Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Monitor Gamer serve para Engenharia? [bônus Review 360]

por Redação 360 | 11/11/2021

Sabia que é possível utilizar um monitor gamer para Engenharia? Nós testamos o AOC AGON 32"CURV e Acer Gamer Nitro 32' IPS. Veja o que achamos!

Sua rotina é na frente do computador? Então, você sabe da importância de se ter um PC potente, para armazenar e manipular todas as informações dos seus estudos e trabalhos. Precisamos somar a isto um bom monitor. Agora, qual será a melhor opção para quem lida com projetos? Sabe dizer? Bem, num primeiro momento, podemos pensar nas opções mais convencionais. Mas sabia que é possível utilizar monitor gamer para trabalhar com Engenharia? Exatamente! Saiba mais sobre isto no texto a seguir!

Como escolher um monitor de PC para Engenharia?

Quando falamos de computador para Engenharia, uma palavra resume tudo, ‘desempenho’! Afinal, você precisará lidar com programas robustos e arquivos pesados. Então, um bom computador, com bons acessórios, incluindo teclado e mouse, vai te ajudar melhor no seu rendimento e capacidade produtiva. Esta máquina deve apresentar alta performance, configurações avançadas, uma excelente placa de vídeo, processador como i5 ou i7, memória mínima de 8 GB e com SSD. E quanto ao monitor? Pois bem, ele pode ser um monitor gamer!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A saber, existem os seguintes monitores no mercado: 4K, IPS, 240 Hz, Curvos, Ultrawide e Gamer. Essa divisão foi acontecendo, pois, ao passar do tempo, as necessidades dos usuários foram ficando mais específicas, exigindo mais precisão em cores, melhor tempo de resposta e maior área útil e resolução para realizar as suas tarefas!

computador engenharia
Imagem reproduzida de Pinterest

O que precisa ter um bom monitor gamer?

Monitores gamer estão, sim, na categoria dos melhores monitores para o trabalho de diversas áreas profissionais, incluindo Engenharia! Está na dúvida sobre como escolher um modelo? Para começar, a tela precisa ter pelo menos 27 a 34 polegadas – uma média adequada para ser visualizar documentos com planilhas de relatórios e pranchas de desenhos. O tempo de resposta deve ser o menor possível, isso é essencial – e, diferente dos monitores convencionais, os melhores gamer podem chagar a 1ms. A taxa de atualização, ou quantidade de imagens exibidas por segundo, também precisa ser muito boa – algo que não é difícil neste modelo. E é preciso ter muitas entradas, como HDMI e Display Port – representa o que há de melhor na transferência de áudio e vídeo.

São outros elementos importantes para analisar em monitores gamer: tipo de painel, resolução de tela, Freesync e G-Sync, brilho e contraste, ajustes de som e suporte.

Veja Também: Conheça as melhores opções de monitor para trabalho de Engenharia 2021/2022 [+ dicas para escolha]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Então, por que investir em monitor gamer?

Porque este é um tipo de monitor que oferece a melhor qualidade, possuindo as maiores resoluções e recursos únicos capazes de transmitir imagens detalhas e nítidas dos projetos de Engenharia, através de gráficos ultrapoderosos. Também tem as melhores taxas de atualização, cores mais vivas e destacadas, bem como ângulos de visão mais abrangentes, entre outras características favoráveis. E o legal é que o mercado de monitores gamer está, agora, em grande expansão. Mas você consegue diferenciá-los dos convencionais?

São as principais características de monitores gamer:

  • Telas maiores: geralmente a partir de 24 polegadas;
  • Resoluções mais altas: como Full HD, Quad HD, 4K e acima, para maiores detalhes nos jogos;
  • Maiores taxas de contraste: para maior precisão das cores;
  • Taxas de atualização maiores: com opções de 75Hz a 240Hz;
  • Menores tempos de resposta: na grande maioria das vezes, 1ms já é o bastante.

E quão distante dos usuários estes dispositivos devem ficar?

Tamanho da Tela Distância Recomendada Distância Aceitável
14 polegadas 50cm 50 – 70cm
15 polegadas 60cm 55 – 75cm
17 polegadas 70cm 60 – 85cm
19 polegadas 80cm 70 – 90cm
21 polegadas 90cm 75 – 105cm
24 polegadas 100cm 85 – 120cm
25 polegadas ou mais mais de 100cm pelo menos 90cm
Tabela que relaciona o tamanho da tela com a distância do monitor (Fonte)
computador engenharia
Imagem reproduzida de Mobile Bit

Veja Também: Como a cadeira gamer pode melhorar a qualidade de vida na engenharia?

