US$ 55 milhões aos cofres públicos.
Ao todo, o sistema teria a capacidade de produzir cerca de 40 milhões de kWh por ano, que abasteceria cerca de 15 mil famílias anualmente. Além disso,  junto à economia de energia, o Solar Wind propõe estacionamentos para viajantes que queiram parar e admirar a vista da costa italiana.
energia eólica blog-da-arquitetura

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários