6 problemas da Física 

Não solucionados 

Rafael Panteri  27/09/2022  

Em 2000, foi criada uma premiação para quem conseguir resolver alguns problemas da Física que são incógnitas para muitos estudiosos. 6 desafios ainda aguardam uma mente brilhante para resolvê-las. Confira!

Uma expressão matemática é “P” em “P = NP” - sobre   polinômios envolvendo N’s. Pergunta: “se a solução de um problema pode ser verificada em tempo polinomial, ela pode ser encontrada em tempo polinomial”? 

P versus NP 

Para descrever as fortes interações de partículas elementares, é preciso uma propriedade da mecânica quântica sutil, descoberta por físicos a partir de experimentos e confirmada por simulações de computador, mas não compreendida do ponto de vista teórico.

Existência de Yang-Mill

O matemático alemão Bernhard Riemann constatou que a frequência dos números primos está intimamente relacionada ao comportamento de uma função elaborada chamada de função Zeta de Riemann. Essa conta ainda espera uma solução.

Hipótese de Riemann

Essas equações diferenciais teoricamente podem ser usadas para resolver um determinado problema de fluxo por métodos de cálculo. Por exemplo, para modelar as correntes oceânicas, o fluxo de água em um reator, etc. Caso solucionado, esse problema poderia ser usado para determinar o comportamento de qualquer fluído.

Equação de Navier-Stoke

Um problema proposto em 1965 por dois matemáticos britânicos é obter uma forma de averiguar se equações que definem curvas elípticas têm um número finito ou infinito de soluções racionais. Até agora, nenhuma solução geral foi criada.  

Conjectura de Birch e Swinnerton-Dyer

A matemática por trás da Conjectura de Hodge é tão complicada que resumi-la parece quase impossível. Mesmo assim, caso receba uma resposta, esse problema seria capaz de fundir vários campos da matemática e trazer resultados impressionantes.

Conjetura de Hodge