Engenharia 360

Cidade brasileira prepara a maior obra de prevenção contra enchentes do país

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 29/11/2024 | Atualizado em 04/01/2025 4 min
Imagem divulgação Prefeitura de São Vicente via Costa Norte

Cidade brasileira prepara a maior obra de prevenção contra enchentes do país

por Simone Tagliani | 29/11/2024 | Atualizado em 04/01/2025
Imagem divulgação Prefeitura de São Vicente via Costa Norte
Engenharia 360

Tudo o que vem ocorrendo na década de 2020 prova que estamos à beira do abismo; as mudanças climáticas acontecem de modo mais acelerado do que os cientistas previram e as consequências são desastrosas. Veja as enchentes de 2023 e 2024 no Rio Grande do Sul, que tirou do mapa cidades inteiras. E esse desafio é enfrentado também por outras cidades brasileiras - já não é mais questão de ‘se’, mas ‘quando’. Todos nós devemos estar preparados para isso!

A prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, em benefício de seus moradores, está tentando correr na frente, executando a maior obra de prevenção contra enchentes do país. A proposta é ousada - envolvendo reestruturação de canais e instalação de comportas em locais estratégicos -, exigindo investimentos robustos. Mas será que vale a pena? Veja a seguir, neste artigo do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

MAIOR obra contra enchentes
Imagem de Ideogram reproduzida de Diário do Litoral

A transformação de São Vicente

A cidade de São Vicente tem sofrido com enchentes recorrentes. Bairros como Cidade Náutica, Vila Fátima, Pompeba, Jóquei e Tancredo são especialmente os mais afetados com alagamentos durante os períodos de chuvas intensas ou maré alta. O comprometimento econômico e social tornou ainda mais urgente a necessidade de uma solução eficaz para sanar ou mitigar o problema.

Assim surgiu uma das propostas mais ambiciosas da engenharia brasileira, o maior projeto de infraestrutura do país, que promete revolucionar o cenário urbano e transformar a qualidade de vida dos moradores da Baixada Santista.

A estrutura do projeto para São Vicente

O projeto em andamento em São Vicente inclui:

  • Reestruturação do canal central: O canal da Avenida Eduardo Souto está sendo ampliado de seis para dez metros de largura e sua profundidade aumentada de 1,5 para 2,5 metros.
  • Instalação de comportas: Serão instaladas comportas em oito locais estratégicos: Castelo Branco, Pompeba, Dique das Caixetas, Beira Jóquei, Sambaiatuba, Dique do Piçarro, Caminho da Divisa e Sambaiatuba 2.
  • Reurbanização das áreas afetadas: As ruas ao redor do canal estão recebendo novas interligações de microdrenagem, asfaltamento e modernização das calçadas.
MAIOR obra contra enchentes
Imagem de imprensa de São Vicente reproduzida de th+ Play
MAIOR obra contra enchentes
Imagem de Ideogram reproduzida de Click Petróleo e Gás

A saber, a ampliação e reestruturação do canal central já está 85% concluída. Ele passou de 6 a 10 metros de largura, enquanto a profundidade aumentou de 1,5 para 2,5 metros. Essas modificações possibilitarão uma maior capacidade de escoamento, reduzindo significativamente o impacto das chuvas intensas e das marés altas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A prefeitura de São Vicente ainda estuda expandir o alcance do projeto, com estudos indicando a necessidade não só de comportas, mas estações elevatórias em outros 16 pontos da cidade. 

MAIOR obra contra enchentes
Imagem divulgação Prefeitura de São Vicente via Costa Norte

O papel das comportas

A instalação de comportas deve acontecer nos locais mais críticos. O objetivo é controlar o fluxo de água, impedindo que ela invada os bairros de São Vicente. Quando finalizadas, as estruturas deverão reduzir em até 80% os alagamentos nas áreas contempladas, beneficiando milhares de moradores. E com menos alagamentos, as condições sanitárias melhoram, os riscos à saúde pública diminuem e a valorização imobiliária deve aumentar, atraindo novos investimentos.

O futuro de São Vicente e a continuidade do projeto

Para a execução do projeto de São Vicente, o Governo do Estado de São Paulo destinou R$ 45 milhões. Desses recursos, R$ 30 milhões são voltados para propostas de drenagem, enquanto o restante para reurbanização e outras melhorias. Ruas próximas ao canal devem receber nova pavimentação e iluminação, calçadas modernizadas e melhorias na microdrenagem. Todas essas mudanças devem oferecer mais segurança para a população e atrativos para investidores.

Embora esse caso possa ser um case de sucesso na engenharia, especialistas questionam sobre a possibilidade do plano ser replicado em outras localidades brasileiras. Fato é que não se pode ignorar o histórico déficit de infraestrutura no país. E, nesse caso, talvez a única saída seja o governo apostar mais nas tecnologias de engenharia e seu poder de transformar realidades em regiões vulneráveis. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A sustentabilidade das soluções implementadas deve ser uma prioridade contínua. Isso inclui não apenas a manutenção das obras realizadas, mas também o monitoramento constante das condições climáticas e do uso do solo na região.

MAIOR obra contra enchentes
Imagem divulgação Prefeitura de São Vicente via Click Petróleo e Gás

Veja Também: Combate às Enchentes no Brasil: Estratégias Eficazes


Fontes: Click Petróleo e Gás, Diário do Litoral,

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo