Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Saiba por que dominar o Excel é fundamental na engenharia

Engenharia 360
por Kamila Jessie
| 14/11/2019 2 min

Saiba por que dominar o Excel é fundamental na engenharia

por Kamila Jessie | 14/11/2019
Copiado!

Dentre estudantes e profissionais de engenharia, há opiniões diversas sobre a aplicabilidade desse programa padrão do Microsoft Office® no nosso contexto. Mas esse post veio cheio de viés defensivo do Excel como uma ferramenta. Vem com a gente:

excel na engenharia
Imagem: office365.com

Estudantes e profissionais de engenharia costumam ser categorizados em estereótipos voltados para objetividade e praticidade. Isso muitas vezes pode ser confundido com “calculadoras ambulantes”, que resolvem problemas rapidamente e estão sempre dispostos a propor soluções rascunhadas em guardanapos ou em um caderno qualquer (em geral, o mesmo desde a disciplina de Cálculo I). A questão é que esse estereótipo só é legal de ser validado no lado bom, da praticidade, mas não do desleixo.

Organização de dados e melhor visualização

Ferramentas como o Excel permitem uma organização estratégica de dados e estrutura de cálculos. Essa aplicação é, em geral, associada aos profissionais de áreas gerenciais e financeiras, mas não devem se direcionar única e exclusivamente a eles.

Engenheiros, engenheiras e aspirantes a trabalhar com engenharia precisam ter uma versatilidade imensa para lidar com os desafios de forma assertiva e calculista (trocadilho intencional) e o uso de ferramentas como Microsoft Office Excel® não deve ser visto como preciosismo ou perda de tempo, muito pelo contrário: trata-se de uma alternativa para deixar os dados estrategicamente organizados e as etapas de cálculo bem definidas. Isso poupa esforços futuros em que contas similares devem ser feitas.

A gente não precisa ir até Visual Basic para falar da utilidade do Excel. Mas vamos dar valor desde aquelas planilhas de hidráulica podem ser úteis em disciplinas de abastecimento e esgotamento; o famigerado solver é fundamental para uma série de modelos e ajuda consideravelmente em pesquisa operacional; dentre outras especificidades que temos certeza que sua engenharia possui

 

 

Ferramentas gráficas no Excel

Tudo fica mais confiável e impactante quando é apresentado graficamente. Cabe, portanto, citar como outra vantagem do Excel a facilidade em gerar gráficos rapidamente, apresentando linhas de tendência e ajustes, sem que a gente precise migrar para programas estatísticos mais robustos.

E layout clássico tomado como “batido” não é desculpa para evitar os gráficos do Excel. Um pouquinho mais de detalhe na edição dos gráficos permite ajustar a apresentação deles para suas preferências, dando identidade para o que é descrito graficamente, de forma que você pode, em um ou dois cliques, fugir das cores-padrão.

.xls e .xlsx

Não há como negar que o mundo todo conhece as planilhas de Excel como formato clássico e as aplicações em nuvem em geral aceitam importar e também exportam arquivos nas extensões .xls e .xlsx. A universalidade desse formato é uma vantagem tamanha e um indicativo de outra vantagem associada ao domínio do Excel.

Nesse sentido, conhecer e utilizar com maestria as funcionalidades de um programa como Excel é fundamental no cotidiano de engenheiros e engenheiras. Além disso, pode promover destaque na hora de participar de algum processo seletivo, quando você apresenta “domínio do pacote Office®” com assertividade e segurança e não como uma linha qualquer.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários