Nós já falamos, várias vezes, que lugar de mulher é na Engenharia, sim! Nesse sentido, algumas mulheres optam por ir além e resolvem também nadar nas águas um tanto turbulentas do empreendedorismo, encarando o mercado sem medo. Para te inspirar, nós separamos alguns exemplos de engenheiras empreendedoras. Confira!
Exemplos de engenheiras empreendedoras:
Debbie Sterling
Debbie Sterling apaixonou-se pela Engenharia logo cedo. Formada em Stanford em Engenharia Mecânica, ela ficou chocada com o pequeno número de mulheres no curso. Por isso, decidiu fazer algo para despertar o interesse das meninas por STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Foi assim que surgiu a GoldieBlox, uma empresa que cria brinquedos, livros e mais para inspirar a próxima geração de engenheiras e que quebrou o padrão de apenas bonecas nos corredores de lojas de brinquedo voltados para meninas.
Susie Diamond
Susie Diamond passou dez anos trabalhando em uma consultoria para construtoras. Porém, depois de um tempo, ela viu sua visa estagnar. Foi então que resolveu fundar a Inkking LPP, sua própria consultoria.
Para ela, ter sua própria empresa foi um tanto libertador. Agora, Susan consegue organizar a vida de acordo com seus próprios horários (e não com os que lhe eram impostos antes). Susie Diamond também destaca o fato de que as mulheres estão desaparecendo da Engenharia, principalmente dos cargos mais elevados. Ainda, ela afirma que demorou para encontrar seu próprio caminho, mas que felizmente acredita que está no caminho certo.
Katie Anderson
Katie Anderson é uma engenheira do Texas que resolveu fazer sua parte para salvar a água do planeta. Foi então que ela fundou a Save Water Co. Com seu espírito empreendedor, entrou para a lista da Fobes dos 30 Under 30 e também já conta com uma premiação da Cartier Women’s Initiative.
A ideia se expandiu rápido e chegou aos milhares de clientes. Ao todo, com a orientação da Save Water Co, eles reduziram cerca de 35% do consumo de água e economizaram, por mês, aproximadamente 30 milhões de litros de água.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Trupti Jain
A cultura da Índia tem uma desigualdade de gênero bem óbvia. Isso impede o reconhecimento de pequenas agricultoras como proprietárias de terras, o que as leva a uma situação de pobreza. Para vencer essa dificuldade, a engenheira indiana Trupti Jain criou o Bhungroo, um sistema de tratamento e armazenamento de água da chuva que foi ensinado às moradoras da zona rural para salvar a produção em períodos de seca.
O resultado foi incrível: mais de 3 mil mulheres capacitadas que tiveram a oportunidade de alcançar a independência financeira e sair da situação de pobreza. Um grande exemplo de Engenharia Humanitária!
Fontes: Wave; Engineering Because; Marie Claire.
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.