A multinacional sul-coreana Hyundai é uma das pioneiras na introdução de novos conceitos que desafiam as normas tradicionais da indústria automotiva. Recentemente, a empresa confirmou a produção do N Vision 74, um supercarro de motorização híbrida a hidrogênio e com design inspirado no icônico Pony Coupé de 1974, idealizado por Giorgetto Giugiaro. Neste artigo do Engenharia 360, vamos explorar as especificações técnicas desse novo veículo e os impactos do seu lançamento no mercado. Confira!
A evolução do conceito da Hyundai
A história do Hyundai N Vision 74 começou nos anos de 1970, quando a empresa lançou o conceito do Pony Coupé. Esse protótipo nunca chegou à produção em massa, mas marcou o início de uma nova era na indústria automotiva, inspirando, por exemplo, projetos como o DeLorean DMC-12, o icônico carro da franquia "De Volta para o Futuro".
LEIA MAIS
Então, o N Vision 74, com seu design retrô (incluindo portas com abertura estilo asa de gaivota), é uma homenagem clara a esse modelo do passado, porém com o máximo de inovações tecnológicas. Seu conceito foi apresentado pela primeira vez em 2022, em um evento para investidores e rapidamente já chamou a atenção de entusiastas e críticos. A montadora garante que o novo modelo marca uma fase de transição da mobilidade, adotando estratégias de eletrificação e inovação tecnológica.
Especificações técnicas do N Vision 74
O N Vision 74 é um carro de engenharia retrô-futurista, de design nostálgico e tecnologia de ponta, incluindo suas linhas retas e faróis LED. Seu diferencial é justamente combinar propulsão hídrica e visual que remete ao passado. São dois motores elétricos no eixo traseiro, capazes de gerar até 679 cavalos de potência (podendo alcançar até 775 cavalos) e 91,7 kgfm de torque. Já a bateria é de 62,4 kWh, com um sistema de célula de combustível de hidrogênio - tanques para 4,2kg. Essa configuração permite uma autonomia impressionante de 600 km.
A saber, o N Vision 74 pesa aproximadamente 2.500 kg, tem um aerofólio traseiro imponente, pode ser carregado de forma prática em apenas cinco minutos e chegar a uma velocidade máxima superior a 250 km/h (sendo de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Desafios e perspectivas para o lançamento
O N Vision 74 é um dos primeiros supercarros a adotar uma propulsão hídrica a hidrogênio. Vale destacar que esse tipo de veículo sofre desafios hoje com a falta de infraestrutura para abastecimento - que dirá a baixo custo -, o que levanta questões sobre a viabilidade dessa tecnologia no longo prazo. Inclusive, alguns especialistas até chegaram a sugerir que, por hora, a Hyundai lance o N Vision 74, por hora, numa versão 100% elétrica. Mas talvez a intenção da marca seja justamente "pegar" uma parcela exclusiva de consumidores - e bota exclusiva nisso.
O plano é testar o supercarro N Vision 74 até 2026 na lendária pista de Nürburgring, na Alemanha, conhecida como "Inferno Verde" devido à sua dificuldade técnica. Aliás, dizem que será possível dar duas voltas na pista com tanque cheio de hidrogênio, o que seria um feito notável. O atual recordista dessa pista é o Mercedes-AMG One, que fez o circuito em 6 minutos e 35 segundos. Mas, agora, pode ser que esse novo Hyundai consiga quebrar barreiras e redefinir o que um supercarro a hidrogênio pode alcançar!
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.