Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

7 dicas para conseguir um bom estágio

por Larissa Fereguetti | 14/05/2019
Copiado!

Tudo que o estudante de Engenharia quer é um estágio (de preferência remunerado) para conseguir colocar os conhecimentos em prática, cumprir as horas necessárias e assim, conseguir formar. Sabemos que, atualmente, ter uma oportunidade assim está difícil. É por isso que, para te ajudar, separamos algumas dicas para conseguir um bom estágio.

1| Procure!

A primeira dica é bem óbvia, mas tem gente que fica esperando o estágio cair na cabeça como um milagre. A não ser que você tenha muita sorte, isso não vai acontecer. Então, o jeito é correr atrás. Uma dica é começar procurando pelas empresas da sua região e área de atuação, então você começa a enviar/entregar seu currículo (de forma adequada, é claro). Boa parte das empresas possuem um banco de currículos e, mesmo que não estejam contratando, podem armazenar o seu. O importante é começar a correr atrás.

2| Conheça seus pontos fortes e fracos

Parece uma questão da entrevista, porém, as empresas normalmente contratam quem tem o perfil que eles buscam. O autoconhecimento, ou seja, saber qual é o seu perfil e como você “funciona melhor” pode ser uma vantagem e pode, até mesmo, te deixar mais seguro na hora da entrevista.

3| Não tenha medo de processos seletivos

Vamos pensar de forma lógica: há uma vaga de estágio e 100 concorrentes. Sem analisar os detalhes de cada um, podemos dizer, de modo genérico, que há uma chance de 1 para 100 de qualquer um deles ser contratado.

Claro que as chances podem mudar de acordo com o perfil e as habilidades de cada candidato. Porém, o ponto aqui é te fazer ver que você não pode ter medo de tentar pela rejeição. Em processos seletivos muito grandes, é normal que as chances de que alguém consiga ser contratado sejam baixas.

conseguir um bom estágio
Imagem: digitalartsonline.co.uk

Por mais que os 100 candidatos tenham um currículo impecável, 99 deles não serão contratados e a culpa, nesse caso, não é de ninguém. A empresa precisava escolher alguém e o fato de não ter escolhido qualquer um dos outros não é porque eles não eram bons o suficiente, mas porque somente um precisava ser escolhido.

Então, não deixe que o medo tire sua coragem de tentar. Cada batalha, ganha ou não, é uma experiência. E, claro, aqui se encaixa a boa e velha frase de que o “não” você já tem, agora é buscar a experiência (e não a humilhação, afinal, buscar um estágio nunca foi motivo de humilhação).

4| Não minta no seu currículo!

Não sei, só sei que foi assim! Não tem coisa pior que candidatos que tentam enfeitar demais o currículo e acabam caindo na própria armadilha. Não adianta falar que é fluente em tantos idiomas, que sabe mil programas diferentes ou inventar mais coisas. Já pensou se resolvem fazer um teste com você no momento da entrevista?

conseguir um bom estágio
Imagem: ihcph.kk.dk

5| Bom português é essencial

Um currículo com erros de português pode até mesmo não entrar no banco de dados da empresa. Então, use corretores ortográficos, peça ajuda aos coleguinhas na revisão, faça o que for, mas não tenha um erro assim no seu currículo. Ainda, o português também é essencial na hora de falar. Você não pode chegar na entrevista cheio das gírias ou de uma linguagem que não é adequada para o ambiente.

6| Conheça a empresa

Antes de ir para um processo seletivo, conheça a empresa, o que ela faz ou serviço que presta, o foco de mercado e mais. Isso mostra que você está interessado. É claro que não precisa ficar decorando as informações do site. A chance de que alguém te peça para recitar a missão e a visão da empresa são mínimas.

Saiba, ainda, como você, com seu currículo e suas experiências, poderia ser uma contribuição para a empresa. Essa é uma pergunta que pode estar na sua entrevista, então vale ir preparado.

7| Dê o seu melhor na faculdade

Claro que há empresas que não estão interessadas em saber suas notas, mas sim sobre você. Porém, há muitas empresas que analisam o histórico escolar para montar a classificação dos candidatos que vão para a fase de entrevista. Você pode ter um currículo fantástico, mas ele não vai servir para nada se você não chegar na fase de entrevista. Portanto, aproveite o período da faculdade para adquirir conhecimentos e busque sempre ter boas notas.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários