Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

10 dicas e recursos gratuitos para quem quer programar em C e C++

Engenharia 360

3 min

POR Larissa Fereguetti 26/03/2019

Nos últimos anos, surgiram várias linguagens de programação. Mais simples e com mais recursos gráficos, algumas estão no topo das mais usadas. No entanto, os bons e velhos C e C++ ainda persistem devido a algumas características robustas. É por isso que nós separamos 10 dicas e recursos gratuitos para quem quer programar em C e C++.

+ Por que programar em C e C++?

É bem provável que você já tenha sido orientado a usar Java ou Python, duas queridinhas na área de programação. Porém, em alguns momentos, é preciso deixar a praticidade de lado e voltar para o quase arcaico C ou o um pouco menos arcaico C++. Isso porque essas duas linguagens, apesar de antigas, são robustas, versáteis e simples, exigindo pouca performance das máquinas.

programar em c/c++
Imagem: lynda.com

Há situações em que, se o seu código não roda ou é pesado demais em Python ou Java, é preciso recorrer ao C/C++. Isso é a prova de que não existe uma linguagem de programação melhor que as outras de modo geral, mas existem linguagens que são melhores que outras para determinadas tarefas. Assim, é preciso saber escolher bem aquela que trará mais vantagens para o que você deseja fazer. Se for em C/C++, fique ligado nas dicas abaixo!

+ IDE

IDEs (Integrated Developer Environments, ou Ambientes de Desenvolvimento Integrados) são criados para facilitar a vida dos programadores. Consistem em softwares que possuem características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de programas de computador. Normalmente, possuem editor de código, compilador e gerenciador de projetos.

Code::Blocks

Code::Blocks é uma IDE gratuita para C, C++ e Fortran. A vantagem é que é possível encontrar uma versão para cada sistema operacional (Windows, Mac ou Linux). Porém, é preciso que você tenha certeza de que há um compilador instalado no computador.

programar em c/c++
Imagem: youtube.com

Microsoft Visual Studio Community/Code

O Microsoft Visual Studio Community (VSC) possui uma versão free que suporta C/C++. É um IDE personalizável e extensível. Porém, ele tem problemas de compatibilidade com outros IDEs. Ou seja, se você começar um projeto nele e migrar para Code::Blocks, é um pouco difícil fazer a compatibilização.

+ Sites para aprender a programar em C e C++:

Stack Overflow

Se você já jogou alguma dúvida sobre programação no Google, é bem provável que já tenha entrado no Stack Overflow porque alguém teve uma dúvida semelhante (sim, é tipo o Yahoo Respostas para programação!). Lá você pode deixar suas dúvidas e esperar que uma alma gentil responda. Ele é usado tanto por iniciantes quanto por quem já está em um nível mais avançado de programação.

programar em c/c++
Imagem: wptavern.com/

Cplusplus.com

O Cplusplus.com oferece informação, tutoriais, referências, artigos, fórum e mais recursos para quem está aprendendo a programar em C/C++. É uma fonte de recursos que pode ser bem útil.

Khan Academy

A Khan Academy conta com vários cursos gratuitos em português, muitos voltados para a lógica de programação.

Udemy

A Udemy é uma plataforma com cursos pagos. Porém, periodicamente, alguns cursos entram em promoção e ficam gratuitos. Então, se você quiser encontrar um curso gratuito de C por lá, é preciso garimpar um pouco. Há cursos em inglês, português e outros idiomas.

MIT Open Courseware

A ideia do MIT Open Courseware é publicar todos os materiais de curso online e disponibilizá-los para todo mundo. A plataforma é em inglês e contém vários materiais (vídeos, notas de aula, provas, etc.) que você pode usar para aprender a programar em C e C++.

edX

O edX tem cursos pagos e gratuitos. Não é difícil encontrar algum curso para aprender a programar em C/C++.

programar em c/c++
Imagem: .cnbc.com

Cprogressivo.net

O Cprogressivo.net é um site que oferece um curso gratuito de C, desde o básico até questões mais complexas. Há apostilas, exercícios, explicações e exemplos práticos.

YouTube

O bom e velho YouTube tem uma infinidade de aulas ensinando a programar em C e C++. Então, se você gosta de vídeos explicativos, é só entrar no site e procurar.

Já viu que não tem mais desculpa para não começar a aprender a programar, né? Você também pode encontrar mais alguns recursos na nossa lista com 7 sites para aprender programação de graça!

VEJA TAMBÉM

9 Resultados
Engenharia 360 no 2019 Lisbon Investment Summit
E se uma máquina falasse por você? Tecnologia traduz sinais cerebrais em fala
O futuro com VR e AR: o que esperar dessas tecnologias?
Cataki: “Tinder de reciclagem” faz sucesso e muda a vida de vários brasileiros
Cientistas desenvolvem liga de ferro com eficiência energética
Depressão na Engenharia: é hora de falar sobre o assunto!
Quanto agrotóxico tem na sua água? Os números são assustadores!
Pesquisadores realizam a impressão 3D de coração a partir de tecido biológico
Como um jogo pode ajudar a reconstruir Notre Dame?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

9 Resultados
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post