Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Imagina um purificador solar de água que pode ajudar milhões de pessoas?

por Clara Ribeiro | 29/04/2016
Copiado!

É difícil de acreditar mas cerca de um sexto da população mundial sofre com a falta de água potável. Isso equivale a pouca mais de um bilhão de pessoas, tem ideia do que é isso, pessoal?
Pois bem. Estas pessoas estão suscetíveis a contrair doenças provenientes de vermes, bactérias e outros micro-organismos nocivos à saúde que estão presentes em águas impróprias para o consumo.
Pensando em pelo menos iniciar a solução para a vida dessa população, estudiosos suecos criaram um purificador solar de água, o SollvattenEsse aparelho capta a energia solar e utiliza a radiação ultravioleta para eliminar os agentes prejudiciais aos humanos contidos na água.

purificador solar de água

Esse é o purificador solar de água Sollvatten. Ele pode ajudar um sexto da população mundial


Sua eficácia é bastante considerável: ele consegue purificar até 11 litros em um período de duas a seis horas. Por isso várias organizações do mundo todo estão reconhecendo esse produto como uma inovação revolucionária. 
O funcionamento  do Sollvatten é basicamente assim: a água colocada dentro dele é exposta ao sol, sendo aquecida a cerca de 55 graus célsius. Essa temperatura é suficiente para matar todos os micro-organismos causadores de doenças.
Quando o processo de purificação estiver terminado, a luz no aparelho que antes estava verde muda para vermelho. Isso indicará que a água está pronta para o consumo.
purificador solar de água blog da engenharia

+ Benefícios mundiais do purificador solar de água

A grande ideia é ótima também pois é portátil, podendo ser carregada para lugares de difícil acesso como favelas e tribos africanas, por exemplo.
Muitos lugares ainda utilizam o carvão como combustível doméstico. Com eles a população consegue ferver a água para poder consumir. Entretanto, esse material está cada vez mais escasso por conta do desmatamento, além de provocar danos enormes ao meio ambiente e às pessoas.
purificador solar de água 1 blog da engenharia
Com isso o purificador solar de água surgiria para mudar essa realidade e as pessoas poderiam deixar de utilizar o carvão.
Há projetos de sustentabilidade envolvendo o Sollvatten em 20 países, que estão trabalhando em conjunto com os Ministérios do Meio Ambiente e ONGs locais.
No vídeo abaixo você pode conhecer como é o funcionamento do produto:

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários