Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Efeito estufa: será que alterar o DNA de árvores poderia ajudar a combater este problema mundial?

por Redação 360 | 09/07/2021

O efeito estufa é um dos grandes problemas que atinge hoje o planeta Terra. Imagina poder unir ações de reflorestamento e limpeza da atmosfera!

Como combater o efeito estufa? Esta é uma pergunta muito difícil de responder. Alguns afirmam que as mudanças climáticas que estamos vivendo seria um processo natural do nosso planeta. Mas diversos cientistas também atribuem isso ao desmatamento desenfreado, emissões de gás carbônico na atmosfera e mais.

Aqui, no Engenharia 360, já vimos soluções de cimento capaz de filtrar o ar em estradas. Mas a startup Living Carbon está propondo desenvolver árvores geneticamente modificadas para capturar mais gases poluentes da atmosfera. Saiba mais no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

árvore
Imagem extraída de Pixabay

Um DNA contra o efeito estufa

A Living Carbon afirma que desenvolveu um processo de trabalho que consegue manipular o DNA das mudas de árvores. Isso envolveria a manipulação da sua capacidade de fotossíntese, tornando as plantas mais eficazes na absorção da luz solar. Contudo, essa incrível solução esbarra na questão do custo. Hoje, essa tecnologia ainda é extremamente cara.

mudas de árvores
Imagem extraída de Pixabay

Possíveis benefícios para a natureza

Antes de tudo, vale lembrar que os pesquisadores da Living Carbon não dão garantias de que a sua ideia poderia funcionar em grande escala. Mas se pudesse, em tese, faria com que os esforços de reflorestamento fossem ainda mais eficientes. Dizem estes cientistas que tais árvores com DNA resequenciado cresceriam mais rápido que as demais, além de também poderem, enquanto isso, retirar quantidades maiores de carbono da atmosfera.

A saber, esta não é a única linha de pesquisa da Living Carbon. A empresa também estuda a criação de um fungicida natural que reduziria a taxa de decomposição das árvores.

campo
Imagem extraída de Pixabay

Veja Também: Solução para os gases do efeito estufa? Cientistas descobrem o CO2 que se transforma em pedra

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Olhar Digital.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.