Engenharia 360

O que é e como usar Vergalhão de Fibra de Vidro em Obras de Engenharia?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 18/04/2024 4 min
Imagem de Vergalhão Boa Fibra reproduzida de Casa e Jardim

O que é e como usar Vergalhão de Fibra de Vidro em Obras de Engenharia?

por Simone Tagliani | 18/04/2024
Imagem de Vergalhão Boa Fibra reproduzida de Casa e Jardim
Engenharia 360

A Engenharia Civil está sempre em busca de novos materiais de construção. Uma alternativa que se mostrou bastante promissora recentemente para substituir o tradicional vergalhão de aço é o vergalhão de fibra de vidro. Ele é pouco utilizado no Brasil, mas oferece vantagens para vários tipos de obras. Neste artigo do Engenharia 360, vamos explorar o que é esse vergalhão e como pode ser aplicado pela engenharia. Confira!

O que é vergalhão de fibra de vidro?

O vergalhão de fibra de vidro é um material compósito, feito a partir de polímeros e filamentos finos de vidro. Tal combinação confere a ele muita resistência, tanto mecânica quanto à corrosão. Inclusive, estima-se que sua durabilidade pode chegar até oito décadas, ou seja, quase um século. Para completar, exige pouca manutenção ao longo de sua vida útil. E a lista de vantagens não para por aí!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

"O aço estrutural especial Classe CA (Concreto Armado) é dominante. Mas, hoje, o mercado nacional e internacional dispõe de produtos alternativos para o uso em estruturas de concreto, como os polímeros estruturados com fibra de vidro, carbono e aramida." - Affonso Pappalardo Jr, professor da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em reportagem de Casa e Jardim.

Vergalhão de Fibra de Vidro
Imagem reproduzida de Stratus
Vergalhão de Fibra de Vidro
Imagem de Vergalhão Boa Fibra reproduzida de Casa e Jardim

Veja Também: Tipos de Aço na Construção Civil

Quais as vantagens do vergalhão de fibra de vidro?

O vergalhão de fibra de vidro se destaca em relação ao vergalhão tradicional por apresentar as seguintes vantagens:

  • Leveza: Pode pesar até 70% menos que o aço, facilitando seu transporte e manuseio, reduzindo custos, otimizando o tempo de obra, e sendo ideal para estruturas que exigem redução de peso sem comprometimento de resistência.
  • Flexibilidade: Pode ser moldado facilmente em diferentes formas, adaptando-se a diversos projetos arquitetônicos.
  • Durabilidade: Com vida útil longa, livre de rachaduras e deterioração.
  • Imunidade: Diferente do aço, resiste de tal forma à corrosão que se torna ideal para ambientes costeiros e marítimos.
  • Economia: Pode ter seu uso otimizado, fazendo reduzir desperdícios na obra - uma economia de até 25%.
  • Flexibilidade: Reduz o risco de trincas e rachaduras, especialmente em estruturas sujeitas a movimentações e cargas.
  • Sustentabilidade: Pode ser reciclado e, em sua produção, impactar menos o meio ambiente em comparação ao aço, o que contribui para construções mais sustentáveis em consonância com as práticas ecológicas.
Vergalhão de Fibra de Vidro
Imagem de Vergalhão Boa Fibra reproduzida de Casa e Jardim
Vergalhão de Fibra de Vidro
Imagem reproduzida de Fama Fiberglass

Vale destacar que um vergalhão de aço de 8 mm e 12 metros pesa apenas 0,96 kg. Além disso, para bitolas de até 12 mm, o material é fornecido em rolos. Para bitolas maiores do que 12 mm, o vergalhão é produzido e entregue em barras sob medida conforme a solicitação do cliente, minimizando o desperdício de material.

Veja Também: Conheça TODOS os benefícios do aço para construção civil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Infelizmente, apesar das inúmeras vantagens, o vergalhão de fibra de vidro possui algumas limitações. Por exemplo, sua elasticidade inferior ao aço pode resultar em deformações sob cargas elevadas, e o material pode perder propriedades em altas temperaturas.

"É necessário cuidado no uso de vergalhões de vidro em elementos de concreto armado sujeitos a altas temperaturas, como no caso de estruturas em situação de incêndio. Os vergalhões de aço estrutural têm suas resistências mecânicas praticamente inalteradas até temperaturas próximas de 400 graus Celsius" - Affonso Pappalardo Jr.

Quais as aplicações do vergalhão de fibra de vidro na engenharia?

Como dissemos no início deste texto, o vergalhão de fibra de vidro pode ser utilizado em diversos tipos de obras. Suas características beneficiam a construção em áreas de ambientes agressivos. Por isso, podemos considerá-lo para projetos residenciais, comerciais e até mesmo industriais. Eis alguns exemplos:

  • Obras de infraestrutura: Em grandes pontes, rodovias, viadutos e túneis, reduzindo o peso da estrutura e aumentando a resistência do concreto.
Vergalhão de Fibra de Vidro
Imagem reproduzida de Composite Group
Vergalhão de Fibra de Vidro
Imagem reproduzida de Composite Group Brazil
  • Edificações: Oferecendo resistência, durabilidade e economia, sendo aplicado do piso, contrapiso à laje, sem rachaduras ou fissuras, mesmo sem obras à beira-mar.
Vergalhão de Fibra de Vidro
Imagem reproduzida de Composite Group
  • Indústria química: Opção segura e eficiente para construções que requerem resistência à corrosão e condutividade térmica controlada, sendo ideal para o reforço de estruturas em ambientes com alto risco de incêndio.

Enfim, o vergalhão de fibra de vidro é uma alternativa muito vantajosa para obras de Engenharia Civil. Mas é claro que seu uso exige um planejamento cuidadoso e acompanhamento profissional especializado, para garantir sua correta aplicação e o máximo aproveitamento de suas vantagens.

Compreender as potencialidades deste material é essencial para explorar novas possibilidades na construção e promover o avanço da engenharia estrutural. E quanto mais as pesquisas na área avançarem, mais o potencial do vergalhão de fibra de vidro será reconhecido, passando a se tornar uma opção essencial para obras mais resistentes, duráveis, econômicas e sustentáveis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Revista Casa e Jardim.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo