Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Gênio! Adolescente desenvolve app que resolve fórmulas matemáticas

por Lucie Ferreira | 12/04/2017
Copiado!

Amit Kalra era um adolescente comum de 16 anos que precisou ser transferido para outro colégio. Morador de San Francisco, na Califórnia (EUA), o jovem de família indiana foi colocado em uma escola na qual o conteúdo das aulas de matemática não eram novidade: ele já havia aprendido aquilo e sentiu que deveria voltar a estudar no antigo colégio.
Quando sua mãe finalmente o mandou de volta, o prejuízo já estava feito: nesse período, ele ficou atrasado e acabou perdendo o conteúdo. Imagine ficar para trás e chegar no meio das aulas de geometria e ficar sem entender muita coisa?
Sem querer gastar tempo para ficar em dia com a matéria, ele teve a ideia de criar um aplicativo que o ajudasse na lição de casa. E assim surgiu o 6284 Calc, um app que não se parece com nenhuma calculadora que você já viu: ele retira as suposições da álgebra, geometria e cálculo, permitindo a introdução de valores na fórmula. Como diz o slogan, “nunca mais memorize uma fórmula”.

O jovem Amit Kalra, criador do app 6284 Calc (Foto: Students In Tech)

Aprendendo a codificar

A genialidade do 6284 Calc está até no nome: os números representam a palavra M-A-T-H (matemática, em inglês) no teclado do telefone. Segundo Kalra, tudo o que estudantes em situação semelhante à enfrentada por ele têm que fazer é gastar cinco minutos por dia inserindo os valores no app.
A primeira ferramenta que o ajudou a criar o 6284 Calc foi o Google, que indicou um curso gratuito de programação virtual. Autodidata, o jovem aprendeu a codificar com um ebook – antes do aplicativo, ele havia criado um gerador de números aleatórios de loteria para o seu pai.

O adolescente aprendeu a codificar com um ebook que pesquisou no Google (Foto: ExamsWatch)

Do videogame ao app

Aos 12 anos de idade, Kalra era um aficionado pelo videogame Roblox, jogo online multiplayer que permite explorar um mundo virtual. Foi com esse game que ele aprendeu a construir seus próprios mundos e jogos. Após ler o ebook de codificação, ele passou seis meses criando a Parkour City, um grande espaço urbano dentro do Roblox que possibilita aos usuários saltar e fazer todo tipo de movimento. O resultado foi um sucesso.
O interesse por games levou Kalra a se interessar por codificação e criar o aplicativo que, inicialmente, era simplesmente para uso pessoal. O sucesso do 6284 Calc o ajudou a ganhar uma bolsa da Apple para a World Wide Developers Conference, realizada no ano passado. Nada mal para um adolescente que estava atrasado nos estudos.
O aplicativo pode ser baixado no iTunes gratuitamente. Aqui.

Vídeo

Confira o próprio Kalra falando sobre o aplicativo no vídeo a seguir:

Fonte: Business Insider, Galileu e ExamsWatch.

Copiado!

Comentários