Ciência

Ciência: jovem recebe transplante de orelha impressa em 3D

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 22 meses atrás | 3 min de leitura

Imagem reproduzida de G1 – Globo

Compartilhe »

Trouxemos uma história emocionante para compartilhar aqui, no Engenharia 360. Uma jovem norte-americana - hoje com 20 anos - nasceu com a orelha direita com tamanho menor. Essa deformação sempre a incomodou. Então, agora, já adulta, ela foi atrás da correção. E ela contou com uma ajudinha da ciência!

orelha impressa em 3D
Imagem reproduzida de GZH

Especialistas da área médica da 3DBio Therapeutics, empresa de medicina regenerativa Nova York, estudaram as possibilidades no campo da Engenharia de Tecidos e desenvolveram um implante de orelha impressa em três dimensões, feito das próprias células da jovem, evitando rejeições. O novo órgão, transplantado agora em março de 2022, foi projetado para combinar perfeitamente com a sua orelha esquerda e continuará a regenerar o tecido cartilaginoso, dando-lhe uma aparência cada vez mais natural.

Veja Também: Impressão 3D de órgãos pode acabar com fila de transplantes

orelha impressa em 3D
Imagem reproduzida de G1 - Globo

A saber, esse procedimento foi um teste. Outros testes similares estão em andamento em mais 11 pacientes. Se tudo der certo, seus resultados serão compartilhados em revista científica e servirão de exemplo para muitos outros médicos ao redor do mundo!

"É definitivamente um grande avanço!", "Isso mostra que essa tecnologia não é mais um 'se', mas um 'quando'." - Adam Feinberg, professor de Engenharia Biomédica e Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Carnegie Mellon.

Veja Também: Startup faz impressão 3D de mão biônica movida a energia solar

orelha impressa em 3D
Imagem reproduzida de G1 - Globo

Veja Também: Descubra 5 mitos sobre impressão 3D


Fontes: Extra - Globo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO