Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

De volta à LUA! Núcleo do foguete SLS chega à Flórida para missão do Programa Artemis

por Clara Ribeiro | 07/06/2021

O núcleo do foguete SLS chegou à Flórida para realização de uma missão do Programa Artemis, que vai levar seres humanos novamente à Lua, entenda! Saiba+!

O núcleo do Foguete SLS chegou à Flórida para realização de uma missão do Programa Artemis, que visa levar seres humanos novamente para a Lua!

A base do Sistema de Lançamento Espacial – SLS, sigla em inglês – entrou no Centro Espacial John F. Kennedy no mês de abril de 2021.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Chegando ao local, o núcleo se juntou aos outros componentes do SLS, unindo todas as peças em um mesmo lugar. 

Quer saber mais sobre o Programa Artemis e como ele será desenvolvido? Acompanhe o artigo a seguir e fique ainda mais por dentro do assunto!

Nasa
Imagem extraída de Olhar Digital

Quais os próximos passos do Programa Artemis 

O núcleo irá passar por novos testes e verificações até se integrar aos propulsores auxiliares, que já estão presentes no local onde será montado. 

Posteriormente, a Espaçonave Orion se juntará a esse núcleo, tal qual outras peças fundamentais para o voo da Missão Artemis 1, com data para novembro de 2021.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A base foi construída pela Boeing e possui 64,6 metros de altura e 8,4 metros de diâmetro. Além disso, receberá cerca de 2,8 milhões de litros de hidrogênio líquido e oxigênio líquido. 

Nasa
Imagem extraída de
Revista Galileu – Globo

Veja Também: NASA anuncia planos de colocar painéis solares na Lua

Essa parte do núcleo do foguete também está equipado com 4 motores RS-25, junto com outras peças, o SLS e a espaçonave Orion terão quase 100 metros de altura. 

Ademais, ao montarem todas as peças, a NASA estuda levá-las até a plataforma de lançamento para a realização de testes, inclusive com contagem regressiva.

Depois dos testes, a espaçonave deve voltar para a garagem e esperar o dia do lançamento oficial do Foguete SLS

Nasa
Imagem extraída de Olhar Digital

A primeira missão do Programa Artemis não contará com tripulação. Dessa maneira, espera-se que somente em 2024 a missão tenha astronautas. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em tese, o foguete SLS conseguiria transportar 27 toneladas métricas de massa para o nosso satélite natural, a Lua, possuindo maior capacidade quando comparado a outros foguetes. 

A NASA escolheu a empresa SpaceX para criação de um módulo de pouso, que será utilizado para transportar os astronautas até a órbita da superfície lunar através do Programa Artemis. 

Mas quer saber qual o plano completo da NASA de retorno do homem à Lua? Então, assista ao vídeo a seguir!

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Programa Artemis? Escreva nos comentários!


Fontes: Olhar Digital.

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.