Engenharia 360

As invenções mais incríveis que mudaram o mundo - Parte 2

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023 5 min

As invenções mais incríveis que mudaram o mundo - Parte 2

por Redação 360 | 02/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

Recentemente, lançamos a parte 1 deste texto, apresentando nove invenções que contribuíram para mudar o mundo. Claro que esta lista poderia ser interminável, porque grandes foram os avanços das tecnologias criadas pelo homem ao longo de milhares de anos. Começamos a nossa história lá no passado, no tempo em que se teve a ideia da roda e se fez o controle do fogo. E olha que ainda poderíamos ter citado a utilização da bússola pelos grandes navegadores, a construção das ferrovias, a elaboração do design dos pregos e parafusos, a exploração do petróleo, o desenvolvimento das baterias, e mais.

Nesta publicação, vamos percorrer o tempo, seguindo mais em direção ao presente. Outra vez, precisamos limitar nossa lista. Contudo, vale lembrar das pesquisas para o melhoramento dos métodos contraceptivos, a invenção da geladeira, o uso do e-mail e das redes sociais, a forma de acessar os endereços eletrônicos em World Wide Web, além da ideia dos caixas eletrônicos e dos cartões de crédito. Quanta história tem para contar a ciência e as engenharias, não é mesmo? Mas escolhemos a melhor parte para apresentar no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

10. Antibióticos

Os antibióticos foram primeiro descritos por Louis Pasteur e Robert Koch, em 1877. E em 1928, Alexander Fleming identificou a penicilina. Desde então, milhões de pessoas foram salvas com medicamentos, inclusive apresentando uma grande melhora na qualidade de vida.

invenções
Imagem reproduzida de La Vanguardia

11. Raio-x

Por incrível que pareça, o raio X não foi necessariamente criado, pois se trata de um fenômeno do mundo natural; ele foi, portanto, descoberto – lembrando que há muito da Física e Matemática que ainda não compreendemos. E, em 1895, o cientista Wilhelm Conrad Röntgen finalmente conseguiu usar isso a favor da Medicina. Enquanto testava se os raios catódicos podiam passar pelo vidro, ele notou um brilho vindo de uma tela próxima, quimicamente revestida. Através de sua observação, ele aprendeu que os raios X podem ser fotografados quando penetram na carne humana.

invenções
Imagem reproduzida de Museu WEG

12. Televisão

Esta caixa animada que tanto nos encanta, nos entretendo ao transmitir informações, foi idealizada ainda no século XIX. Em 1884, um estudante universitário alemão, Paul Julius Gottlieb Nipkow, patenteou o rasterizador de imagens, um disco giratório com um padrão espiral de furos, de modo que cada furo escaneia uma linha desta imagem. Claro que levou anos para a criação de um sistema sensível o suficiente para permitir imagens em movimento. Foi só em 1920 que o inventor escocês John Logie Baird usou o disco Nipkow, que é o modelo antigo mais parecido ao tipo de televisão como visto hoje em dia.

invenções
Imagem reproduzida de Toda Matéria

13. Câmera fotográfica

Fazer selfs hoje é quase uma febre. Temos à nossa disposição lentes de câmeras em vários equipamentos diferentes. Mas vale lembrar que o começo das câmeras começou mesmo com os daguerreótipos, placas secas, calótipos, SLRs e DSLRs. Só para se ter uma ideia, o primeiro “clique” foi feito com uma câmera de caixa de madeira deslizante feita por Charles e Vincent Chevalier, em 1826. Já a primeira câmera digital foi criada pelo engenheiro da Kodak Steven Sasson, em 1975 – só que ela levava 23 segundos para capturar uma única imagem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

invenções
Imagem reproduzida de Código Fonte

14. Filmes

Quem não gosta de assistir filmes, não é mesmo? Inclusive, eles nos inspiram e nos ensinam. Mas sabe como surgiram? Bem o termo, “filme”, veio da observação científica de filmes fotográficos. No século XVII, usavam-se lanternas para realizar a projeção de animações, como slides mecânicos, quadro a quadro. A saber, o primeiro filme filmado com uma câmera Cinématographe foi La Sortie de leucine Lumière a Lyon – Trabalhadores saindo da fábrica Lumière em Lyon -, em 1895. E foram os irmãos Lumière, na virada do século, que popularizaram as exibições comerciais de curtas-metragens.

invenções
Imagem reproduzida de História e Literatura Filmagem de “La Sortie d

15. Computador

O “pai do computador mecânico” foi criado no início do século XIX. Contudo, pode-se dizer que o resultado foi de um esforço conjunto, envolvendo nomes como o engenheiro mecânico Charles Babbage e os matemáticos Ada Lovelace e Alan Turing.

invenções
Imagem reproduzida de Pplware – SAPO

16. Internet

Este foi outro invento que não teve um único inventor, sendo uma tecnologia aprimorada ao longo dos anos, a partir de 1950. O primeiro protótipo viável da Internet surgiu no final da década de 1960, com a criação da ARPANET – Advanced Research Projects Agency Network. A ARPANET adotou os protocolos TCP/IP em 1º de janeiro de 1983 e, a partir daí, os pesquisadores começaram a montar a “rede de redes” que se tornou a Internet moderna.

invenções
Imagem reproduzida de Revista Galileu

17. Celular

A invenção do telefone é atribuída a Alexander Graham Bell, por volta da metade do século XIX. E é claro que este sistema mudou completamente a história da comunicação humana. Sem contar que, na década de 1970, foram desenvolvidos os dispositivos portáteis e, na década de 1980, foram desenvolvidos os aparelhos de celular, provocando mais uma revolução na indústria. Hoje temos à nossa disposição aparelhos ultrafinos, com várias funcionalidades – como dizem, “que, inclusive, fazem chamadas”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

invenções
Imagem reproduzida de TechTudo

18. Robôs

Terminamos nossa lista com os dispositivos robóticos. É real! Hoje podemos contar com diferentes modelos para realizar as mais diferentes tarefas, como limpar a casa. Mas o foco da indústria neste momento é fazer com que eles possam substituir os humanos na realização de atividades complicadas, repetitivas e perigosas. Isso desde os rovers que exploram outros planetas aos cobots dentro de fábricas.

invenções
Imagem reproduzida de Revista Galileu – Globo 2

Agora, se você pensa que esta ideia é nova, está enganado! Já por volta de 3 mil a.C., figuras humanas foram usadas para tocar os sinos das horas nos relógios de água egípcios. Isso marcou o primeiro projeto mecânico. Com o passar do tempo, mais designs e dispositivos evoluíram. Mas a base para os robôs modernos só foi realmente lançada na década de 1950, por George C. Devol, com a “Automação Universal”. E em 1960, Joseph Engleberger desenvolveu os robôs industriais, fazendo dele o “Pai da Robótica”.

Então, qual das invenções citadas você mais admira? E quais acrescentaria nesta lista? Comente aí!


O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Interesting Engineering.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo