Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

10 dicas e recursos gratuitos para quem quer programar em C e C++

Engenharia 360

3 min

POR Larissa Fereguetti 26/03/2019

Nos últimos anos, surgiram várias linguagens de programação. Mais simples e com mais recursos gráficos, algumas estão no topo das mais usadas. No entanto, os bons e velhos C e C++ ainda persistem devido a algumas características robustas. É por isso que nós separamos 10 dicas e recursos gratuitos para quem quer programar em C e C++.

+ Por que programar em C e C++?

É bem provável que você já tenha sido orientado a usar Java ou Python, duas queridinhas na área de programação. Porém, em alguns momentos, é preciso deixar a praticidade de lado e voltar para o quase arcaico C ou o um pouco menos arcaico C++. Isso porque essas duas linguagens, apesar de antigas, são robustas, versáteis e simples, exigindo pouca performance das máquinas.

programar em c/c++
Imagem: lynda.com

Há situações em que, se o seu código não roda ou é pesado demais em Python ou Java, é preciso recorrer ao C/C++. Isso é a prova de que não existe uma linguagem de programação melhor que as outras de modo geral, mas existem linguagens que são melhores que outras para determinadas tarefas. Assim, é preciso saber escolher bem aquela que trará mais vantagens para o que você deseja fazer. Se for em C/C++, fique ligado nas dicas abaixo!

+ IDE

IDEs (Integrated Developer Environments, ou Ambientes de Desenvolvimento Integrados) são criados para facilitar a vida dos programadores. Consistem em softwares que possuem características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de programas de computador. Normalmente, possuem editor de código, compilador e gerenciador de projetos.

Code::Blocks

Code::Blocks é uma IDE gratuita para C, C++ e Fortran. A vantagem é que é possível encontrar uma versão para cada sistema operacional (Windows, Mac ou Linux). Porém, é preciso que você tenha certeza de que há um compilador instalado no computador.

programar em c/c++
Imagem: youtube.com

Microsoft Visual Studio Community/Code

O Microsoft Visual Studio Community (VSC) possui uma versão free que suporta C/C++. É um IDE personalizável e extensível. Porém, ele tem problemas de compatibilidade com outros IDEs. Ou seja, se você começar um projeto nele e migrar para Code::Blocks, é um pouco difícil fazer a compatibilização.

+ Sites para aprender a programar em C e C++:

Stack Overflow

Se você já jogou alguma dúvida sobre programação no Google, é bem provável que já tenha entrado no Stack Overflow porque alguém teve uma dúvida semelhante (sim, é tipo o Yahoo Respostas para programação!). Lá você pode deixar suas dúvidas e esperar que uma alma gentil responda. Ele é usado tanto por iniciantes quanto por quem já está em um nível mais avançado de programação.

programar em c/c++
Imagem: wptavern.com/

Cplusplus.com

O Cplusplus.com oferece informação, tutoriais, referências, artigos, fórum e mais recursos para quem está aprendendo a programar em C/C++. É uma fonte de recursos que pode ser bem útil.

Khan Academy

A Khan Academy conta com vários cursos gratuitos em português, muitos voltados para a lógica de programação.

Udemy

A Udemy é uma plataforma com cursos pagos. Porém, periodicamente, alguns cursos entram em promoção e ficam gratuitos. Então, se você quiser encontrar um curso gratuito de C por lá, é preciso garimpar um pouco. Há cursos em inglês, português e outros idiomas.

MIT Open Courseware

A ideia do MIT Open Courseware é publicar todos os materiais de curso online e disponibilizá-los para todo mundo. A plataforma é em inglês e contém vários materiais (vídeos, notas de aula, provas, etc.) que você pode usar para aprender a programar em C e C++.

edX

O edX tem cursos pagos e gratuitos. Não é difícil encontrar algum curso para aprender a programar em C/C++.

programar em c/c++
Imagem: .cnbc.com

Cprogressivo.net

O Cprogressivo.net é um site que oferece um curso gratuito de C, desde o básico até questões mais complexas. Há apostilas, exercícios, explicações e exemplos práticos.

YouTube

O bom e velho YouTube tem uma infinidade de aulas ensinando a programar em C e C++. Então, se você gosta de vídeos explicativos, é só entrar no site e procurar.

Já viu que não tem mais desculpa para não começar a aprender a programar, né? Você também pode encontrar mais alguns recursos na nossa lista com 7 sites para aprender programação de graça!

VEJA TAMBÉM

20 Resultados
Será que vale a pena ser um(a) engenheiro(a)?
A gravidade é real? Entenda uma das forças fundamentais da natureza e na Engenharia
5 tendências que mostram o futuro da eficiência energética
The Ocean Clean Up System 001: um sistema de limpeza oceânica
5 maneiras como a IA mudará a construção civil
Missão MarCO: entenda como dois pequenos satélites foram essenciais para a NASA
O que leva uma mulher a desistir da carreira na Engenharia?
Confira a lista de Aplicativos para Engenharia de Abril de 2019
Como conseguir uma bolsa para fazer Engenharia Civil?
IA pode detectar doenças antes da manifestação dos sintomas
10 dicas e recursos gratuitos para quem quer programar em C e C++
11 situações que só quem é ou já foi calouro de engenharia entende
Honda CR-V 2019: confira as novidades da nova versão e nossas impressões ao dirigir
Afinal, Engenharia é Ciência?
A era do reconhecimento facial: estamos sendo escaneados?
O nome da faculdade pesa no currículo? Mito ou verdade?
5 motivos para você (e a sua empresa) conhecer Design Thinking
O desafio dos 10 anos é mesmo só uma brincadeira? Entenda a polêmica!
Sinal de internet para todos: já ouviu falar no Project Loon, da Google?
Como ganhar dinheiro durante a faculdade?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

20 Resultados
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post