Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Brasil terá sua maior usina de dessalinização construída no Ceará

por Luana Espindola Ribeiro Aguiar | 01/06/2020
Copiado!

A companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) lança edital para construção da maior usina de dessalinização do Brasil que será construída em Fortaleza -CE

A usina de dessalinização terá o papel de diversificar a matriz hídrica de Fortaleza e da Região Metropolitana. O projeto tem objetivo de produzir cerca de um metro cúbico de água potável por segundo, o que pode atender aproximadamente 300 mil pessoas.

O lançamento do edital para construção, operação e manutenção da Planta de Dessalinização de Água Marinha na Região Metropolitana de Fortaleza estava previsto para ser lançado no final de janeiro de 2020, mas ocorreu somente no dia 28 de abril. O contrato é de R$ 3,2 bilhões durante 30 anos de concessão.

O local escolhido para sua construção é no bairro Praia do Futuro, em Fortaleza, que terá investimento de cerca de R$500 milhões. O edital seguirá aberto à propostas e documentos de habilitação até 1° de setembro.

Croqui Projeto da Usina de Dessalinização no Ceará
Croqui Projeto da Usina de Dessalinização no Ceará

Diversificação da matriz hídrica

Por ser uma região onde a escassez de chuva é algo frequente, acaba por interromper o abastecimento dos mananciais, principais fontes de fornecimento de água. Assim, o processo de dessalinização da água marinha se apresenta como excelente solução alternativa para o abastecimento humano.

No Ceará mesmo essa alternativa já é utilizada – através de estruturas pequenas – em cerca de 34 municípios do interior do estado. No Brasil, a usina de Fenando de Noronha se destaca por fornecer cerca de 40% da água utilizada no arquipélago, com produção de 18 m³/h.

Como funciona o processo de dessalinização da água?

Basicamente, as técnicas de dessalinização da água: destilação, dessalinização multiestágios, congelamento e osmose reversa. Na usina que será construída no Ceará, a tecnologia implementada será a de osmose reversa. Ela é o inverso da osmose, na qual ocorreria a passagem de um solvente por uma membrana semipermeável para uma solução concentrada. Na osmose reversa, esse transporte de solvente vai para a solução menos concentrada, por meio da aplicação de uma pressão elevada.

Traduzindo, ao colocar água do mar de um lado da membrana semipermeável e água pura de outro, com aplicação de uma pressão elevada (acima de 30 atm.) sobre a água do mar, o  resultado será a osmose reversa: as moléculas da água salgada irão em direção à água pura, afastando-se dos seus sais. Essa técnica costuma ser cara, pois necessita de motores elétricos para fornecer a pressões elevadas.

Processo de Dessalinização da água por Osmose Reversa
Processo de Dessalinização da água por Osmose Reversa

Um grande projeto que envolve diversas engenharias, o que achou? Conhece alguma outra alternativa para o abastecimento de água em regiões semelhantes ao Ceará? Compartilhe conosco.

Segue abaixo outras de nossas matérias relacionadas para vocês:

Fontes: Governo do Ceará, Portal Tratamento de Água, G1.

Copiado!
Engenharia 360

Luana Espindola Ribeiro Aguiar

Engenheira Civil ,pesquisadora , sonhadora, redatora, colecionadora nerd e apaixonada pela Marvel. Mestranda em Engenharia Geotécnica, Pós-graduanda no MBA em Gestão e Engenharia de Custos e Pós-graduanda no MBA em Gerenciamento de Obras.Produtora de conteúdo para o meu IG Profissional @luanaribeiroeng no Instragram.

Comentários