Engenharia 360

O maior concentrador solar do mundo: um marco na geração de energia renovável

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/01/2024 3 min
Imagem reproduzida de Ecoinventos.com via Meteored

O maior concentrador solar do mundo: um marco na geração de energia renovável

por Redação 360 | 05/01/2024
Imagem reproduzida de Ecoinventos.com via Meteored
Engenharia 360

Concentradores solares são dispositivos estudados pelas engenharias Elétrica, Mecânica e de Energia. Seu funcionamento visa a coleta e concentração de luz do sol em áreas de dimensões reduzidas, aumentando a intensidade da radiação solar. E recentemente a Índia anunciou, para a sua região ocidental, a instalação do maior concentrador solar do mundo.

O eficiente SG4 Big Dish simboliza um importante avanço tecnológico, representando o compromisso da engenharia com a sustentabilidade e a inovação. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desafios e soluções na geração de energia solar

O mundo vive hoje uma crise energética, sobretudo por consequência das mudanças climáticas. Muitos países passaram a investir mais nos últimos anos em sistemas de geração baseado em recursos renováveis. Quanto à energia solar, são desafios apontados por especialistas a intermitência, a eficiência e o custo dos projetos. Dentre as soluções já apresentadas estão modelos mais potentes de armazenadores e painéis solares, e novas propostas de gestão para redução de custo da geração de energia.

Até onde se sabe, o projeto de engenharia do maior concentrador solar do mundo, o SG4 Big Dish, teve como principal desafio a maximização da eficiência operacional. Pensando em como garantir a captura máxima da irradiação solar, os designers propuseram o uso de sistema de monitoramento RaZON+ da Kipp & Zonen, que parece funcionar bem mesmo em dias cheios de nuvens, que afeta a energia recebida. Inclusive, a previsão do tempo tornou-se uma ferramenta essencial para otimizar seu desempenho.

maior concentrador solar do mundo
Imagem reproduzida de Ecoinventos

Veja Também: Conheça a polêmica torre solar “Olho de Sauron”

Construção e funcionamento do SG4 Big Dish

Vale ressaltar neste texto como funcionam os sistemas de concentradores solares. Pois bem, eles funcionam utilizando superfícies reflexivas, como espelhos parabólicos ou lentes, para redirecionar a luz solar para um ponto focal, onde a energia concentrada pode ser convertida em eletricidade. A mesma pode ser direcionada para diversas aplicações. Por exemplo, aquecimento de fluidos, processos industriais ou geração de eletricidade em usinas solares e em sistemas de aquecimento solar para água e ambientes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Especialistas no setor destacam a complexidade da construção do SG4 Big Dish. Em termos técnicos, o projeto demanda rigorosos princípios de engenharia. Para começar, é preciso saber integrar, nesse caso, diversos tipos de subsistemas. O maior concentrador solar do mundo deve precisar de ferramentas ou dispositivos que permitam uma montagem estrutural extremamente precisa. Por hora, o gabarito desenhado, a partir de uma estrutura de alumínio, seria equipado com sensores que permitiam verificar a precisão da montagem em tempo real.

Benefícios do projeto para o bem-estar e desenvolvimento científico

O governo da Índia planeja usar o SG4 Big Dish, maior concentrador solar do mundo, para prover energia a um centro de pesquisa e hospital. Desse modo, a ciência estaria contribuindo para saúde e bem-estar das pessoas que habitam o território. Estima-se que o sistema tenha capacidade de fornecer energia para operações essenciais, como áreas de atividades como de esterilização, lavanderia, cozinha e mais. Por isso, será de extrema importância para a comunidade.

maior concentrador solar do mundo
Imagem reproduzida de Ecoinventos

O legado do maior concentrador solar do mundo

A concretização do projeto SG4 Big Dish, para o maior concentrador solar do mundo, é uma grande conquista para a engenharia global. Sua implementação deve inspirar novas propostas de desenvolvimento sustentável para o setor energético.

A inovação isoladamente deve beneficiar comunidades locais e estabelecimentos importantes. E o exemplo, para o mundo, dever servir como mais uma prova de que vale a pena apostar no potencial da energia solar, ao mesmo tempo na prática de políticas climáticas e ações de consumo mais conscientes, com foco num futuro mais verde e próspero para todos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Click Petróleo e Gás, Meteored.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo