Que estamos passando por um momento de Aquecimento Global, não é mais novidade! E também sabemos que, por isso, somado a outros fatores, como a emissão de gases poluentes na atmosfera, a temperatura dos pólos do nosso planeta está aumentando, consequentemente o degelo das placas e o aumento do nível das águas. Pois, por conta disso, a NASA ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos resolveu lançar, em 2021, uma nova ferramenta online; a ideia é ir monitorando essa mudança de nível do mar.
Qual o objetivo da NASA com o aplicativo?
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - organização científico-política no âmbito das Nações Unidas - fornece, todos os anos, desde 1988, avaliações em escala global do clima da Terra. E seus últimos pareceres não foram nada agradáveis!
Conforme as suas últimas análises, estamos passando por um severo momento de transformação de temperaturas, cobertura de gelo, emissões de gases de efeito estufa e as variações do nível do mar em todo o planeta. Dados mais concretos, numa dimensão gráfica, foram obtidos através de base de dados de satélite, de instrumentos de solo e simulações em computador. E até para educar e conscientizar as pessoas da realidade, tudo isso está cada dia com acesso mais facilitado para o público geral.
A intenção da NASA, com o seu novo aplicativo, é dar auxílio a essas divulgações, ou seja, facilitar o processo de leitura e entendimento dos relatórios do IPCC. Mas o foco, nesse caso, é demonstrar como essas mudanças climáticas já estão afetando áreas densamente povoadas do nosso planeta!
Quais as vantagens desse novo sistema?
Como será o mundo nos próximos anos? Será que temos como saber? Sim, temos como prever muita coisa já!
O aplicativo da NASA, como dito antes, vai fornecer uma visualização facilitada das projeções dos relatórios do IPCC. Além disso, vai trabalhar diferentes variáveis, que envolvem mudanças no cenário socioeconômico das nações e as emissões de gases do efeito estufa. Na prática, ele já foi utilizado no Sexto Relatório de Avaliação do IPCC e poderá ser utilizado num momento de revisão do Acordo de Paris, por exemplo.
LEIA MAIS
Como funcionará a ferramenta?
De acordo com especialistas, a ferramenta da NASA está sendo desenvolvida visando facilitar o acesso do público a esses dados em diferentes esferas. A ideia é que todas as sociedades possam, AGORA, planejar e tentar diminuir os efeitos das mudanças climáticas! Para isso, conta com recursos de interatividade, que permitem aos usuários clicar em qualquer lugar do oceano global e na costa e escolher o ano a ser monitorado entre as décadas de 2020 e 2150.
Clicando em determinado ponto, logo será mostrado dados do aumento médio para aquela área. Para obter dados mais detalhados, é só clicar em “full projection”. E, em seguida, o usuário é redirecionado para outra página, onde é possível navegar pelos diferentes cenários - aumentos ou reduções significativas nas emissões.
Se você tiver interesse em conhecer o aplicativo da NASA, basta clicar aqui!
Fontes: Ambiente Brasil, Olhar Digital.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.