Engenharia 360

O Homem voltar a pisar na Lua pode atrasar, entenda porquê

Engenharia 360
por Redação 360
| 20/07/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

O Homem voltar a pisar na Lua pode atrasar, entenda porquê

por Redação 360 | 20/07/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

O homem pisou na Lua pela primeira vez no ano de 1969, na famosa missão Apollo 11, que contou com a participação de Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. Depois disso, outras pessoas conseguiram o privilégio de viajar ao redor e até pisar nesse satélite natural. A última vez com a Apollo 17, em 1972.

Só que depois do Programa Apollo – com 11 missões tripuladas coordenadas pela NASA -, ninguém mais esteve na Lua. Ficou o sonho e a promessa de um dia voltarmos. E mais recentemente, quando se começava a especular irmos a Marte, o assunto voltou à tona. Porém, os especialistas alegam que os planos podem atrasar. Entenda o porquê no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

homem na Lua
Imagem reproduzida de BR Atsit

O Programa Artemis

Nos últimos anos, a Agência Espacial Americana selecionou 18 astronautas – incluindo mulheres – para serem os possíveis primeiros humanos a retornar à superfície lunar através do Programa Artemis, que visa também construir uma base permanente no satélite, abrindo caminho para a viagem a Marte. O mesmo era previsto para começar em 2024. Contudo, a questão da pandemia, guerra da Rússia-Ucrânia e recessão global podem atrasar esses planos. Ou seja, por hora, o futuro desse trabalho de exploração espacial está bem incerto!

homem na Lua
Imagem reproduzida de Olhar Digital

Previsão para volta à Lua

Em agosto de 2022, é para acontecer o lançamento da cápsula Orion pelo SLS. Embora a NASA diga que os testes estão concluídos, pode ser que a próxima etapa fique para mais tarde, pois a própria agência já alegou nas mídias que os custos disso, por hora, são “insustentáveis”.

Se tudo der certo, nos próximos três anos teremos a repetição da primeira viagem tripulada de sobrevoo no lado oculto da Lua e o desembarque de tripulação no polo Sul da Lua com a Starship da SpaceX. Por fim, em 2034, a instalação do Lunar Gateway – similar à Estação Espacial Internacional (ISS), em menor escala – para orbitar a Lua e a construção de uma base permanente com uma “plataforma habitável de mobilidade”.

A questão é que para realizar tudo isso, ainda é preciso desenvolver uma série de tecnologias inovadoras, como um módulo de pouso que será usado em conjunto com a espaçonave Orion e trajes especiais para os astronautas. Só que há falta de verbas. De fato, o foco das grandes nações neste momento é tentar resolver as questões mais urgentes da Terra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

homem na Lua
Imagem reproduzida de Rádio Pampa

Viagens tripuladas a Marte

O ser humano planejava pisar em Marte na década de 2030. Mas, com os últimos acontecimentos em nosso planeta, todo o cronograma pode ter ido água abaixo. Apesar disso, a NASA revisou recentemente os dados do ensaio e determinou que a campanha de reviões está completa, sim. Por exemplo, o teste de conduzir o abastecimento do foguete Space Launch System e da cápsula Orion, bem como várias outras simulações, está ocorrendo dentro do esperado.

Até onde se sabe, nenhuma outra revião majoritária será conduzida até possível lançamento, em agosto. Mas, na dúvida, a NASA também está mantendo cronogramas alternativos, que se estendiam o que era previsto para até 2030 ser para até 2034, com grandes lacunas. Qual a sua aposta? O que acha que vai acontecer nos próximos anos? Escreva para nós o que acha nos comentários!

homem na Lua
Imagem reproduzida de Cavok

Fontes: Olhar Digital, UOL, CanalTech.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo