A cidade de Ithaca, localizada no Estado de Nova York, nos Estados Unidos, tem uma população de aproximadamente 30 mil habitantes. Ela foi fundada em 1790 e possui muitas edificações antigas que ainda recorrem a aquecedores e fornos movidos a gás ou carvão. Mas por que citamos esta localidade? Pois, recentemente, ela se tornou um bom exemplo na luta contra a crise climática! Saiba mais no texto a seguir!
O Acordo Verde de Ithaca
Fred Schoeps, dono de um edifício no centro da cidade construído há mais de 150 anos, resolveu acabar com a dependência de combustíveis fósseis. Durante três anos, ele reformou três apartamentos e uma lojinha no térreo. A transformação incluiu a instalação de janelas e isolamento energeticamente eficientes, novos eletrodomésticos totalmente elétricos, substituição dos sistemas de aquecimento e refrigeração. Porém, esse é só um exemplo de caso! Tem muito mais nesta história!
A A cidade de Ithaca, como um todo, resolveu oferecer sua parcela de colaboração na luta contra a crise climática. O diretor de sustentabilidade do município, Sr. Luis Aguirre-Torres, adotou o Green New Deal (Novo Acordo Verde) quepropõe uma mudança estrutural de modo a conter a crise financeira, energética e climática. Em resumo, a proposta é eliminar ou compensar todas as suas emissões de carbono até 2030.
Colocando as ideias em ação
Para que o projeto tivesse sucesso, as mudanças não poderiam acontecer de forma tão lenta, com a reforma de um edifício de cada vez. Na verdade, as ações precisavam ser conjuntas. Ou seja, as reformas deveriam contemplar a instalação de sistemas de aquecimento elétrico, painéis solares e armazenamento de bateria para reduzir o uso de energia elétrica em toda a rede da cidade.
Infelizmente, no momento da tomada dessa decisão, nem todos os moradores e donos de edifícios tinham recursos para suprir os custos das reformas. Ao mesmo tempo, os programas de empréstimo financeiro oferecidos pelo Estado costumam ser difíceis e lentos. Portanto, a cidade de Ithaca teve de buscar ajuda no setor privado.
Plano B
Foi oferecido aos grandes investidores um programa de grande escala, baixo risco e um potencial para um alto fluxo de caixa. Já para os moradores foi oferecido um programa de empréstimos com juros baixos, ou juro zero, visando a implementação rápida de tecnologia sustentável. Com este programa de empréstimo seria possível para os moradores fazer a troca de aparelhos domésticos movidos a gás por modelos elétricos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A cidade, que também enfrenta a pandemia da Covid-19, prevê redirecionar logo 50% dos benefícios financeiros do programa Green New Deal para ajudar moradores de baixa renda.
Tentando diminuir os riscos e evitar os prejuízos, ela criou uma economia de escala, estabelecendo a implementação do programa para 1000 edifícios comerciais e residenciais nos primeiros 1000 dias; e, desta forma, otimizar o trabalho dos empreiteiros e baixar os custos.
Ithaca reservou 10 milhões de dólares para perdas com empréstimos. Além disso, o Estado de Nova York atua como uma garantia para os credores no caso de inadimplência de algum tomador e garantirá também um seguro para proteção contra “perdas catastróficas”.
Veja Também: Efeito estufa - será que alterar o DNA de árvores poderia ajudar a combater este problema mundial?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: Globo, The Guardian, Ecycle.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.