As fronteiras foram estabelecidas para separar territórios que, em grande parte, possuem características distintas. Quando não são demarcadas por meios naturais, como rios, matas, montanhas ou estradas, a engenharia intervém para criar linhas que simbolizam o início e o fim do espaço de cada nação. Isso geralmente ocorre entre países com diferenças culturais significativas ou com históricos de comunicação limitada.
Uma fronteira reflete muito sobre o governo de uma nação e tem como objetivo principal evitar invasões, ataques terroristas e imigração ilegal. Mesmo entre países com relações amistosas, há estruturas fronteiriças que chamam a atenção. Acompanhe o texto a seguir, do Engenharia 360, para aprender mais!
1. Coreia do Norte e Coreia do Sul
Considerada uma das demarcações mais tensas do mundo, a fronteira entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é o único local onde as forças armadas das nações rivais podem ficar face a face sem conflitos diretos. Ambas as áreas são altamente militarizadas para evitar comunicação e imigração ilegal.
2. Estados Unidos e México
Situação semelhante ocorre na divisão territorial entre os Estados Unidos e o México. Todas as zonas são vigiadas e cercadas com intensa segurança para impedir que mexicanos entrem no país em busca de melhores condições de vida. Anualmente, milhares de latinos são presos ou acabam morrendo tentando alcançar terras norte-americanas. Na foto, é possível ver a desigualdade entre os dois países (México à esquerda e Estados Unidos à direita).
3. Bélgica e Holanda
A fronteira entre a Bélgica e a Holanda é peculiar. Uma linha no meio de uma cidade demarca o espaço de cada nação. É possível visitar um bar holandês, dar alguns passos e chegar à Bélgica. Curiosamente, há casas que se dividem entre os dois países.
4. Áustria, Hungria e Eslováquia
Entre a Áustria, Hungria e Eslováquia, os engenheiros optaram por uma solução simples: uma mesa com bancos foi instalada para que as pessoas possam identificar em qual país estão.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
5. Ucrânia e Polônia
Na fronteira entre a Ucrânia e a Polônia, são realizados desenhos artísticos gigantes anualmente para um festival local, tornando a paisagem ainda mais bonita e única.
Bônus | As fronteiras dos novos tempos
Israel e Gaza
A Faixa de Gaza é um território palestino que faz fronteira com Israel ao leste e nordeste, e com o Egito ao sul e sudoeste. Com aproximadamente 41 km de extensão e até 12 km de largura, possui uma área de 365 km².
Historicamente, a Faixa de Gaza adquiriu suas fronteiras atuais com o fim dos combates da guerra de 1948, confirmado pelo Acordo de Armistício entre Israel e Egito em 24 de fevereiro de 1949.
Em maio de 2024, Israel assumiu o controle total do corredor estratégico da Filadélfia, uma fronteira de 14 quilômetros entre a Faixa de Gaza e o Egito, intensificando sua presença na região.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ucrânia e Rússia
A fronteira entre a Rússia e a Ucrânia estende-se por 2.245,8 km, limitando o nordeste e leste da Ucrânia e o sudoeste da Rússia. Sua parte terrestre começa na tríplice fronteira dos dois países com a Bielorrússia e termina na costa norte do mar de Azov.
As relações entre Rússia e Ucrânia têm sido marcadas por tensões significativas, especialmente após a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 e os conflitos subsequentes na região de Donbass. Em agosto de 2024, a Ucrânia realizou uma incursão na região de Kursk, dentro do território russo, evidenciando as fragilidades na fronteira russa.
Esses exemplos ilustram como as fronteiras podem ser pontos de tensão ou cooperação, refletindo as complexas relações entre nações e a importância de uma gestão cuidadosa e diplomática dessas linhas que dividem territórios e povos.
Veja Também: Muros que separam Grécia-Turquia e EUA-México
Fontes: Wikipédia, Euronews, R7.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.