A indústria da construção civil está sempre trabalhando em busca de novas soluções - preferencialmente que combinem eficiência, economia, agilidade e sustentabilidade. Neste contexto, se destaca o modelo de construção a seco, que, diferentemente das técnicas tradicionais (com tijolos, argamassa e concreto), se vale de elementos pré-fabricados. O mesmo tem conquistado cada vez mais adeptos. Falamos sobre a sua aplicação na Engenharia Civil neste texto do Engenharia 360. Acompanhe!
Principais técnicas de construção a seco
Existem diversas soluções de construção a seco empregadas pela Engenharia Civil. Antes de tudo, vale destacar que a escolha da técnica ideal dependerá das necessidades específicas do projeto, considerando fatores diversos, como orçamento, prazo de execução, requisitos de isolamento e estética desejada. Confira algumas opções:
Placas de gesso
Também conhecidas como drywall. São bastante populares, usadas para a construção de paredes, forros e divisórias montadas sobre uma estrutura de aço - perfis metálicos. Podem receber vários acabamentos, como pintura, papel de parede e revestimentos cerâmicos.
Veja Também: Transforme sua casa com drywall! Dicas infalíveis para construir ou reformar
Parede dupla de concreto
Sistema composto por duas paredes de concreto pré-fabricadas, interligadas por uma armadura em treliça e muito rápidas de montar, sem a necessidade de fôrmas e escoras. Oferece alta resistência estrutural e excelente isolamento acústico. Ideal para projetos como de edifícios comerciais e indústrias.
Veja Também: Lightwall: Conheça o Sistema Construtivo em Painéis de Concreto Leve
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Steel Frame
Sistema de construção baseado em perfis de aço galvanizado, rápido de montar e podendo ser combinado a vários revestimentos, como painéis de madeira e placas cimentícias. Proporciona alta resistência e flexibilidade, permitindo a criação de vãos livres amplos.
Painéis EPS
EPS quer dizer 'poliestireno expandido'. Este material pode ser moldado sobre telas ou estruturas de aço; também receber revestimentos como gesso acartonado e placas cimentícias. É excelente para fazer isolamento, resistindo ainda à umidade e mofo. Geralmente utilizado para composição de paredes externas, câmaras frigoríficas e ambientes que exigem alto isolamento.
Vantagens da construção a seco
- Rapidez na execução: A utilização de elementos pré-fabricados em um ambiente controlado permite uma redução no tempo de obra em até 70% menos, a ausência de processos de cura - como no caso do concreto - acelera ainda mais o cronograma.
- Sustentabilidade: A construção a seco consome menos água, desperdiça menos materiais e gera menos resíduos sólidos, tornando-se mais amigável ao meio ambiente. Sem contar que os materiais utilizados, como o aço galvanizado, gesso e os painéis de poliestireno expandido, podem ser reciclados com facilidade, contribuindo para a economia circula e preservação de recursos.
- Economia: Além de usar menos recursos e ser de rápida execução, a construção a seco precisa de menos mão de obra e aluguel de equipamentos. Assim, com menos gastos, pode ficar mais fácil viabilizar o empreendimento.
- Leveza: Os elementos utilizados nesse modelo de Engenharia Civil permite a construção de edifícios mais altos sem comprometer a estrutura, otimizando o uso do terreno.
- Versatilidade e flexibilidade: Por fim, outra vantagem da construção a seco é a possibilidade de personalização dos projetos - com ambientes em diferentes layouts e funcionalidades -, que também facilita a realização de futuras modificações e manutenções.
Aplicações da construção a seco na Engenharia Civil
Basicamente a construção a seco pode ser aplicada em três segmentos da Engenharia Civil. Primeiro edifícios residenciais, especialmente para áreas urbanas, com pouca disponibilidade de terrenos, onde a verticalização é a melhor saída para atender à demanda por moradias; os elementos pré-fabricados atendem bem às necessidades e preferências dos moradores, garantindo ambientes mais acolhedores e personalizados.
Depois tem os edifícios comerciais, construídos rapidamente, recebendo facilmente seus sistemas elétrico e hidráulico, oferecendo a possibilidade de começo das operações das empresas em tempo recorde; dá para fazer lojas, escritórios, e outros tipos de estabelecimentos. E, por último, edifícios industriais, como fábricas, galpões e outras estruturas para armazenamento sem ter pilates internos que possam atrapalhar as atividades.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Claro que, a depender do projeto de arquitetura e engenharia, é possível utilizar o modelo de construção a seco para erguer outros tipos de edifícios. Por exemplo, instituições de ensino, hospitais, centros de eventos, centros esportivos, etc.
Desafios e mitos de mercado
Apesar de tantas vantagens, a construção a seco ainda é pouco explorada no Brasil. Isso porque ainda há falta de conhecimento e familiaridade dos profissionais com alguns materiais e técnicas de engenharia. Muitos clientes ainda não estão convencidos da resistência e durabilidade das estruturas assim executadas, apesar das inúmeras publicações de sites e blogs quanto à resistência, durabilidade e segurança.
A esperança do mercado é que, com a demanda por práticas mais eco-friendly e pela otimização do tempo e dos recursos na construção, a construção a seco torne-se uma tendência mais requisitada.
É importante destacar que, quando bem executada, uma obra a seco pode apresentar as melhores qualidades, como suportar as cargas e exigências do uso diário. Engenheiros, arquitetos e construtoras que possuem expertise nessa técnica podem garantir resultados superiores e minimizar possíveis contratempos. E como sempre, a escolha dos materiais adequados, o planejamento detalhado da obra e a supervisão cuidadosa em todas as etapas são fatores cruciais para o sucesso de qualquer projeto!
Veja Também:
Fontes: Mobuss Construção, Thórus, Fast Drywall e Steel Frame.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.