Engenharia 360

Conheça o maior projeto de reflorestamento, e outras ações ao redor do mundo

Engenharia 360
por Redação 360
| 11/11/2022 | Atualizado em 16/11/2022 5 min

Conheça o maior projeto de reflorestamento, e outras ações ao redor do mundo

por Redação 360 | 11/11/2022 | Atualizado em 16/11/2022
Engenharia 360

Os últimos anos foram terríveis para os ecossistemas mundiais. Não devemos culpar apenas os governos ‘A’ ou ‘B’, pois, em verdade, todos nós temos um papel nesta catástrofe. De algum modo, sem percebermos, incentivamos, pelo nosso consumismo exagerado, algumas das ações dos desmatadores, poluidores, degradadores e mais. Aqui, no Brasil, todos os biomas sofrem, especialmente a Amazônia e o Cerrado. Mas diversas empresas, ONGs e instituições independentes de interesses governamentais ou comerciais “correm por fora”, tentando frear o caos ambiental, pondo em prática modelos de projeto de reflorestamento.

Sim, reflorestar áreas desmatadas é possível! Mas é claro que isso não se resume a nós plantamos algumas poucas mudas de árvores – até porque precisamos entender quais espécies são melhores para resgatar os ambientes degradados. Até isso requer um mega planejamento! Neste texto, queremos compartilhar algumas histórias, que lhe sirvam de inspiração ou que você possa apoiar com pequenas quantias de dinheiro. O que acha? Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

projeto de reflorestamento
Imagem reproduzida de Angelo Reflorestamento

O ambicioso projeto de reflorestamento da Arábia Saudita

A Arábia Saudita, grande produtor de petróleo, está neste momento liderando o maior projeto de reflorestamento do mundo, assim como anunciou o príncipe Mohammad bin Salman. Seu objetivo é:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • reduzir 60% das emissões de carbonos,
  • combater a poluição e a degradação do solo em seu território,
  • aumentar a percentagem de áreas protegidas para mais de 30% de sua extensão total,
  • e gerar 50% da energia a partir de fontes renováveis.
projeto de reflorestamento
Imagem reproduzida de Além da Energia – ENGIE Brasil

Óbvio que o desafio será grande, já que a região é árida e com grande escassez de água. De onde virá o líquido, então? A ideia é usar água reciclada. O plano, chamado de ‘Iniciativa Verde Saudita’, visa plantar árvores em locais que exigem menos irrigação, inclusive em áreas urbanas. E a ideia é fazer isso em menos de 10 anos. A expectativa é o plantio de 40 mil milhões de árvores numa parceria com várias nações, entre elas os países-membros do Conselho de Cooperação do Golfo, que inclui ainda Omã, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrein e Kuwait.

projeto de reflorestamento
Imagem reproduzida de CicloVivo
projeto de reflorestamento
Imagem reproduzida de CicloVivo
projeto de reflorestamento
Imagem reproduzida de CicloVivo

O saldo acumulado em reflorestamento dos países

Claro que todo país deveria ter mais de um plano para projeto de reflorestamento. Porque a degradação está acontecendo ao redor de todo o globo. E precisamos demais reverter nossas ações para frear as mudanças climáticas e garantir a sobrevivência das espécies no planeta. Desde a primeira década deste milênio, menos de um quarto do globo se preocupou em plantar mais árvores do que perdeu; e, infelizmente, este número vem caindo. Detalhe: o Brasil NÃO está nesta lista, derrubando 18 árvores a cada segundo ao longo de 2021, com base no Relatório Anual de Desmatamento (RAD), do projeto MapBiomas.

Na verdade, o saldo do nosso país é bem negativo! E nós sabemos disso cada vez que vemos notícias sobre desmatamentos e queimadas. Muitos políticos tentam desmentir esses dados, mas eles são, sim, comprovados pelos cientistas via imagens de satélites de observação da Terra. De acordo com um estudo liderado pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, na América do Sul, só o Uruguai teria um saldo positivo.

Podemos ter um bom plano de reflorestamento para o Brasil. Mas reflorestar não compensa as perdas de florestas antigas, ricas em carbono, que fique claro! As mais velhas armazenam carbono de forma diferente, sem contar que para a vida selvagem vale mais a sua antiga morada do que uma recém-plantada. Mas, na impossibilidade de preservar o que já está de pé, é melhor incentivar o reflorestamento!

Os diversos modelos de projeto de reflorestamento do Brasil

Conheça os principais projetos de reflorestamento do Brasil:

  • Apremavi: a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida, nos estados de Santa Catarina e Paraná, mobiliza o aprimoramento das políticas públicas ambientais, pela criação de unidades de conservação públicas e particulares e particulares, em ações de capacitação e educação ambiental. Já ajudou a plantar milhões de árvores nativas, recuperando ativamente uma região de Mata Atlântica severamente agredida.
  • Projeto Onda Verde: atuando no Rio de Janeiro, trabalha na recuperação da Mata Atlântica na região da Baixada Fluminense, com ações de conscientização ambiental, economia solidária, redução de lixo e reuso de materiais.
  • IPE: Instituto de Pesquisas Ecológicas, que atua no Amazonas, São Paulo, interior da Bahia, Pantanal e no Cerrado Central. Desenvolve diversos programas de educação ambiental e extensão agroecológica junto às comunidades vizinhas às áreas naturais.
  • SOS Amazônia: trata-se do projeto de proteção ambiental mais sólido do Brasil. Atua em toda a Amazônia. E trabalha para promover a conservação da biodiversidade, atuando em diferentes linhas, incluindo projeto de reflorestamento, proteção de habitats, resgate de animais em perigo e mais.
  • ISA: Instituto Socioambiental, que atua em todo o território brasileiro, com foco na defesa de bens e direitos sociais relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural e aos direitos dos povos nativos, sendo responsável pelo monitoramento de dezenas de áreas de conservação e pela recuperação ambiental.
  • Canto Vivo: de Sergipe, para a soltura de aves silvestres nas matas do estado. Contudo, já distribuiu milhares de mudas e sementes de árvores nativas. E, por fim, ainda possui diversos projetos de conscientização ambiental nas comunidades e apoio a reciclagem e redução da produção de lixo.
  • Iniciativa Verde: Trabalhando em regiões de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Amazonas e Mato Grosso. É a “mãe” do projeto Amigos da Floresta, de recuperação de áreas verdes com mudas nativas ao redor de mananciais e nascentes, e do projeto Plantando Águas, que integra saneamento básico, recuperação de florestas e educação ambiental para proteger a água no campo.
  • Instituto Terra: para a região do Vale do Rio Doce, entre Minas Gerais e Espírito Santo. Um projeto de recuperação ambiental idealizado pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa, tendo como foco o plantio de árvores dentro da área da RPPN.
  • TNC Brasil: ONG The Nature Conservancy, que é global, mas possui diversos projetos de alta importância ambiental no Brasil. Por exemplo, projeto de reflorestamento, com meta de restaurar 1 bilhão de árvores no em todo o país até 2030.
projeto de reflorestamento
Imagem reproduzida de Money Times

Se queremos uma vida futura mais saudável, harmoniosa e justa para todos, precisamos respeitar o meio ambiente! E podemos fazer parte da mudança consumindo menos e apoiando todo projeto de reflorestamento como possível! Plantar árvores é um gesto de amor ao nosso planeta!


Fonte: IstoÉ Dinheiro, News iFood, Nara Guichon.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo