Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O que é a linguagem Python e como ela está presente na engenharia?

por Larissa Fereguetti | 19/04/2019
Copiado!

É bem provável que, se você perguntar para alguém que programa qual linguagem de programação você deve aprender (se não houver um objetivo específico), a resposta será Python. A linguagem Python é uma das queridinhas na programação e é cheia de recursos para você explorar. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre ela, saber suas vantagens e usos na Engenharia e conhecer alguns cursos gratuitos.

+ O que é a linguagem Python?

Python é uma linguagem de programação de alto nível (que usa instruções mais abstratas, mais “humanas”) criada por Guido van Rossum e que foi lançada em 1991. Para traduzir, uma linguagem de programação é um conjunto de instruções para uma máquina realizar alguma tarefa. Escrever um algoritmo é como escrever um manual de instruções para o computador.

linguagem python
Imagem: younggates.com

Há quem diga que o nome, Python, é devido à serpente, mas a verdade é que ele se deve ao clássico programa humorístico britânico chamado Monty Python. Desde seu lançamento, Python foi se popularizando no meio da programação.

+ Quais as vantagens de usar Python?

Além de ser uma linguagem simples, dinâmica, robusta, multiplataforma, fácil de aprender e expressiva (é fácil gerar um algoritmo a partir do raciocínio), Python suporta vários paradigmas de programação, como orientada a objetos. Assim, é possível fazer desde programas simples e rápidos (como o bom e velho “Hello World”) a estruturas mais complexas. A biblioteca do Python é muito ampla e diversificada, com funções que permitem realizar muitas tarefas.

Outras duas vantagens da linguagem Python são a sua interface gráfica, que permite visualizar grafos, fazer animações da evolução ao longo do tempo e mais, e a capacidade de lidar com uma grande quantidade de dados científicos. Há muitos bancos de dados que são trabalhos em Python.

Se você está com algum problema que não consegue resolver, não é difícil tirar uma dúvida sobre Python. Há uma grande comunidade espalhada na internet que dá dicas, ensina tutoriais, disponibiliza códigos e sempre tira aquelas dúvidas complicadas.

+ Python na Engenharia

Saber programar é um diferencial para engenheiros de qualquer área. No caso do Python, ele é um recurso que pode ser muito explorado na Engenharia. Isso acontece porque, como nós já sabemos, a Engenharia é muito ampla e a programação está presente em inúmeras áreas e tarefas cotidianas.

linguagem python
Imagem: gaunte.com

No caso do Python na Engenharia, é possível usar para fazer desde simulações simples até busca de banco de dados na internet, aprendizado de máquinas, automação de tarefas, etc. É até difícil especificar os usos, porque eles são vários, mas é possível afirmar que um(a) engenheiro(a) que sabe Python está bem “armado” para guerrear no mercado de trabalho.

Porém, nós sabemos que, para cada tarefa, há uma linguagem de programação que é mais indicada. Então, não vale a pena entrar em discussão sobre qual é a melhor de todas. Cada linguagem é mais adequada para uma situação e melhor em determinado caso. Não há uma número um.

A linguagem Python possui várias aplicações e um uso muito amplo, o que a faz ser uma das queridinhas. Porém, é possível que, em várias aplicações na Engenharia, Python não seja o ideal. Às vezes, Matlab, Java, C, C++, R ou qualquer outra pode ser mais útil. Por isso, é importante que você sempre pesquise antes de escolher uma linguagem para desenvolver.

linguagem python
Imagem: realpython.com

A parte boa é que, uma vez que você aprende a lógica de programação (que é algo um tanto intuitivo para quem faz Engenharia), você consegue aprender uma nova linguagem sem muito esforço. Se você quer aprender a programar sem algum objetivo específico, o Python é sim uma boa opção para começar. Abaixo, nós separamos alguns cursos gratuitos para quem quer se aventurar no universo da linguagem Python.

+ Cursos gratuitos de Python

Introdução à Ciência da Computação com Python – USP

Dividido em duas partes (parte 1 e parte 2), o curso ensina a programar em Python e passa conceitos básicos da Ciência da Computação.

Python Fundamentos para Análise de Dados

Ensina os conceitos básicos de Python e tem foco na análise de dados.

Python para Zumbis

Apesar do nome curioso, o curso é para iniciantes (zumbis) em Python.

Python for Absolute Beginners (em inglês)

Como o nome já diz, é um curso de Python para iniciantes.

Google’s Python Class (em inglês)

É uma aula para quem conhece um pouco sobre programação e quer aprender Python.

Referências: Python.org; Pyscience; Ibpad.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Matérias Relacionadas

Comentários