Quais os monitores gamer destaques de 2021?

Podemos citar cinco bons monitores gamer que fizeram sucesso em 2021, eles têm preços de mercado entre R$ 1.000 a R$ 5.000. Curioso? Então, confira a lista a seguir!

  • Acer KG241Q-S com 23,6 polegadas. Resolução de 1920 x 1080 pixels. Tempo de resposta 0,5 ms. Frequência de 165 Hz. E diferencial compatível com AMD FreeSync e tecnologia Acer Flickerless.
  • Acer Predator XB273 com 27 polegadas. Resolução de 1920 x 1080 pixels. Tempo de resposta 1 ms. Frequência de 240 Hz. E diferencial certificado NVIDIA G-SYNC e compatível com NVIDIA GeForce GTX série 10 e RTX série 20.
  • ASUS TUF VG249Q com 23,8 polegadas. Resolução de 1920 x 1080 pixels. Tempo de resposta 1 ms. Frequência de 144 Hz. E diferencial Freesync, Shadow Boost e outras configurações de conforto ocular e qualidade.
  • AOC Hero com 23,8 polegadas. Resolução de 1920 x 1080 pixels. Tempo de resposta 1 ms. Frequência de 144 Hz. E diferencial Tecnologias AMD FreeSync 24G2 e Dial Point.
  • LG 25UM58G com 25 polegadas. Resolução de 2560 x 1080 pixels. Tempo de resposta 5 ms. Frequência de 75 Hz. E diferencial Tecnologias Motion Blur Reduction, Dynamic Action Sync e Black Stabilizer.

Bônus Especial | Testamos o monitor Acer Gamer Nitro 32′ IPS

O 360 foi convidado para testar um produto incrível, que pode ser uma boa compra para épocas de promoções, já pensando nos projetos de Engenharia que você irá desenvolver em 2022. Veja a seguir, a nossa opinião sobre ele!

Acer Gamer Nitro 32′ IPS WQHQ 270Hz 0.5ms HDR600 FreeSync XV322U

Este monitor da Acer entrega imagens também muito nítidas, com excelente resolução de cores e imagens. E o mais legal é que este dispositivo vem com duas tecnologias especiais, a Acer ComfyView e a BlueLightShield, que limita o reflexo de luz e reduz a exposição da luz azul sobre os olhos. Ela também consegue eliminar qualquer tremulação que pode ser extremamente prejudicial, oferecendo uma experiência de tela mais suave, fluida e responsiva. Ademais, a marca garante a cobertura Adobe 99%, que permite o armazenamento de um grande espaço de cores, conseguindo produzir ou exibir uma gama mais ampla na tela. Eis outras especificações importantes do produto:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Resolução: 2560 x 1440 pixels.
  • Frequência: 270 Hz.
  • Conexões: 2 HDMI (v2.0), DisplayPort(v1.2a), SPK Audio out, USB 3.0×4 (1up 4down).
  • Brilho: 400 nits.
  • Tempo de resposta: 1ms a 0,5.

Mais informações são encontradas no próprio site da marca!

Opinião da equipe 360 sobre o produto

Para quem trabalha com engenharia, de fato, já precisou trabalhar com duas telas ou, sofreu pela falta de ter uma área a mais para abrir uma tela complementar ao projeto que estava trabalhando. E isso traduz logo de cara o primeiro ponto positivo: o ganho de performance no seu dia a dia ao usar um monitor que, geralmente, possui uma tela bem maior que as convencionais ou mesmo de notebooks.

Dependendo do tipo de ferramenta, como as de renderezição e 3D, ou mesmo para desenvolvimento de tecnologias AR e VR, os monitores gamer são uma ótima pedida e dão conta do recado, afinal, foram feitos para trabalhar “sob pressão” dos gráficos pesados dos jogos. E foi justo aí que ACER Gamer Nitro de incríveis 32″ chamou atenção ao rodarmos modelos no Revit e TQS, entregou excelente qualidade de imagem, nitidez e resolução.

Para não dizer que não temos pontos negativos, talvez você possa precisar investir uma verba um pouco maior e, precise de um espaço um pouco maior em sua estação de trabalho para instalar essas belezuras.

Você já usou ou usa algum? Conta aqui para gente da sua experiência nos comentários!


Fontes: Geek360, Zoom, Pesquisei Comprei.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.