Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Honda CR-V 2019: confira as novidades da nova versão e nossas impressões ao dirigir

Engenharia 360

4 min

POR Eduardo Slabocicor Cavalcanti 22/03/2019

O Engenharia 360 teve a oportunidade de testar o Honda CR-V 2019. Nossas impressões e tudo que você precisa saber sobre esse SUV estão neste texto. Confira!

+ Honda CR-V

O CR-V é um SUV de porte médio, da japonesa Honda, lançado em 1995. De lá para cá, ele evoluiu bastante e hoje, com um design imponente, está na quinta geração. Ele é desenvolvido na plataforma do Honda Civic.

+ Honda CR-V 2019

Motor e performance

A versão 2019 do Honda CR-V tem o motor 1.5 turbo 16V (gasolina) com 190cv com injeção direta, duplo comando de válvula variável com maior eficiência e menor emissão de poluentes. A transmissão automática CVT tem 7 velocidades e possui o sistema G-Shift para otimização de consumo e performance. Há também controle de tração e estabilidade integrados ao sistema de direção elétrica e assistente de partida em rampa.

O Honda CR-V 2019 possui sistema de tração integral com até 40% de torque nas rodas traseiras. Quando não é necessário, o eixo é desligado para ocorrer menor consumo de combustível. Uma novidade é a suspensão traseira multilink, que trouxe uma barra estabilizadora maior.

Design externo e interno

A nova versão está com um visual mais sofisticado e, ao mesmo tempo, mais robusto. Há faróis full LED (faróis alto, baixo, de neblina e luzes de rodagem diurna DRL), o que garante melhor iluminação. As lanternas traseiras também são em LED.

O Honda CR-V 2019 possui uma grade frontal com acabamento blackpiano e barras longitudinais no teto. O teto solar é de tamanho padrão e tem função 1 toque e anti-esmagamento com acionamento a chave.

Honda CR-V 2019
Imagem: @eduardocavalcanti

As dimensões do veículo são: altura de 1,667m, largura de 1,855m, comprimento de 4,591m e distância entre eixos de 2,660m. As rodas são em liga leve com aro 18”. Com relação ao anterior, as colunas D continuam com destaque, porém de forma mais suave.

Por dentro, há um amplo espaço interno e um acabamento refinado, com detalhes em imitação de madeira. O revestimento é soft-touch. Vale ressaltar que há luz de leitura dianteira individual e luz ambiente central e no porta-malas, controle ativo de ruído, porta-luvas com chave e iluminação, porta-óculos com espelho interno panorâmico acoplado, porta-objetos nas 4 portas, tomada de 12V e mais.

Honda CR-V 2019
Imagem: honda.com.br

No porta-malas cabem 522 litros. Com os bancos rebatidos, o espaço dobra e vai para 1084 litros. Ele possui abertura elétrica e sensor Hands-free, o qual é ativado pelo movimento dos pés abaixo do para-choque traseiro.

Honda CR-V 2019:
Imagem: honda.com.br

Tecnologia

No quesito tecnologia, o Honda CR-V 2019 conta com multimídia de 7”, com Apple Carplay e Android Auto, GPS, Bluetooth, câmera de marcha a ré, entrada HDMI, USB e P2, controles integrados ao volante e navegação intuitiva. Ainda, as principais informações do veículo são mostradas no Head Up Display (HUD), permitindo que o condutor não precise tirar os olhos da pista.

Honda CR-V 2019
Imagem: honda.com.br

A chave é inteligente, com sensor de presença para travar e destravar as portas. O ar-condicionado é digital dual zone com regulagem de temperaturas independentes para o motorista e passageiro dianteiro, além de saída de ar para o banco traseiro.

Honda CR-V 2019
Imagem: honda.com.br

Segurança

Há sistemas inteligentes que garantem melhor dirigibilidade e segurança, como o assistente de dirigibilidade ágil, que tem respostas mais precisas e maior estabilidade. O sistema LaneWatch, que consiste na câmera lateral no retrovisor, reduz pontos cegos, mostrando a faixa de rodagem da direita na tela multimídia. O SUV também possui sistema de monitoramento e atenção com alertas visuais, sonoros e vibrações no volante para alertar o motorista.

O Novo CR-V também tem 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), alarme de segurança com imobilizador ECU, farol de neblina, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (Antilock Brake System/Electronic Brake Distribution), aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro, e outros elementos de segurança. Há Freio de Estacionamento Eletrônico acionado com um toque e função Brake Hold, que mantém o carro parado até que o pedal do acelerador seja acionado.

Honda CR-V 2019
Imagem: honda.com.br

Preço

O preço médio do Honda CR-V 2019 é de R$189.000,00, um pouco mais elevado que os anteriores e com uma grande diferença para o Honda HR-V Touring. Não há previsão de uma versão mais barata ou de um modelo intermediário.

Nossas impressões

Com uma boa resposta do motor, a direção elétrica é leve e a suspensão é mais macia, mas não atrapalha a estabilidade. Inclusive, no quesito estabilidade, o Honda CR-V 2019 teve um bom desempenho, fazendo curvas confortáveis e seguras.

Embora seja confortável e com um bom desempenho e estabilidade, alguns elementos ainda ficaram de fora do Honda CR-V 2019, como o piloto automático adaptativo. A Honda considera implementar novos itens, mas isso depende do público do veículo.

VEJA TAMBÉM

9 Resultados
Engenharia 360 no 2019 Lisbon Investment Summit
E se uma máquina falasse por você? Tecnologia traduz sinais cerebrais em fala
O futuro com VR e AR: o que esperar dessas tecnologias?
Cataki: “Tinder de reciclagem” faz sucesso e muda a vida de vários brasileiros
Cientistas desenvolvem liga de ferro com eficiência energética
Depressão na Engenharia: é hora de falar sobre o assunto!
Quanto agrotóxico tem na sua água? Os números são assustadores!
Pesquisadores realizam a impressão 3D de coração a partir de tecido biológico
Como um jogo pode ajudar a reconstruir Notre Dame?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

9 Resultados
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post