Engenharia 360

Conheça a horta inteligente que acelera o crescimento das plantas por meio de luz artificial

Engenharia 360
por Rafael Panteri
| 25/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023 2 min

Para solucionar a falta de luz para plantas em ambientes fechados, startup Brota lançou a “Horta Inteligente”

Conheça a horta inteligente que acelera o crescimento das plantas por meio de luz artificial

por Rafael Panteri | 25/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023

Para solucionar a falta de luz para plantas em ambientes fechados, startup Brota lançou a “Horta Inteligente”

Engenharia 360

Nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia, muitas pessoas passaram a se preocupar com a alimentação e a buscar hobbies para se distrair nos momentos de confinamento. Muitas dessas atividades se estenderam até os dias atuais e as startups enxergaram o momento como uma oportunidade para crescer. É o caso da Brota, uma empresa brasileira focada em hortas residenciais.

Para crescerem saudáveis e rapidamente, as plantas necessitam de água, nutrientes e luz. E para auxiliar o produtor residencial, esta startup desenvolveu um sistema especial para geração de plantas com iluminação automática e inteligente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagem do site da
Imagem do site da startup2_888pixels

O sistema inteligente da horta da Brota possui 16 horas de autonomia ininterruptas e o controle da quantidade e qualidade da luz que promete duas vezes mais eficiência no tempo de crescimento das plantas. Outro destaque do produto é a praticidade; por exemplo, o dono da horta não precisa buscar por pontos de luz natural na casa. A saber, uma pesquisa feita pela própria startup mostrou que a luz no ambiente é um grande desafio para o cultivo; 89% dos entrevistados que não obtiveram sucesso com o crescimento de suas plantas afirmaram que esse foi o fator determinante.

“Muitas vezes, vivemos em lugares nos quais a iluminação ambiente não é das melhores. Pensando nisso, desenvolvemos uma nova horta que permite plantar o que quiser e onde preferir sem se preocupar com o lugar da casa. Seja onde for, a partir de agora a planta estará com condições para crescer.” – Rodrigo Farina, CEO da Brota Company, em reportagem de Globo Rural.

Em vídeo no canal da Brota Company, é possível aprender a montar o dispositivo:

Fotossíntese

As plantas necessitam da luz do sol para realizar a fotossíntese. Assim como as algas e alguns procariontes, as plantas captam a luz solar, convertem-na em energia química e a utilizam para formar compostos orgânicos, baseados em água e dióxido de carbono. No entanto, muito sol pode desidratar a plantação e danificar suas folhas.

plantas - horta
Imagem reproduzida de Mundo Educação – UOL

Veja Também: Hectar Hydroponics: conheça esse projeto de horta vertical que pode ser reproduzido na sua casa

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: BrotaCompany, GloboRural.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo