Você já imaginou qual é o tamanho dos maiores relógios do mundo? Sabia que alguns têm diâmetros que ultrapassam os quatro metros? Existem diversos exemplos dessas impressionantes engenharias espalhados pelo planeta, seja em ambientes externos, interiores de edifícios, em torres ou até mesmo no solo, como é o caso dos mostradores de relógios florais. Neste artigo do Engenharia 360, destacamos dez desses exemplos para você conferir!
1. Torres Abraj Al Bait, Arábia Saudita
O relógio mais alto do mundo está localizado no topo das Torres Abraj Al Bait, em Meca, Arábia Saudita. A altura total das torres é de 601 metros, e o mostrador do relógio tem um diâmetro de 43 metros, com um total de quatro faces. Cada face tem 23 metros de largura, com numerais arábicos de 2 metros de altura iluminados por LEDs verdes.
2. Istanbul Cevahir, Turquia
O Istanbul Cevahir, em Istambul, Turquia, é um dos maiores centros comerciais da Europa, e possui um dos maiores relógios do mundo, com um mostrador gigante de 32 metros de diâmetro. O mecanismo é feito de vidro e fica pendurado no teto central do shopping, sendo iluminado por LEDs brancos. E seus dígitos têm 3 metros de altura, colocados no teto transparente do centro.
Veja Também: Entenda como funciona o relógio de ferrofluido
3. Bhestan, Índia
O relógio floral em Bhestan, Surat, Índia, é um dos maiores relógios do mundo, com 24 metros de diâmetro e mais de 5.000 plantas formando os números. Ele é dividido em quatro seções, cada uma representando uma estação do ano, com flores de diferentes cores e texturas. Visitado por turistas de todo o mundo, é mantido por uma equipe de jardineiros especializados. A combinação de arte, tecnologia e natureza cria uma experiência fascinante.
Veja Também: Relógio matemático: resolva as equações para decifrar as horas
LEIA MAIS
4. Park Heroyiv, Ucrânia
O relógio de Park Heroyiv é um grande mostrador de horas localizado em um parque público na cidade de Lviv, na Ucrânia. O relógio tem 22 metros de diâmetro e é composto por quatro mostradores com um diâmetro de cerca de 6 metros cada, e possui um mecanismo de carrilhão que toca uma melodia a cada hora. A construção foi realizada em homenagem ao 20º aniversário da independência do país.
5. Central do Brasil, Brasil
O relógio da Central do Brasil é um icônico mostrador de horas localizado na estação ferroviária Central do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O mesmo está em uma torre e foi fabricado na Suíça em 1943. Ele é um dos símbolos da cidade e é uma importante referência para os viajantes que utilizam a estação.
6. Cervejaria Duquesne, Estados Unidos
O relógio da Cervejaria Duquesne é um grande mostrador de horas localizado na cidade de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O modelo octogonal, com ponteiros de alumínio de 7 e 10 metros, tem um diâmetro de cerca de 18 metros e é um dos maiores relógios de um mostrador só no mundo. Foi instalado em 1933 e é um importante marco da cidade.
7. Relógio Colgate, Estados Unidos
O Relógio Colgate, também octogonal e localizado nos Estados Unidos, é um grande relógio digital que se destaca na Times Square, em Nova York. Ele tem esse nome porque fica sobre o antigo prédio da sede da Colgate. Sua altura é de quase 50 metros e a engenharia é composta por uma série de painéis de LED que exibe as horas, minutos e segundos em um formato fácil de ler.
8. Edifício NTT Docomo Yoyogi, Japão
O NTT Docomo Yoyogi, em Tóquio, difere dos outros maiores relógios do mundo. Trata-se de uma torre de 240 metros, com um relógio analógico tradicional no topo, conhecido como "Tokyo Sky Clock". O mesmo é composto por quatro ponteiros, incluindo um ponteiro do sol iluminado, feito de vidro, regularmente ajustado para estar sempre sincronizado com o horário oficial do Japão. O Tokyo Sky Clock é um marco da cidade, frequentemente usado como ponto de referência e uma atração turística popular.
9. Abbasabad, Irã
O relógio floral de Abbasabad em Teerã é outro bom exemplo dentre os maiores relógios do mundo. Ele tem 15 metros de diâmetro, com um grande mostrador circular que representa as horas do dia, rodeado por um jardim bem cuidado. É feito de metal, possui design elegante com números romanos e marcadores de hora estilizados, além de ser um ponto de referência popular em Teerã para turistas.
10. Torres da cidade de Grozny, Rússia
Por último, o Relógio das Torres da Cidade de Grozny é um relógio localizado na capital da Chechênia, Rússia. Ele tem um diâmetro de cerca de 15 metros e dois ponteiros, um para horas e outro para minutos, com comprimentos de 5,5 m e 7,3 m, respectivamente. É feito de materiais duráveis, possui um mostrador grande e visível, além de provavelmente ter iluminação noturna e mecanismos internos muito precisos.
Veja Também:
Fontes: Stringfixer.
Imagem de capa: Reproduzida de Tripadvisor.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.