Tudo que o estudante de Engenharia quer é um estágio (de preferência remunerado) para conseguir colocar os conhecimentos em prática, cumprir as horas necessárias e assim, conseguir formar. Sabemos que, atualmente, ter uma oportunidade assim está difícil. É por isso que, para te ajudar, separamos algumas dicas para conseguir um bom estágio.
1| Procure!
A primeira dica é bem óbvia, mas tem gente que fica esperando o estágio cair na cabeça como um milagre. A não ser que você tenha muita sorte, isso não vai acontecer. Então, o jeito é correr atrás. Uma dica é começar procurando pelas empresas da sua região e área de atuação, então você começa a enviar/entregar seu currículo (de forma adequada, é claro). Boa parte das empresas possuem um banco de currículos e, mesmo que não estejam contratando, podem armazenar o seu. O importante é começar a correr atrás.
2| Conheça seus pontos fortes e fracos
Parece uma questão da entrevista, porém, as empresas normalmente contratam quem tem o perfil que eles buscam. O autoconhecimento, ou seja, saber qual é o seu perfil e como você “funciona melhor” pode ser uma vantagem e pode, até mesmo, te deixar mais seguro na hora da entrevista.
3| Não tenha medo de processos seletivos
Vamos pensar de forma lógica: há uma vaga de estágio e 100 concorrentes. Sem analisar os detalhes de cada um, podemos dizer, de modo genérico, que há uma chance de 1 para 100 de qualquer um deles ser contratado.
Claro que as chances podem mudar de acordo com o perfil e as habilidades de cada candidato. Porém, o ponto aqui é te fazer ver que você não pode ter medo de tentar pela rejeição. Em processos seletivos muito grandes, é normal que as chances de que alguém consiga ser contratado sejam baixas.
Por mais que os 100 candidatos tenham um currículo impecável, 99 deles não serão contratados e a culpa, nesse caso, não é de ninguém. A empresa precisava escolher alguém e o fato de não ter escolhido qualquer um dos outros não é porque eles não eram bons o suficiente, mas porque somente um precisava ser escolhido.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Então, não deixe que o medo tire sua coragem de tentar. Cada batalha, ganha ou não, é uma experiência. E, claro, aqui se encaixa a boa e velha frase de que o “não” você já tem, agora é buscar a experiência (e não a humilhação, afinal, buscar um estágio nunca foi motivo de humilhação).
4| Não minta no seu currículo!
Não sei, só sei que foi assim! Não tem coisa pior que candidatos que tentam enfeitar demais o currículo e acabam caindo na própria armadilha. Não adianta falar que é fluente em tantos idiomas, que sabe mil programas diferentes ou inventar mais coisas. Já pensou se resolvem fazer um teste com você no momento da entrevista?
5| Bom português é essencial
Um currículo com erros de português pode até mesmo não entrar no banco de dados da empresa. Então, use corretores ortográficos, peça ajuda aos coleguinhas na revisão, faça o que for, mas não tenha um erro assim no seu currículo. Ainda, o português também é essencial na hora de falar. Você não pode chegar na entrevista cheio das gírias ou de uma linguagem que não é adequada para o ambiente.
6| Conheça a empresa
Antes de ir para um processo seletivo, conheça a empresa, o que ela faz ou serviço que presta, o foco de mercado e mais. Isso mostra que você está interessado. É claro que não precisa ficar decorando as informações do site. A chance de que alguém te peça para recitar a missão e a visão da empresa são mínimas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Saiba, ainda, como você, com seu currículo e suas experiências, poderia ser uma contribuição para a empresa. Essa é uma pergunta que pode estar na sua entrevista, então vale ir preparado.
7| Dê o seu melhor na faculdade
Claro que há empresas que não estão interessadas em saber suas notas, mas sim sobre você. Porém, há muitas empresas que analisam o histórico escolar para montar a classificação dos candidatos que vão para a fase de entrevista. Você pode ter um currículo fantástico, mas ele não vai servir para nada se você não chegar na fase de entrevista. Portanto, aproveite o período da faculdade para adquirir conhecimentos e busque sempre ter boas notas.
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.