Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Terceiro foguete em duas semanas: SpaceX se prepara para nova entrega do projeto Starlink

Engenharia 360
por Kamila Jessie
| 12/06/2020 2 min

Terceiro foguete em duas semanas: SpaceX se prepara para nova entrega do projeto Starlink

por Kamila Jessie | 12/06/2020
Copiado!

O primeiro lançamento tripulado da SpaceX, na missão Demo-2, realmente trouxe mais atenção para a spacetech do controverso Elon Musk. Todo mundo está prestando mais atenção nas idas e vindas do Falcon 9, que além dos astronautas da NASA Doug Hurley e Bob Behnken, é um foguete viajado, e tem sido empregado massivamente nas missões de entrega de satélites Starlink.

Se tudo correr como planejado, um SpaceX Falcon 9 decolará da Flórida neste sábado, apenas duas semanas depois que outro foguete da empresa lançou a cápsula Crew Dragon tripulada. Lembrando da popularidade do aproveitamento de foguetes, vale mencionar que o primeiro estágio do Falcon 9 que será usado já voou duas vezes, sendo ambas em missões de reabastecimento de carga para a Estação Espacial Internacional.

Retorno de booster do Falcon 9 em missão anterior. Foto: SpaceX via Twitter.
Retorno de booster do Falcon 9 em missão anterior. Foto: SpaceX via Twitter.

A missão desta vez é compartilhar o passeio Starlink, levando 58 de seus próprios satélites de banda larga junto com três naves espaciais de observação da Terra para o Planet Labs. Abrir espaço para o compartilhamento de passeio significa que este será o primeiro lote de satélites Starlink a incluir menos de 60, número de satélites entregues nas bateladas até agora.

Esse negócio de Starlink não é novidade e vem despertando muita controvérsia, principalmente da comunidade de astronomia, que relata a poluição do céu noturno. Você pode ler aqui sobre essas megaconstelações, cujos números impressionam. A próxima missão de entrega destes satélites vai elevar o número a mais de 500 em órbita baixa na Terra. A frota SkySat, por sua vez, vai para 18 e tem o objetivo de ajudar o Planet Labs a desenvolver imagens da superfície da Terra.

A SpaceX disse no Twitter que o lançamento ocorrerá no sábado às 2:21 da manhã PDT (6:21 da manhã, horário de Brasília). Como de costume, haverá streaming no site da SpaceX.

O que você acha desses lançamentos da SpaceX? Conta para a gente nos comentários!

Fonte: CNET.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários