Engenharia 360

Engenharia e Arquitetura: 5 dicas rápidas para identificar se a sua casa precisa de uma reforma

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 19/04/2023 | Atualizado em 24/04/2023 4 min
Imagem de Freepik

Engenharia e Arquitetura: 5 dicas rápidas para identificar se a sua casa precisa de uma reforma

por Simone Tagliani | 19/04/2023 | Atualizado em 24/04/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

Reformar um imóvel é uma prática importante que pode trazer inúmeros benefícios para os proprietários. Além de melhorar a estética e funcionalidade do espaço, a reforma pode aumentar o valor de mercado do imóvel e garantir maior segurança e conforto aos moradores. No entanto, identificar quando é necessário realizar uma reforma de casa pode ser um desafio. Por isso, neste texto do Engenharia 360, vamos abordar 5 dicas rápidas para ajudar você a identificar se a sua propriedade precisa mesmo de uma reforma, sob a perspectiva da Engenharia e Arquitetura.

Veja Também: Vai reformar a casa? Saiba como diagnosticar condições de paredes e pisos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Problemas elétricos

Problemas elétricos em residências podem ser indicados por quedas de luz, choque nos interruptores, disjuntores desarmados com facilidade e manchas carbonadas nas tomadas, que podem causar curtos-circuitos e aumento na conta de luz. Luzes piscando também são um sinal de que os fios podem estar soltos ou a fiação da casa não é adequada para a quantidade de eletricidade utilizada. A troca da fiação antiga ou inadequada é recomendada para evitar acidentes graves e incêndios.

engenharia e arquitetura reforma de casa
Imagem de pvproductions em Freepik

2. Vazamentos hidráulicos

A necessidade de reforma da parte hidráulica da casa pode ser indicada por canos estourados, retorno de água pelo ralo ou problemas de entupimento no banheiro. Infiltrações e vazamentos também são sinais de que pode ser necessário realizar uma reforma, já que podem causar danos estruturais e à saúde dos moradores, além de problemas como mofo e goteiras.

É importante tomar cuidado logo no início dos problemas para evitar que se espalhem para outros cômodos e, quando for realizar uma reforma, é recomendável tomar medidas para evitar futuros retrabalhos. Consultar um profissional pode ajudar a identificar a necessidade de reforma e garantir um ambiente confortável e seguro.

engenharia e arquitetura reforma de casa
Imagem de zinkevych em Freepik

Veja Também: Vai construir ou reformar? Veja como fazer um orçamento de obra [passo a passo]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3. Patologias estruturais

Rachaduras aparentemente simples nas paredes podem indicar danos estruturais mais graves na casa, tornando importante buscar ajuda profissional ao invés de apenas cobrir o problema com produtos superficiais. Além disso, o item também menciona que paredes estufadas ou descascadas podem ser resultado de uma pintura mal feita e podem ser resolvidas com uma limpeza completa, aplicação de massa corrida, lixamento e repintura.

engenharia e arquitetura reforma de casa
Imagem de Freepik

4. Esquadrias com defeitos

O problema de janelas emperradas é comum em casas mais antigas e pode resultar em perda de isolamento e proteção. É recomendado investir em esquadrias novas com vidro duplo para melhorar o isolamento térmico e sonoro e garantir segurança e conforto para os moradores.

engenharia e arquitetura reforma de casa
Imagem de jcomp em Freepik

5. Acabamento ruim

É importante prestar atenção aos acabamentos da casa, como pisos, pinturas, louças, telhados e revestimentos, que naturalmente desgastam com o tempo e podem indicar a necessidade de uma reforma. A manutenção é sempre mais fácil e econômica do que a substituição desses acabamentos, por isso é importante repará-los assim que surgirem os primeiros sinais de desgaste, como pisos lascando, pinturas descascando ou com bolhas, e louças e revestimentos quebrados.

engenharia e arquitetura reforma de casa
Imagem de Freepik

Veja Também: Reforma da casa: dicas de pintura para materiais diversos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bônus | Insatisfação dos moradores

Há outras razões comuns para a necessidade de uma reforma de uma casa. A primeira é a necessidade de revitalizar a área externa, que pode estar sujeita a danos causados pela exposição aos elementos da natureza. Nesse caso, uma solução é criar um projeto de reforma para melhorar a aparência do ambiente externo.

A segunda razão é a necessidade de vender a casa; uma reforma geral pode tornar a casa mais apresentável e aumentar as chances de venda. Por fim, é possível que ocorra mudanças no estilo de vida dos moradores, como filhos saindo de casa, exigindo mudanças no imóvel para adaptar e renovar os ambientes.

engenharia e arquitetura reforma de casa
Imagem de rawpixel.com em Freepik

Veja Também:


Fontes: Santa Odila, Blog Geimper Reformas,

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo