Engenharia 360

Crise humanitária e os grandes muros que separam Grécia-Turquia e EUA-México

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/09/2021 | Atualizado em 12/05/2022 4 min

Crise humanitária e os grandes muros que separam Grécia-Turquia e EUA-México

por Redação 360 | 06/09/2021 | Atualizado em 12/05/2022

Imagina viver de um lado do muro onde há fome e terror diário e ver que, do outro lado, a "grama do vizinho é mais verde". O que faria? Migraria?

Se já não bastasse a guerra que o mundo todo está travando contra um inimigo invisível, o Covid-19, infelizmente outros conflitos insistem em tirar a paz da humanidade. Neste momento, mais uma vez o povo do Afeganistão sofre e se desespera com a incerteza do futuro. Como todos nós vimos, através de imagens publicadas pelas diversas agências de notícias, as pessoas tentaram sair do país a qualquer preço. Foram cenas lamentáveis que jamais esqueceremos! E agora assistir, de longe, mais uma terrível onda migratória, com pessoas de lados opostos a um muro vivendo realidades completamente distintas. Veja a seguir!

imigração
Imagem reproduzida de O Povo

A crise migratória

Décadas de guerras fizeram essa zona do planeta virar a mais perigosa do mundo. Por causa disso, muitos povos se tornaram refugiados em busca de asilo político em regiões vizinhas. E houve, embora sem muito sucesso, um grande esforço da comunidade internacional de reconstruir o Afeganistão e dar esperança a esse povo tão sofrido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Depois da recente retirada das tropas americanas do país, além dos ataques do grupo terrorista Estado Islâmico na capital Cabul, a onda migratória se tornou assustadora. Países vizinhos começam a temer as consequências, prevendo algo igual ou pior do que ocorreu em 2015, quando milhares de pessoas, fugindo da guerra e da pobreza no Oriente Médio, cruzaram a fronteira da Turquia para a União Europeia.

Os mapas a seguir nos fazem entender a posição do Afeganistão dentro do território do Oriente Médio:

imigração
Imagem reproduzida de Instituto Humanitas Unisinos
imigração
Imagem reproduzida de Correio Braziliense

O muro de proteção criado pela Grécia

A Grécia, país do sudeste da Europa, faz fronteira com a Turquia a nordeste. Em 2015, os refugiados vindos do Oriente Médio cruzaram a Turquia em direção ao país para entrar na Europa. Os gregos, que já estavam sofrendo uma grave crise econômica, tiveram sua situação agravada com a chegada dos migrantes ilegais. Muitos seguiram viagem, como era o desejado, mas em torno de 60 mil nunca mais saíram da região.

imigração
Imagem reproduzida de BBC
Imagem reproduzida de G1 Globo
Imagem reproduzida de Gazeta do Povo

Com receio de que a Turquia abra novamente a fronteira para “facilitar” a passagem de migrantes oriundos do Afeganistão, que devem querer viajar rumo à União Europeia, o governo da Grécia decidiu construir um muro de 40 quilômetros na divisa com o país. Em nota à imprensa, o ministro da proteção ao cidadão da Grécia, Michalis Chrisochoidis, disse que o país não pode esperar pelo possível impacto, e que suas fronteiras permanecerão invioláveis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagem reproduzida de Folha UOL
Imagem reproduzida de Folha – UOL

E é óbvio que nós não podemos tirar a razão de um país que quer defender seu povo e seus interesses. Mas e quem vai defender o povo afegão que não sabe para onde ir e como ir? Um povo que vê no futuro apenas mais miséria e mais sofrimento!

O muro que divide Estados Unidos do México

Imagem reproduzida de Gazeta do Povo
Imagem reproduzida de Gazeta do Povo

O muro que divide os países Estados Unidos e México tem a mesma finalidade, impedir a entrada de migrantes ilegais. Neste caso, as razões são puramente econômicas, já que os mexicanos tentam cruzar a fronteira apenas em busca de melhores condições de vida, atrás do chamado ”sonho americano”. Contudo, o muro é alvo de duras críticas, já que, no ano em que iniciou sua construção, ambos os países assinaram um tratado de livre comércio, chamado NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio). A saber, um país que faz parte do tratado é o Canadá, mas entre EUA e Canadá não há muro.

A estrutura entre EUA e México de aproximadamente 1.130 quilômetros, cerca de um terço da fronteira entre os países –  bem maior que o muro da Grécia-Turquia. Mesmo com esta divisão, todos os dias, muitos mexicanos tentam atravessar a fronteira, burlando os limites e restrições impostas pelo país vizinho. E vários especialistas afirmam que esse é um exemplo de “dois pesos e duas medidas”, já que algumas empresas americanas instalaram suas indústrias em solo mexicano, empregando a população local, oferecendo baixos salários e condições precárias de trabalho.

E você, o que acha desses dois casos de muros em divisas geográficas? Como enxerga essa crise humanitária que o mundo vive hoje? Escreva nos comentários!

Veja Também:

Arquitetura Hostil: o que é e o que ela tem provocado de ruim na sociedade brasileira

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

6 mudanças necessárias para que a arquitetura amenize a desigualdade nas cidades


Fontes: Época Negócios, UOL, Revista Fórum.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.