Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça o bom exemplo da cidade de Ithaca, nos EUA, na luta contra a crise climática

por Redação 360 | 09/09/2021

A crise climática é real e todos deveriam estar trabalhando em conjunto para uma solução. Tentar fazer a sua parte já é um caminho. Inspire-se em Ithaca!

A cidade de Ithaca, localizada no Estado de Nova York, nos Estados Unidos, tem uma população de aproximadamente 30 mil habitantes. Ela foi fundada em 1790 e possui muitas edificações antigas que ainda recorrem a aquecedores e fornos movidos a gás ou carvão. Mas por que citamos esta localidade? Pois, recentemente, ela se tornou um bom exemplo na luta contra a crise climática! Saiba mais no texto a seguir!

efeito estufa
Imagem reproduzida de I Love NY

O Acordo Verde de Ithaca

Fred Schoeps, dono de um edifício no centro da cidade construído há mais de 150 anos, resolveu acabar com a dependência de combustíveis fósseis. Durante três anos, ele reformou três apartamentos e uma lojinha no térreo. A transformação incluiu a instalação de janelas e isolamento energeticamente eficientes, novos eletrodomésticos totalmente elétricos, substituição dos sistemas de aquecimento e refrigeração. Porém, esse é só um exemplo de caso! Tem muito mais nesta história!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

efeito estufa
Imagem reproduzida de The Guardian

A A cidade de Ithaca, como um todo, resolveu oferecer sua parcela de colaboração na luta contra a crise climática. O diretor de sustentabilidade do município, Sr. Luis Aguirre-Torres, adotou o Green New Deal (Novo Acordo Verde) quepropõe uma mudança estrutural de modo a conter a crise financeira, energética e climática. Em resumo, a proposta é eliminar ou compensar todas as suas emissões de carbono até 2030.

efeito estufa
Imagem reproduzida de The Cornell Daily Sun

Colocando as ideias em ação

Para que o projeto tivesse sucesso, as mudanças não poderiam acontecer de forma tão lenta, com a reforma de um edifício de cada vez. Na verdade, as ações precisavam ser conjuntas. Ou seja, as reformas deveriam contemplar a instalação de sistemas de aquecimento elétrico, painéis solares e armazenamento de bateria para reduzir o uso de energia elétrica em toda a rede da cidade.

Infelizmente, no momento da tomada dessa decisão, nem todos os moradores e donos de edifícios tinham recursos para suprir os custos das reformas. Ao mesmo tempo, os programas de empréstimo financeiro oferecidos pelo Estado costumam ser difíceis e lentos. Portanto, a cidade de Ithaca teve de buscar ajuda no setor privado. 

efeito estufa
Imagem reproduzida de The Enex X

Plano B

Foi oferecido aos grandes investidores um programa de grande escala, baixo risco e um potencial para um alto fluxo de caixa. Já para os moradores foi oferecido um programa de empréstimos com juros baixos, ou juro zero, visando a implementação rápida de tecnologia sustentável. Com este programa de empréstimo seria possível para os moradores fazer a troca de aparelhos domésticos movidos a gás por modelos elétricos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A cidade, que também enfrenta a pandemia da Covid-19, prevê redirecionar logo 50% dos benefícios financeiros do programa Green New Deal para ajudar moradores de baixa renda. 

Tentando diminuir os riscos e evitar os prejuízos, ela criou uma economia de escala, estabelecendo a implementação do programa para 1000 edifícios comerciais e residenciais nos primeiros 1000 dias; e, desta forma, otimizar o trabalho dos empreiteiros e baixar os custos. 

Ithaca reservou 10 milhões de dólares para perdas com empréstimos. Além disso, o Estado de Nova York atua como uma garantia para os credores no caso de inadimplência de algum tomador e garantirá também um seguro para proteção contra “perdas catastróficas”.

efeito estufa
Imagem reproduzida de The Ithaca Voice

Veja Também: Efeito estufa será que alterar o DNA de árvores poderia ajudar a combater este problema mundial?


Fontes: Globo, The Guardian, Ecycle.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.