Engenharia 360

Confira imagens da engenharia do Queiroz Galvão, o maior túnel do Brasil

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/03/2023 3 min

Confira imagens da engenharia do Queiroz Galvão, o maior túnel do Brasil

por Redação 360 | 10/03/2023
Engenharia 360

Neste texto, vamos explorar a impressionante estrutura de engenharia que é o maior túnel do Brasil, com mais de 5 km de extensão e localizado na rodovia dos Tamoios, no litoral norte de São Paulo. Recentemente, essa obra de infraestrutura recebeu o nome de Queiroz Galvão em homenagem ao fundador do Grupo Queiroz Galvão S/A, um importante conglomerado industrial brasileiro fundado em 1953. A mudança de nome foi sancionada em lei pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas. Saiba mais no texto a seguir!

o maior túnel do Brasil
Imagem reproduzida de Governo do Estado de São Paulo via Flickr – O Antagonista
o maior túnel do Brasil
Imagem reproduzida de Poder 360

Características de engenharia do maior túnel do Brasil

O Túnel Queiroz Galvão tem 5.555 metros. Três quartos desta extensão foram inaugurados já no ano passado, depois que a obra já havia atingido seis anos, sob comando justamente de Queiroz Galvão – já falecido, e que tinha parte na concessionária que gere a rodovia estadual. A estrutura possui um formato duplo, com duas galerias paralelas para a circulação de veículos em sentidos opostos, aumentando a capacidade da via. E ela é composta por paredes de concreto armado, com espessura que varia de 50 a 100 cm, além de revestimentos internos em argamassa projetada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

o maior túnel do Brasil
Imagem reproduzida de Poder 360
o maior túnel do Brasil
Imagem reproduzida de Poder 360
o maior túnel do Brasil
Imagem reproduzida de Tamoios News
o maior túnel do Brasil
Imagem reproduzida de Poder 360

No interior do Túnel Queiroz Galvão, o sistema de iluminação é composto por luminárias de LED, que proporcionam maior economia e durabilidade. Já para ventilação, conta com um sistema que garante a qualidade do ar no interior das galerias e ajuda a controlar a temperatura. Para evitar alagamentos, foi construído um sistema de drenagem composto por canaletas e bombas que retiram a água da chuva que penetra no túnel. E, ademais, o túnel é monitorado constantemente por um sistema de câmeras de segurança e sensores que detectam a presença de fumaça e incêndios, além de um sistema de detecção de tráfego que ajuda a garantir a segurança dos motoristas.

o maior túnel do Brasil
Imagem reproduzida de Prefeitura de Ilhabela via Costa Norte

Números da Obra:

  • Volume de Rocha escavada e transportada: 1,7 Milhões de m³;
  • Volume de Explosivos: 3.000 toneladas;
  • Volume de Concreto: 80.000 m³;
  • Número de Tirantes/Chumbadores instalados: 85.000 de 4,5m de comprimento cada;
  • Jumbos de 3 lanças e navegação automatizada: 4;
  • Equipamentos de grande porte utilizados: 94.
  • A obra conta com cerca de 300 trabalhadores e até o momento não houve nenhum acidente de trabalho com afastamento.

Essas características de engenharia foram essenciais para tornar o Túnel Queiroz Galvão, o maior túnel do Brasil, uma obra de infraestrutura segura e funcional para o tráfego de veículos.

O que você acha das características de engenharia do Túnel Queiroz Galvão? Compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: As 4 estruturas subterrâneas mais profundas do mundo


Fontes: UOL, Poder 360.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo