O Gevora Hotel, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é atualmente considerado o hotel mais alto do mundo, de acordo com o Guinness Book. Com uma altura de 356,33 metros do nível do solo ao topo, o Gevora Hotel conquistou esse título em fevereiro de 2018.
Antes do Gevora Hotel, o JW Marriott Marquis Dubai detinha o recorde como o hotel mais alto do mundo, com uma altura de 355,35 metros. No entanto, o hotel chinês que ocupa apenas os andares do topo de um edifício de 632 metros e 128 andares não é considerado pelo Guinness como o "hotel mais alto do mundo", pois não é utilizado exclusivamente como hotel. Saiba mais neste texto do Engenharia 360!
Quais foram os desafios de engenharia Enfrentados durante a construção do Gevora Hotel?
O Gevora Hotel possui 75 andares, com quartos disponíveis até o 71º andar. Ao todo, o hotel oferece 528 quartos, variando entre 46 e 85 metros quadrados. Além das acomodações luxuosas, o hotel conta com diversas instalações, como um centro de negócios, sala de reuniões, spa, piscina panorâmica e restaurantes.
Durante a construção do Gevora Hotel, foram enfrentados desafios significativos relacionados à altura e à estabilidade estrutural. Para garantir a estabilidade do edifício, foram utilizadas técnicas avançadas de engenharia, como a incorporação de um núcleo central reforçado de concreto armado, que se estende por toda a altura do edifício. Essa estrutura fornece rigidez e resistência para suportar as cargas verticais e horizontais, incluindo ventos e sismos.
Além disso, foram aplicadas técnicas de análise estrutural avançadas, como a modelagem computacional por elementos finitos, para prever o comportamento da estrutura sob diferentes condições de carga. Materiais de construção duráveis, como concreto armado e aço, foram utilizados para suportar as cargas e fornecer resistência adicional à estrutura.
Veja Também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
7 Casas na Árvore incríveis que vão além da imaginação na Arquitetura e Engenharia
Conheça os 10 maiores shoppings do mundo em termos de Engenharia
Quais tecnologias inovadoras foram implementados no hotel mais alto do mundo?
O projeto do Gevora Hotel também incorporou tecnologias inovadoras para garantir eficiência energética, sustentabilidade e segurança. Foram implementados sistemas de economia de energia, como iluminação LED e sensores de movimento para controle de iluminação. O edifício possui isolamento térmico avançado, vidros de alta eficiência energética e sistemas de ventilação eficientes.
Considerações de segurança contra incêndios foram igualmente levadas em consideração, com a instalação de sistemas avançados de detecção e supressão de incêndios, rotas de evacuação seguras e amplas, escadas protegidas contra fogo e pressurização das escadas para evitar a propagação de fumaça.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em resumo, o Gevora Hotel se destaca como o hotel mais alto do mundo, sendo um marco de engenharia e construção, com soluções inovadoras para garantir a estabilidade, resistência, eficiência energética e segurança de um edifício dessa magnitude.
Veja Também:
Fontes: G1.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.