Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

A filosofia lean manufacturing na indústria de Petróleo e Gás

por Luccas Costa | 07/02/2017
Copiado!

A crise que assola o mercado de Petróleo e Gás nestes últimos anos tem obrigado as empresas dos segmentos a se readequarem para atender as exigências deste novo cenário. Lembro-me de que quando entrei neste mercado de trabalho só ouvia as seguintes expressões: “…as empresas não se importam em pagar o que for para terem o que precisam”; “…o mercado é muito rico para se preocupar com os desperdícios…”; e entre outras neste mesmo perfil.

Fonte: Portal Brasil.


Agora, tudo isso mudou! Preocupações com superprodução, transporte excessivo, defeitos, esperas, produtividade, entre outras, tem tirado o sono dos gestores destas empresas. E você saberia dizer qual tem sido a solução destas empresas para superarem a crise e tudo o que está em torno dela?
Sim, isso mesmo! Assim como você leu no título deste artigo, a filosofia Lean Manufacturing tem proporcionado um novo suspiro para estas empresas. Cada vez mais, a utilização de suas ferramentas tem gerado grandes resultados e otimização de processos além de reduções significativas de desperdícios (na filosofia Lean, existem 7 desperdícios básicos: Retrabalho, Espera, Superprodução, Estoque, Excesso de processamento, Transporte excessivo e Movimentação desnecessária – e um oitavo que também merece nossa atenção, o desperdício de capital intelectual). Cada vez mais, os profissionais que tem domínio nesta filosofia têm ganhado espaço no mercado de Petróleo e Gás, portando fique de olho e capacite-se!
 

Fonte: AUCTUS.

De origem japonesa, a Lean Manufacturing nasceu no Sistema Toytota de Produção e foi amplamente difundida no mercado automotivo. Entretanto, devido a comprovação dos seus benefícios no que tange a competitividade, redução de lead time, qualidade e custo, fez com que ela fosse adotada em outros segmentos, como o da saúde, por exemplo.

Mas aproveito para deixar aqui o meu alerta também. Como o próprio nome diz, trata-se de uma filosofia e para implementá-la é necessário tempo e disposição de todos, bem como o apoio da liderança, já que estamos falando de uma mudança de cultura que abrange a todos dentro da empresa. Você irá precisar se dedicar e estudar, mas com certeza irá colher os frutos desta implementação. Portanto, se você está neste mercado, assim como eu, não feche os olhos para esta oportunidade. Lembre-se: você não precisa sair da sua zona de conforto e sim ampliá-la.

Copiado!

Matérias Relacionadas

Conheça os 39 tipos de engenharia que existem!

por Larissa Fereguetti | 29/03/2019

O que é a IV Geração de reatores nucleares?

por Colaboradores BDE | 07/02/2018

BDE Explica: como é feita a prospecção de petróleo?

por Marcus Vinícius de Oliveira Correia | 20/11/2015

O trabalho em plataforma de petróleo

por Colaboradores BDE | 25/06/2014

Comentários