Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Honda CR-V 2019: confira as novidades da nova versão e nossas impressões ao dirigir

Engenharia 360

4 min

POR Eduardo Slabocicor Cavalcanti 22/03/2019

O Engenharia 360 teve a oportunidade de testar o Honda CR-V 2019. Nossas impressões e tudo que você precisa saber sobre esse SUV estão neste texto. Confira!

+ Honda CR-V

O CR-V é um SUV de porte médio, da japonesa Honda, lançado em 1995. De lá para cá, ele evoluiu bastante e hoje, com um design imponente, está na quinta geração. Ele é desenvolvido na plataforma do Honda Civic.

+ Honda CR-V 2019

Motor e performance

A versão 2019 do Honda CR-V tem o motor 1.5 turbo 16V (gasolina) com 190cv com injeção direta, duplo comando de válvula variável com maior eficiência e menor emissão de poluentes. A transmissão automática CVT tem 7 velocidades e possui o sistema G-Shift para otimização de consumo e performance. Há também controle de tração e estabilidade integrados ao sistema de direção elétrica e assistente de partida em rampa.

O Honda CR-V 2019 possui sistema de tração integral com até 40% de torque nas rodas traseiras. Quando não é necessário, o eixo é desligado para ocorrer menor consumo de combustível. Uma novidade é a suspensão traseira multilink, que trouxe uma barra estabilizadora maior.

Design externo e interno

A nova versão está com um visual mais sofisticado e, ao mesmo tempo, mais robusto. Há faróis full LED (faróis alto, baixo, de neblina e luzes de rodagem diurna DRL), o que garante melhor iluminação. As lanternas traseiras também são em LED.

O Honda CR-V 2019 possui uma grade frontal com acabamento blackpiano e barras longitudinais no teto. O teto solar é de tamanho padrão e tem função 1 toque e anti-esmagamento com acionamento a chave.

Honda CR-V 2019
Imagem: @eduardocavalcanti

As dimensões do veículo são: altura de 1,667m, largura de 1,855m, comprimento de 4,591m e distância entre eixos de 2,660m. As rodas são em liga leve com aro 18”. Com relação ao anterior, as colunas D continuam com destaque, porém de forma mais suave.

Por dentro, há um amplo espaço interno e um acabamento refinado, com detalhes em imitação de madeira. O revestimento é soft-touch. Vale ressaltar que há luz de leitura dianteira individual e luz ambiente central e no porta-malas, controle ativo de ruído, porta-luvas com chave e iluminação, porta-óculos com espelho interno panorâmico acoplado, porta-objetos nas 4 portas, tomada de 12V e mais.

Honda CR-V 2019
Imagem: honda.com.br

No porta-malas cabem 522 litros. Com os bancos rebatidos, o espaço dobra e vai para 1084 litros. Ele possui abertura elétrica e sensor Hands-free, o qual é ativado pelo movimento dos pés abaixo do para-choque traseiro.

Honda CR-V 2019:
Imagem: honda.com.br

Tecnologia

No quesito tecnologia, o Honda CR-V 2019 conta com multimídia de 7”, com Apple Carplay e Android Auto, GPS, Bluetooth, câmera de marcha a ré, entrada HDMI, USB e P2, controles integrados ao volante e navegação intuitiva. Ainda, as principais informações do veículo são mostradas no Head Up Display (HUD), permitindo que o condutor não precise tirar os olhos da pista.

Honda CR-V 2019
Imagem: honda.com.br

A chave é inteligente, com sensor de presença para travar e destravar as portas. O ar-condicionado é digital dual zone com regulagem de temperaturas independentes para o motorista e passageiro dianteiro, além de saída de ar para o banco traseiro.

Honda CR-V 2019
Imagem: honda.com.br

Segurança

Há sistemas inteligentes que garantem melhor dirigibilidade e segurança, como o assistente de dirigibilidade ágil, que tem respostas mais precisas e maior estabilidade. O sistema LaneWatch, que consiste na câmera lateral no retrovisor, reduz pontos cegos, mostrando a faixa de rodagem da direita na tela multimídia. O SUV também possui sistema de monitoramento e atenção com alertas visuais, sonoros e vibrações no volante para alertar o motorista.

O Novo CR-V também tem 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), alarme de segurança com imobilizador ECU, farol de neblina, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (Antilock Brake System/Electronic Brake Distribution), aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro, e outros elementos de segurança. Há Freio de Estacionamento Eletrônico acionado com um toque e função Brake Hold, que mantém o carro parado até que o pedal do acelerador seja acionado.

Honda CR-V 2019
Imagem: honda.com.br

Preço

O preço médio do Honda CR-V 2019 é de R$189.000,00, um pouco mais elevado que os anteriores e com uma grande diferença para o Honda HR-V Touring. Não há previsão de uma versão mais barata ou de um modelo intermediário.

Nossas impressões

Com uma boa resposta do motor, a direção elétrica é leve e a suspensão é mais macia, mas não atrapalha a estabilidade. Inclusive, no quesito estabilidade, o Honda CR-V 2019 teve um bom desempenho, fazendo curvas confortáveis e seguras.

Embora seja confortável e com um bom desempenho e estabilidade, alguns elementos ainda ficaram de fora do Honda CR-V 2019, como o piloto automático adaptativo. A Honda considera implementar novos itens, mas isso depende do público do veículo.

VEJA TAMBÉM

20 Resultados
Será que vale a pena ser um(a) engenheiro(a)?
A gravidade é real? Entenda uma das forças fundamentais da natureza e na Engenharia
5 tendências que mostram o futuro da eficiência energética
The Ocean Clean Up System 001: um sistema de limpeza oceânica
5 maneiras como a IA mudará a construção civil
Missão MarCO: entenda como dois pequenos satélites foram essenciais para a NASA
O que leva uma mulher a desistir da carreira na Engenharia?
Confira a lista de Aplicativos para Engenharia de Abril de 2019
Como conseguir uma bolsa para fazer Engenharia Civil?
IA pode detectar doenças antes da manifestação dos sintomas
10 dicas e recursos gratuitos para quem quer programar em C e C++
11 situações que só quem é ou já foi calouro de engenharia entende
Honda CR-V 2019: confira as novidades da nova versão e nossas impressões ao dirigir
Afinal, Engenharia é Ciência?
A era do reconhecimento facial: estamos sendo escaneados?
O nome da faculdade pesa no currículo? Mito ou verdade?
5 motivos para você (e a sua empresa) conhecer Design Thinking
O desafio dos 10 anos é mesmo só uma brincadeira? Entenda a polêmica!
Sinal de internet para todos: já ouviu falar no Project Loon, da Google?
Como ganhar dinheiro durante a faculdade?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

20 Resultados
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post